Maria Cristina Weitzel Tavela
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise lingüística |
| Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise lingüística: léxico e redes semânticas |
□ Apropriar-se do conceito de pronome;
 Reconhecer os pronomes em situações reais concretas;
□ Verificar, por meio de questões propostas, o papel dos pronomes na construção dos sentidos do texto;
□ Empregar adequadamente pronomes a fim de permitir a coesão textual;
□ Identificar palavras ou expressões a que o pronome indicado no texto faz referência;
□ Desenvolver a competência linguística através dos mecanismos de funcionamento da língua.
As atividades foram elaboradas para alunos dos 6° e 7° anos que já tenham algum conhecimento sobre pronomes.
Primeira etapa:
Professor: inicie a aula apresentando a tira da Mafalda, do cartunista Quino. Apresente em data-show ou retro projetor a fim de manter a qualidade da imagem, mas, caso não seja possível, distribua cópias da tira aos alunos. Solicite que a leitura seja realizada por dois alunos, cada um lendo a fala de uma das personagens.
Disponível em: hhttp://juniorcba.wordpress.com/2007/08/26/nada-a-ver-tiras-da-mafalda/
Professor: converse com os alunos sobre a personagem Mafalda, explique que essa personagem se destaca por ser a menina mais crítica dos quadrinhos, sendo de uma sagacidade típica das crianças de raciocínio rápido. Já sua amiga Suzanita é uma conservadora de classe média, cuja principal preocupação é casamento e filhos. Dessa maneira, Mafalda se surpreende com a precisão das informações dadas por Suzanita sobre a sua chegada ao mundo.
Professor: através de questões pontuais, chame a atenção para a variedade e o número de pronomes empregados na tira. Solicite a realização das atividades por escrito.
1. No trecho “Pra que você acha que estamos no mundo, Susanita”, que palavra Mafalda usa para dirigir-se à Susanita além do nome?
2. Na frase “Só lembro que a cegonha que me trouxe decolou de Orly às 17:22,”, a que elemento, na frase, as palavras destacadas se referem?
3. A palavra “me” empregada na frase acima diz respeito a que pessoa no texto?
4. Leia a fala de Susanita no terceiro quadrinho: “ e finalmente ela me deixou aqui". A palavra destaca substitui que palavra no texto?
Professor: anote no quadro as frases abaixo e solicite que os alunos as comparem:
I Assustada com a resposta de Susanita, Mafalda pediu à amiga que ouvisse a explicação da menina.
II Assustada com sua resposta, Mafalda lhe pediu que ouvisse a explicação dela.
Primeiramente, pergunte aos alunos quais as diferenças entre as duas construções. Após os apontamentos realizados pelos alunos, explique-lhes que a palavra lhe se refere à amiga e substitui essa palavra, a palavra dela se refere à menina e também substitui essa palavra. Já a palavra sua, embora não substitua resposta, acompanha essa palavra, indicando de quem é a resposta (de Susanita). Palavras como essas, que substituem ou acompanham um nome, são chamadas pronomes.
Segunda etapa:
Converse com os alunos: como puderam perceber na atividade anterior, os pronomes contribuem decisivamente para a construção da coesão textual, isto é, para a existência das conexões gramaticais que interligam as partes de um texto, fazendo com que este não seja um punhado de palavras e frases soltas. Para que compreendam isso melhor, solicite que tragam para sala de aula um texto jornalístico e, em seguida, peça que cada um identifique cinco pronomes no texto. Após a identificação, peça que eles analisem os pronomes identificados, dizendo se esses substituem ou acompanham um nome.
Enquanto os alunos fazem a atividade, vá até a carteira de cada um para acompanhar e ajudar aqueles com maiores dificuldades. Ao término da tarefa, cada um deles apresentará os resultados da análise para toda a classe.
