Portal do Professor

Início do Conteúdo

Movimentos da Terra

Autor e Co-autor(es)

Sandro Nunes de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Movimentos de rotação e translação. Estações do ano. Geocentrismo e heliocentrismo.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
  • Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em cinco atividades distintas e subsequentes.

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor(a), crie uma situação problema com os alunos a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para as seguintes questões:

  1. Qual é a explicação para a existência do dia e da noite?

  2. Por que as estações mudam ao longo do ano?
     

ATIVIDADE 2: LEITURA DE TEXTO E INTERPRETAÇÃO DE ANIMAÇÃO
  • Professor(a), peça aos alunos para acessarem a página do RIVED com o texto e animações a serem utilizados: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/geografia/movimentos/movimentos.swf.

  • A movimentação dentro da página se dá pela seta localizada na parte inferior direita da tela.

  • Na quinta página, oriente os alunos a clicarem no "globo" para obter informações sobre rotação e translação.

  • Em seguida, oriente-os a clicar na “Enciclopédia do Capitão” para obter informações sobre movimento real e movimento aparente da Terra, além dos conceitos de geocentrismo e heliocentrismo.

  • Ao clicar nesses ícones, abrirão as caixas de diálogo com os respectivos textos e animações que devem ser fechadas no final da leitura.

  • Professor(a) oriente os alunos a lerem o texto e assistir às animações. Sugira, também, que anotem os pontos principais.

  • Interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.
     

ATIVIDADE 3: DIS CUSSÃO
  • Profe ssor(a), depois dos alunos terem lido o texto e assistido às animações, oriente a discussão para as seguintes questões (peça que a turma vá anotando as respostas discutidas em sala).

  1. Na página em que são definidos os conceitos de rotação e translação, identificar a ordem dos planetas em relação à distância do sol (ao passar o mouse em cima do planeta aparece o nome dele).

  2. Qual a diferença dos movimentos de rotação e translação? Quanto tempo dura cada movimento?

  3. Quais são as conseqüências da existência dos movimentos de rotação e translação?

  4. Qual a diferença entre movimento real e movimento aparente da Terra? (Professor(a) oriente os alunos a rever a animação que retrata essa diferença);

  5. Diferenciar geocentrismo de heliocentrismo;
     

  • Professor(a), após a discussão, oriente os alunos a elaborar um relatório dissertativo com base nas anotações realizadas em sala de aula. Esse relatório deverá ser publicado em um fórum virtual de discussão.
ATIVIDADE 4: RESOLVENDO AS CHARADAS
  • Professor(a), nos minutos finais da aula, oriente os alunos a responder as duas charadas disponíveis na plataforma. As charadas são acessadas clicando no “Capitão Tormenta”.

Recursos Complementares

Data show, projetor, computadores e/ou tv conectada ao computador.

Avaliação

O aluno será avaliado pela participação qualificada na aula e pelo texto que publicou no fórum de discussão.