Portal do Professor

Início do Conteúdo

Happy Halloween: A gincana!

Autor e Co-autor(es)

Tania Maria Redel Petreceli imagem do usuário

SANTA MARIA - RS COL EST TANCREDO NEVES

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes lingüísticos, sociolingüísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar em colaboração.

Desenvolver criatividade.

Desenvolver habilidades de comunicação.

Pesquisar.

Ampliar vocabulário.

Desenvolver senso crítico.

Duração das atividades

Indeterminado (dependerá da quantidade de tarefas que os alunos apresentarão)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos de Informática e de postagem em blog.

Estratégias e recursos da aula

(Gifs utilizados no slide) 

Professor, esta gincana é uma complementação da  aula    "Happy Halloween!" publicada anteriormente onde  podem ser encontradas várias atividades para sala de aula alusivas à data.   

A aula por si só é motivadora. Mesmo assim, pode-se lançar um "Desafio" às turmas, dando início às atividades sobre o tema.

Na aula citada e linkada acima, você poderá ter mais sugestões de como iniciar sua gincana. 

1º momento – Organização das equipes.

– Os alunos criam suas equipes, elegem um líder.

O líder deve ter conta de e-mail no gmail para postagem das tarefas (ou definir um ou dois componentes do grupo para a tarefa) no blog da gincana.  

O professor será o administrador do blog, convidando as equipes, que, por sua vez, serão os colaboradores.

O líder organiza e distribui as tarefas aos componentes do grupo.   

2º momento – Entrega de tarefas 

O professor combina com as equipes a data para divulgação e apresentação das tarefas.   Entrega-as impressas, colocando também no blog da gincana, divulgando o endereço, para que os alunos acessem.

É importante que haja um registro cuidadoso das atividades apresentadas, da quantidade de pontos, de dados sobre o andamento do empenho das equipes, etc. Se fotos das equipes serão postadas na Internet é interessante que o professor solicite prévia permissão aos responsáveis.

OBS: As tarefas aqui colocadas são sugestões, baseadas em gincana já desempenhada em 2009, pesquisadas em sites na web.

A pontuação deverá levar em conta o grau de exigência para ser cumprida satisfatoriamente..

3º momento – Tarefas:   

1ª) Apresentar animais em miniatura, com seus respectivos nomes colados em inglês.

2ª) Apresentar camisetas com frases ou palavras escritas em inglês.    

3ª) Toda a equipe dirá o alfabeto em inglês.     

4ª) Apresentar uma coreografia de música de Língua Inglesa (fazendo um cover, usando instrumentos) no encerramento da gincana.     

5ª) Apresentar um cartaz com rótulos que contenham palavras em inglês (e saber a tradução).

6ª) Ornamentar a sala de aula com tema próprio do Halloween.  

 

7ª) Enfeitar a abóbora como é tradicionalmente feita.   

8ª) Escolher uma pessoa (no mínimo) da equipe para se fantasiar. Sugestâo: casal da família Adams.   

9ª) Redigir  uma redação em português com palavras estrangeiras (em inglês).(Definir um número mínimo de linhas ou palavras.)

Exemplo: Domingo fui ao Center Shopping e comprei um skate, um CD, um DVD, um notebook, um walkman, um pen-drive, etc.

Outro exemplo “Samba do Approach” de Zeca Baleiro com legendas.  Disponível em  vídeo no Youtube .      

10ª) Pesquisar o significado das siglas abaixo relacionadas (em inglês e português).

* FBI – SOS – USA – OK - KO– CIA – MTV – DVD – CD ROM –RPG – NBA – NY – CNA –VIP – AM – PM – AD – BC – NASA – US – UFO – IBM - WWF.   

11ª) Apresentar a cena "Trick or Treat: give - me something good to eat!" em breves esquetes (2 ou 3 min). As guloseimas usadas nos esquetes serão, posteriormente, doadas à instituições.

12ª) Nome e a caracterização (bandana, fita, camiseta...) da equipe.

13ª) Postagem de tarefas da equipe no blog (após a apreciação do professor).

14ª) Decoração das mesas para a merenda coletiva ao final.

15ª) Apresentar a abóbora mais pesada.

16ª) Enrolar um componente da equipe como a uma múmia.

17ª) Colocar dentro de uma abóbora um determinado número de sementes para que os alunos adivinhem. Ganha quem acertar ou disser o número mais aproximado.

18ª) Confeccionar um mascote de material reciclável para a equipe e dar-lhe um nome.

19ª) Caça ao tesouro.  Procurar objeto escondido com o uso de um "mapa do tesouro".

20ª) Corrida dos sacos - participa um aluno por equipe.

21ª) Ovo na colher- corrida de revezamento.

22ª) Criar um espantalho com material reciclável para utilizar na brincadeira de malhar, um aluno com olhos vendados bate com bastão no espantalho e a equipe orienta com dicas:"Está quente/perto!", "Está longe/frio!"...

Professor, esta é uma ótima oportunidade para trabalhar com seus colegas, envolvendo-os numa gincana interdisciplinar. Sugiro as seguintes atividades:

Língua Portuguesa – redação como  palavras estrangeiras entremeadas.

Artes – decoração da sala, das mesas, auxiliar na caracterização das equipes.

Ensino Religioso / Filosofia /Sociologia – É uma festa pagã?  É um fato social?

História – como começou, como chegou até nós.

Geografia – onde iniciou, para que países se expandiu.

Sala de Informática – postagem das tarefas no blog da gincana, pesquisas para desempenho das tarefas.

Matemática – situações problema com receitas típicas da data, medidas de peso, porcentagem.

Ciências – meio ambiente – Não à sujeira! - criar um mascote com material reciclável e dar um nome.

Ed. Física – corrida dos sacos, ovo na colher, procurar a maçã, malhar o espantalho.  

Língua Espanhola - Apresentar atividades como a 1, 2, 3, 4 e 5 em espanhol.

No dia do encerramento  - merenda coletiva com guloseimas características: bolo de chocolate, creme de morango, suco de morango.   

Após a contagem dos pontos das equipes o professor divulga o resultado para toda a escola.

Obs - O desempenho das equipes na execução das tarefas poderá ser considerado como nota para avaliação.

Atividade final:

Solicitar aos alunos colaboradores a avaliação da Gincana e a auto avaliação da equipe, bem como sugestões para uma próxima gincana em uma última postagem no blog.

Obs- Encerrada a gincana o professor pode trocar a senha do blog, retirar o convite aos colaboradores, para que o blog assim, fique como um museu virtual da gincana.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação será realizada pelo registro do desempenho das tarefas.

Pelas postagens no blog da gincana.

Autoavaliação pelas equipes.