Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais |
O aluno dever? ser capaz de:
? compreender a forma??o da crase;
? identificar as situa??es em que a preposi??o ?a? recebe o acento grave;
? utilizar o acento grave para marcar a presen?a da crase.
Estrat?gias
Recursos
Atividade 1
Professor, pe?a aos alunos que formem duplas. As duplas devem acessar as tirinhas abaixo e discutir sobre que evento est? para acontecer nas duas situa??es.
Verifique a conclus?o de algumas duplas e introduza o tema crase, a partir de ?Volta ?s aulas?, que provavelmente ser? mencionado pelos alunos durante a verifica??o.
Escreva o tema ?Volta ?s aulas? no quadro negro e explique que quando duas vogais ?a? se fundem, ocorre a crase (palavra grega que significa fus?o) e que esta jun??o ? representada graficamente pelo acento grave (`).
Exemplo: explique que quem volta, volta ?a? algum lugar; a palavra aula ? feminina, portanto devido ? fus?o da preposi??o ?a? com o artigo definido ?a? ocorre a crase.
?
Dispon?vel em: < http://www.kadike.com.br/tirinhas/tirinha/tiraaulas/aulas2.htm>. Acesso em 07 nov. 2011.
?
Dispon?vel em: < http://www.kadike.com.br/tirinhas/tirinha/tiraferias/voltaasaulas.htm>. Acesso em 07 nov. 2011.
Dispon?vel em: < http://www.kidleitura.com/cartum/048.htm>. Acesso em 07 nov.2011.
Atividade 2
Professor, a letra da m?sica apresentada no link abaixo traz uma explica??o sucinta das regras de uso da crase de forma interessante.
Pe?a a seus alunos que acessem o link abaixo. Em seguida, entregue a c?pia da letra a cada um, dispon?vel em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%207/Musica%20da%20crase_doc.aluno.odt>, aguarde que eles assistam e explique cada regra apresentada na m?sica com os respectivos exemplos.
Documento do professor dispon?vel em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%207/Musica%20da%20crase_doc.professor.odt>.
Ap?s a explica??o, entregue a folha de exerc?cios dispon?vel em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%207/Exerc%C3%ADcio%20sobre%20crase_doc.aluno.odt> para que eles possam praticar o conte?do e proceda a corre??o.
Documento do professor dispon?vel em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%207/Exerc%C3%ADcio%20sobre%20crase_doc.professor.odt>.
Dispon?vel em: < http://www.youtube.com/watch?v=ngKyxMxR86c&feature=related>. Acesso em 09 nov. 2011.
?
Atividade 3
Professor, novamente em duplas, pe?a aos alunos que corrijam a HQ abaixo. Posteriormente, fa?a a corre??o deste texto em grupo enfatizando o uso da crase. Explique a seus alunos que o texto foi produzido por crian?as e, portanto cont?m outros erros que, apesar de serem corrigidos, n?o ser?o o foco da atividade.
?
Trabalhe com seu colega e corrija o texto abaixo. Verifique o t?tulo acima. Use letras mai?sculas, pontua??o, ortografia e a estrutura correta das frases. |
Dispon?vel em: < http://www.topgameskids.com.br/ver-tirinha/1872-volta-as-aulas-de-bob-esponja-e-patrick.html>. Acesso em 07 nov. 2011.
Para o professor
Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=_3qwrmFBjhQ&feature=related >. Acesso em 5 nov. 2011.
Dispon?vel em: < http://www.youtube.com/watch?v=l_Erd53-aeU >. Acesso em 6 nov. 2011.
Dispon?vel em: < http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/toq_henrique_crase.pdf >. Acesso em 6 nov. 2011.
Este ? um conte?do que deve ser assimilado e internalizado ? medida que os alunos fazem uso da l?ngua escrita e a ela s?o expostos. Logo, ? importante que o professor fa?a revis?es breves e frequentes quando da corre??o de exerc?cios e apresenta??o de novos conte?dos que apresentem a crase em sua estrutura.
Fa?a questionamentos como: ?Por que este ?a? tem um acento diferente??, ?Quando usamos o acento grave sobre a letra ?a???, ?Como reconhecer quando o ?a? recebe o acento grave??, ?? poss?vel ocorrer crase com outras letras??.
Este procedimento permitir? que o conte?do seja revisado, que seu funcionamento seja compreendido e internalizado pelos alunos.