Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Migra??es, cultura e identidades |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Ritmos de tempo |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Nessa aula o aluno poder? compreender a conjuntura das ?grandes navega??es? e identificar o ?choque cultural? do contato entre europeus e ind?genas. Al?m disso, os educandos perceber?o a contribui??o da religi?o na coloniza??o portuguesa no Brasil.
Para esse tema, espera-se que o aluno conhe?a o contexto europeu do surgimento das "grandes navega??es" e a teoria mercantilista.
Para iniciar a abordagem sobre as grande navega??es e sobre o processo de coloniza??o portuguesa no Brasil, o professor iniciar? uma conversa com seus alunos sobre o conceito de alteridade, da constru??o do ?outro?. Esta rela??o com o diferente se processa por crit?rios de exclus?o. O diferente consiste naquilo que n?o me pertence, o ex?tico, o n?o-familiar.
?
ATIVIDADE 1:
Os alunos observar?o as imagens abaixo, das mulheres mu?ulmanas (imagem 1) e dos homens abor?genes (imagem 2). A an?lise dessas figuras dever? estimular nos educandos um sentimento de estranhamento e, ao mesmo tempo, de curiosidade. Em forma de debate, a turma dever? expressar suas opini?es sobre os personagens das figuras 1 e 2. Essas discuss?o poder? circular? pelos temas: diferen?as ?tnicas, diferen?as de g?nero, religiosidade, (in)toler?ncia, conviv?ncia, conflito, rela??es internacionais, entre outros.
Imagem 1:
Dispon?vel em: <http://primeirafeiramistica.com.br/sessao-religiao/21-islamismo/21-historia-do-islamismo> Acesso em: 13/08/10
Imagem 2:
Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Abor%C3%ADgene_australiano> Acesso em: 13/08/10
?
?
O termo ?descobrimento?, largamente utilizado pela historiografia positivista para definir a chegada dos portuguesa em terra brasileiras, passou a ser contestado com a amplia??o das tipologias das fontes hist?ricas, decorrentes dos questionamentos elaborados pela Escola dos Annales e da chamada Hist?ria Cultural, como tamb?m da recente linha da Nova Hist?ria Cultural e da Micro-hist?ria. Questionar a utiliza??o do termo diz respeito a problematiza??o da teoria da eventualidade da descoberta do "Novo Mundo".
?
A amplia??o dos estudos desse tema acabaram por revelar que havia de fato uma intencionalidade na chegada dos portugueses ao Brasil. Muitos historiadores chegaram a utilizar o termo "achamento". Com esse problema conceitual em mente, os alunos assistir?o o v?deo produzido pela TV C?mara sobre os " Pedro ?lvares Cabral: os construtores do Brasil"
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28852 Acesso em: 01/08/10
?
?
ATIVIDADE 2:
Ap?s a exibi??o do v?deo, os alunos dever?o atentar para a conota??o positivista atribu?da ao personagem do descobridor Pedro ?lvares Cabral. Como analisar com mais profundidade historiogr?fica essa quest?o do descobrimento do Brasil? Como ponto de partida, sugere-se a exibi??o do trecho sobre o Brasil col?nia apresentado pelo historiador B?ris Fausto. Ap?s disso, os alunos dever?o propor uma mesa redonda sobre os termos "achamento" e descobrimento.
Uma parte da turma pode defender a tese do descobrimento,enquanto outro grupo argumentar? em defesa da tese do "achamento". Os grupos poder?o utilizar recursos ?udio-visuais, como a elabora??o de um v?deo com o aux?lio do movie maker ou do software livre kino.
Sobre o movie maker:
O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Actualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas dispon?vel para Windows Vista e 7).
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm
Sobre o kino: O kino ? um programa livre para edi??o de v?deo n?o-linear voltado para captura de v?deo via placa IEEE-1394 (tamb?m conhecida como FireWire ou i.Link), manipula??o b?sica, reprodu??o e exporta??o de arquivos de v?deo e ?udio em v?rios formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa est?vel, a simplicidade deste software ? sua principal caracter?stica.
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=864 Acesso em: 01/08/10
?
?
ATIVIDADE 3:
Imagem 4: Primeira Missa de Victor Meirelles
Dispon?vel em: <http://www.infoescola.com/historia/a-primeira-missa-no-brasil/> Acesso em: 13/08/10
?
Depois de contextualizar o momento da chegada dos portugueses, os alunos observar?o a imagem 4 a fim de promover um debate sobre a religi?o e a coloniza??o portuguesa.
Depois do debate, o professor dever? retornar a no??o da alteridade e da constru??o "do outro" no contexto do decobrimento do Brasil. Para tanto, os alunos far?o um jogo de m?mica, onde as mensagens passadas s? poder?o ser transmitidas sem o aux?lio do uso da palavra. Essa atividade demonstrar? as dificuldades da comunica??o entre portugueses e ind?genas na ocasi?o o primeiro contato.O professor poder? contar com a colabora??o do professor de Educa??o F?sica para avaliar a express?o corporar dos alunos durante a performance na brincadeira.
?
ATIVIDADE 3:
Para concluir, os alunos assitir?o o document?rio narrado por Maria Beth?nia sobre a religiosidade e a l?ngua portuguesa nas ex-col?nias lusitanas na ?frica e na ?sia. A exibi??o desse v?deo dever? suscitar nos alunos uma curiosidade acerca dos temas ligados ao sincretismo religioso e sobre a l?ngua portuguesa. O professor poder? estabelecer contato com os professores de Sociologia e L?ngua Portuguesa para a realiza??o de uma exposi??o na semana cultural da escola relacionada aos temas abordados em discuss?es anteriores, incorporando no??es mais elaboradas de lingu?stica e rituais.
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18937 Acesso em: 01/08/10
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18669 Acesso em: 01/08/10
Nome | Tipo |
---|---|
Pedro ?lvares Cabral [Construtores do Brasil] | V?deo |
L?ngua [Al?m mar] | V?deo |
Rituais [Al?m mar] | V?deo |
Document?rio "Racismo: uma hist?ria". Promove uma boa refelx?o sobre temas relacionados a diversidade cultural, preconceito e intoler?ncia.
O programa produzido pela BBC aborda as teorias raciais desenvolvidas na era vitoriana, a eugenia, o darwinismo social e o racismo cient?fico, desenvolvendo a narrativa a partir da descoberta dos restos mortais encontrados no deserto da Nam?bia pertencentes ?s primeiras v?timas do que ficaria conhecido como campo de concentra??o, 30 anos antes de o nazismo chegar ao poder na Alemanha.
Document?rio em seis partes.
parte 1: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16109
parte 2: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16110
parte 3: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16111
parte 4: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16112
parte 5: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16113
parte 6: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16114
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser analisado e aprovado pela turma. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e exaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem.
Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:
Referências Bibliográficas
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas.São Paulo: UNESP, 2001.
CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia.Campus: Rio de Janeiro, 1997.
CASTRO, Celso (org.) Evolucionismo cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
CUNHA, Manuel C. (org.) História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
_________. Cultura com aspas e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
NOVAIS, Fernando A. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. São Paulo: Hucitec, 1992.
SOUZA, Laura de Mello. Cotidiano e Vida Privada na América Portuguesa. Coleção História da Vida Privada no Brasil. v. 1. São Paulo. Companhia das Letras, 1999.
VAINFAS, Ronaldo (Org.). Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro, Objetiva, 2000.