Terceira etapa:
Apresente o texto “Como funcionam os detergentes biodegradáveis?” retirado da revista Ciência Hoje das Crianças on line.
|
Como funcionam os detergentes biodegradáveis? Entenda por que esses produtos são menos poluentes do que os tradicionais! Por: Frederico Kronemberger, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro Publicado em 02/08/2010 | Atualizado em 02/08/2010 (Ilustração: Jaca). Quando uma panela está engordurada, o que fazemos para limpá-la? Lavar apenas com água não dá resultado. Precisamos usar um detergente ou sabão. O detergente é bastante eficaz nesse tipo de limpeza porque tanto se liga à água quanto ao óleo. Assim, ele consegue misturar o óleo na água, removendo a gordura e limpando a nossa louça! Mas para onde vai esse mistura depois da limpeza? Se não for para alguma estação de tratamento de água, ela vai diretamente para os rios. É, o detergente da sua cozinha pode causar graves danos à natureza. Em contato com a água, ele forma uma espuma que impede a passagem do oxigênio que os peixes e outros animais usam para respirar! Mas será que tem como limpar a panela sem prejudicar o meio ambiente? A solução é usar um detergente que seja biodegradável. As substâncias biodegradáveis são aquelas que as bactérias e microrganismos conseguem comer e, assim, decompor. Depois do trabalho feito pelos micro-organismos, as moléculas que compõem o detergente biodegradável não representam perigo para a natureza, deixam de ser tóxicas e não formam mais espuma. Para proteger o meio ambiente, é muito importante verificar se o detergente – assim como o sabão e até mesmo o xampu que você usa – é biodegradável! Saiba que produtos assim são menos poluentes e não custam mais caro por isso. |
Disponível em : http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2010/214/como-funcionam-os-detergentes-biodegradaveis
Professor:
Solicite que os alunos sentem-se em duplas para realizar a atividade escrita. Para tanto, observem os pronomes destacados ao longo do texto.
1) No trecho “o que fazemos para limpá-la” o pronome destacado substitui que palavra no texto? Por que foi empregado? 2) O pronome “ nesse em “O detergente é bastante eficaz nesse tipo de limpeza...” refere-se a que limpeza?
3) O pronome destacado “Assim, ele consegue misturar o óleo na água,” evita a repetição de qual palavra?
4) Entre os pronomes destacados, quais expressam ideia de posse?
5) No trecho “As substâncias biodegradáveis são aquelas que as bactérias e microrganismos conseguem comer e, assim, decompor.” O pronome destacado evita e substitui uma palavra. Que palavra é essa?
Após a realização das atividades, corrija-as, discutindo as respostas encontradas pelos alunos e sanando as dúvidas que podem surgir.
Professor: distribua para os alunos a Fábula de Esopo “O sapo e o Boi” e solicite que façam a reescrita do texto, completando-o com pronomes que aparecem no retângulo. Lembre-lhes que devem empregar o pronome mais adequado a cada situação, de modo que o sentido e a coesão no texto aconteçam.
|
Seu - ele - ele - eu – isso - outros - você - isso |
O sapo e o boi
Há muito, muito tempo existiu um boi imponente. Um dia o boi estava dando  passeio da tarde quando um pobre sapo todo mal vestido olhou para  e ficou maravilhado. Cheio de inveja daquele boi que parecia o dono do mundo, o sapo chamou os amigos.
– Olhem só o tamanho do sujeito! Até que  é elegante, mas grande coisa; se  quisesse também era. Dizendo  o sapo começou a estufar a barriga e em pouco tempo já estava com o dobro do seu tamanho normal.
– Já estou grande que nem ele?
– perguntou aos  sapos.
– Não, ainda está longe!- responderam os amigos. O sapo se estufou mais um pouco e repetiu a pergunta.
– Não – disseram de novo os outros sapos -, e é melhor  parar com  porque senão vai acabar se machucando. Mas era tanta vontade do sapo de imitar o boi que ele continuou se estufando, estufando, estufando – até estourar.
Moral: Seja sempre você mesmo.
Disponível em: http://www.metaforas.com.br/infantis/osapoeoboi.htm
Professor: explique aos alunos que conforme eles viram os pronomes contribuem para construir a coesão textual, exercendo a função de retomar ou fazer referência a termos já citados no enunciado , por isso são indispensáveis para o sentido do texto.
Sugestão de leitura
Professor: divida a turma em grupos e distribua para cada equipe uma tirinha e um roteiro de trabalho.
Após a realização da tarefa, cada equipe deverá apresentar para a classe os resultados das análises realizadas.
Professor: selecione no site indicado abaixo algumas tiras interessantes:
Roteiro:
Leia a tira atentamente.
Sublinhe os pronomes indicados.
Analise cada pronome sublinhando, especificando a palavra no texto a que ele faz referência, ou a palavra que o pronome substitui ou acompanha.