Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONHECENDO O MEU CORPO - PARTE I

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Solange Kátia E. Soares, Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão:

  • Familiarizar-se com as características físicas do seu próprio corpo e do corpo do outro;
  • Quantificar e nomear as partes(membros) do seu corpo;
  • Confrontar seu corpo com o corpo do outro, percebendo suas semelhanças.

Duração das atividades

2

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

    

Por se tratar de crianças de 2 a 3 anos de idade, entendemos que nessa etapa da escolaridade o aluno deverá se familiarizar com as características físicas externas do corpo. Para tanto, propomos a seguinte aula:

1º MOMENTO- O professor deverá levar as crianças para um ambiente com espelhos (se na sua escola não tiver uma sala com espelhos, procure levar  para essa aula um espelho comprido). Nesse momento o mediador explicará para a turma que nesse espelho cada criança deverá se observar, observar o seu corpo, observar o corpo do seu colega. À medida que as crianças vão se observando o professor  pedirá para as expressarem oralmente o que estão observando. De acordo com que as crianças disseram/mostrarem cabe ao professor nomear as partes e quantificá-las, confrontando-as a fim de levantar semelhanças entre os membros de um corpo e com o corpo do outro.

2º MOMENTO - Após essa observação o professor reunirá a turma em um círculo para conversarem acerca da atividade realizada, questionando os alunos sobre o que perceberam quando se viram no espelho, se gostaram de se ver, o que foi mais interessante, entre outros.

3º MOMENTO- Depois do momento de discussão o professor entregará uma folha em branco e lápis (lápis cera, hidrocor, carvão ou lápis de cor) e pedirá para as crianças registrarem, através do desenho, o seu corpo. Nesse momento o docente deverá sensibilizar as crianças para o que deverá ser representado, perguntando:

  • O que não pode faltar nesse desenho?
  • Não esqueçam de desenhar a cabeça!
  • O que tem no rosto?
  • Quantos braços devemos desenhar?

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar:

  1. Quanto a   oralidade da criança:
    1. Se a criança nomeou as partes do seu corpo e do corpo do outro;
  2. Com relação ao seu registro, o nível do seu desenho:
    1. Se nomeou o seu desenho;
    2. Se o seu desenho apresentou formas;
  3. Se a criança conseguiu quantificar as partes do corpo.