Portal do Professor

Início do Conteúdo

Metalurgia

Autor e Co-autor(es)

Wesley Pereira da Silva imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Metalurgia

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino M?dio Qu?mica Propriedades das subst?ncias e dos materiais
Ensino M?dio Qu?mica Transforma??es: caracteriza??o, aspectos energ?ticos, aspectos din?micos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar os principais metais que s?o utilizados na sociedade;
  • Identificar e aplicar as principais formas de reciclagem dos metais.
  • Relacionar o conte?do com temas abordados pela disciplina Hist?ria.

Duração das atividades

Duas aulas de cinq?enta minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?    Caracter?sticas dos metais.

Estratégias e recursos da aula

Leve para a sala de aula materiais para a confec??o de cartazes, como por exemplo, cartolinas. Providencie tamb?m uma m?quina fotogr?fica digital que tamb?m permita filmar, para cada um dos grupos.

Aula 1:

Atividade 1:

Professor, divida a turma em grupos de tr?s a quatro alunos. Depois de organizados os grupos, pe?a para que cada grupo indique exemplos de materiais e objetos que possuem metais na sua composi??o.  Os alunos citar?o v?rios exemplos: ve?culos de maneira geral, utens?lios dom?sticos, aparelhos eletr?nicos, j?ias, etc.

Em seguida, coloque alguns desses exemplos no quadro. Pergunte aos alunos se todos os objetos listados s?o formados ou possuem na sua composi??o apenas um ?nico metal?

? prov?vel que os alunos respondam que n?o, ou seja, que os objetos s?o formados por mais de um tipo de metal, indicando o nome dos metais mais conhecidos: ferro, ouro, cobre e outros. 

Ap?s essa atividade, cada grupo dever? escolher um dos objetos ou materiais indicados e descrever todos os metais que fazem parte da sua composi??o, para auxiliar a descri??o os alunos dever?o pesquisar na internet, ou se n?o estiverem no laborat?rio de inform?tica poder?o utilizar a biblioteca da escola. Auxilie os alunos ao longo dessa atividade ajudando a identificar as partes do objeto que possuem metal, bem como o nome do metal utilizado. Al?m disso, pe?a para que um integrante de cada grupo filme o experimento e tire algumas fotos.

Figura 1 ? Metais presentes em alguns objetos

Fonte: http://www.snetcommerce11.com.br/ecommerce_site/arquivos3245/arquivos/0__073029carro_v.jpg

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/foto/0,,21950529-EX,00.jpg. Acessados em 23 de julho de 2010 

Feita a descri??o dos metais presentes no objeto, os alunos dever?o fazer um cartaz contendo as informa??es do objeto e do detalhamento dos metais existentes no mesmo. Para isso, os alunos dever?o fazer um desenho na cartolina e depois explicar para os demais alunos quais os metais que foram encontrados no objeto estudado. Pe?a para que cada grupo v? at? a frente da sala para fazer a apresenta??o. Reserve o restante dessa aula para a conclus?o dessa atividade.

Aula 2:

Atividade 2:

Ap?s a conclus?o da atividade anterior, explique aos alunos que nem sempre o homem utilizou todos os metais, fato que comprova isso ? que para cada per?odo da hist?ria da humanidade a utiliza??o de um metal espec?fico foi mais predominante.

Professor, utilize esse momento para trabalhar de maneira interdisciplinar com a professora de Hist?ria da sua escola, utilizando os per?odos de utiliza??o de cada um dos metais.Pe?a para que os alunos pesquisem na internet sobre o que ? a metalurgia. Para sistematizar a pesquisa eles dever?o responder as quest?es abaixo:

1 ? O que ? metalurgia?

2 ? Como o ferro, o cobre e o ouro s?o encontrados na natureza?

3 ? Qual o processo que pode ser utilizado para a extra??o do ferro a partir dos minerais?

Os alunos dever?o pesquisar preferencialmente nos sites a seguir:

http://www.arq.ufsc.br/arq5661/Metais/metais.html

http://livroevt2.no.sapo.pt/central/materiais_materias_primas/metais/metais.htm

http://www.demat.ist.utl.pt/departamento/jornal/jornal1/pagina_1_3.html

Figura 2 ? Pirita ? dissulfeto de ferro

Fonte: http://www.agracadaquimica.com.br/imagens/artigos/pirita.jpg. Acessados em 23 de julho de 2010 

Depois que os alunos conclu?rem a pesquisa, discuta com eles as respostas ?s quest?es apresentadas no in?cio da pesquisa. Ao longo dessa discuss?o explique aos alunos que a metalurgia surgiu com o objetivo de fabricar metais que eram muito utilizados na sociedade.

Feito isso, pegue a lata de alum?nio e mostre para os alunos. Em seguida, pergunte aos alunos se ? poss?vel reaproveitar a lata de refrigerante, ou se simplesmente a lata deve ser jogada fora. ? prov?vel que eles respondam que a lata pode ser reaproveitada atrav?s da reciclagem. Ap?s isso, pe?a para que os alunos pesquisem sobre a reciclagem de metais, principalmente sobre os tipos de materiais que podem ser reciclados. Os alunos dever?o anotar as informa??es pesquisadas.  Informe para eles que dever?o organizar a pesquisa para apresentar para os demais alunos. Escolha apenas um grupo para fazer essa apresenta??o.

Atividade 3
Ap?s as explica??es informe aos alunos que ser? criado um blog. Primeiramente pe?a para que cada grupo elabore um resumo das informa??es coletadas ao longo das duas aulas e organizem as fotos e os v?deos. Ap?s a cria??o do blog, os alunos dever?o postar as informa??es, as fotos e os v?deos, lembrando que os v?deos podem ser postados no YouTube e depois inseridos os links dos mesmos no blog.

Como atividade para casa, proponha aos alunos que eles comentem os v?deos e as fotos dos outros grupos. Posteriormente o professor dever? ler os coment?rios de cada aluno e utiliz?-los para a avalia??o.

Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Ajude os alunos ao longo dessa aula, de modo que cada grupo possa postar as suas id?ias. Utilize este blog, para as suas aulas futuras, de modo que o conte?do de outras aulas poder? ser colocado no blog.

Divulgue o blog por toda a escola.

?

Recursos Complementares

Avaliação

Avalie a participação dos alunos ao longo das três atividades. Avalie as atividades e que formam apresentadas para a turma.