Solange Kátia E. Soares, Suzana Maria Brito de Medeiros.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Os alunos poderão:
1º MOMENTO- O professor deverá levar as crianças para um ambiente com espelhos (se na sua escola não tiver uma sala com espelhos, procure levar para essa aula um espelho comprido). Nesse momento o mediador explicará para a turma que nesse espelho cada criança deverá se observar, observar o seu corpo, observar o corpo do seu colega. À medida que as crianças vão se observando o professor pedirá para as expressarem oralmente o que estão observando. De acordo com que as crianças disseram/mostrarem cabe ao professor nomear as partes e quantificá-las, confrontando-as a fim de levantar semelhanças entre os membros de um corpo e com o corpo do outro.
2º MOMENTO - Após essa observação o professor reunirá a turma em um círculo para conversarem acerca da atividade realizada, questionando os alunos sobre o que perceberam quando se viram no espelho, se gostaram de se ver, o que foi mais interessante, entre outros.
3º MOMENTO- Depois do momento de discussão o professor entregará uma folha em branco e lápis (lápis cera, hidrocor, carvão ou lápis de cor) e pedirá para as crianças registrarem, através do desenho, o seu corpo. Nesse momento o docente deverá sensibilizar as crianças para o que deverá ser representado, perguntando:
Ao final da aula o professor deverá observar: