Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
O aluno poder? desenvolver habilidades de leitura de textos narrativos; despertar a sensibilidade para o texto liter?rio; desenvolver a habilidade de interpreta??o escrita.
O aluno deve possuir habilidades b?sicas de leitura e escrita e ter no??o dos elementos e estrutura de textos narrativos.
Primeira etapa:
Professor: apresente as imagens abaixo aos alunos e pe?a-lhes que observem com aten??o a rela??o apresentada entre os personagens. Solicite que fa?am o levantamento de hip?teses sobre o tema da aula (Amor) e justifiquem essas hip?teses levantadas.
http://universohq.com/quadrinhos/2008/imagens/LOVE_BAMBAM-e-PEDRITA.jpg
?
http://universohq.com/quadrinhos/2008/imagens/LOVE_ZE-CARIOCA-e-ROSINHA.jpg
http://universohq.com/quadrinhos/2008/imagens/LOVE_TINA.jpg
Ap?s os alunos levantarem as hip?teses, esclare?a que a aula tratar? de narrativas liter?rias com o tema do amor.
- Providencie uma c?pia do texto abaixo para os alunos
Texto I
Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto
? dificil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ?nibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura In?til! Pode? At? que foi legal. Nem eu nem ele sab?amos exatamente o que era "o beijo". S? de filme. Est?vamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
N?o sei se numa aula de Biologia ou de Qu?mica, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
" Voc? ? a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha mi?da: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha t?o min?scula que quase tive d?, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E tamb?m n?o sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do ingl?s, pediu pra me acompanhar at? em casa. No ?nibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente p?e em a??o 29 m?sculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o cora??o de 70 para 150 batidas por minuto. - A? ele tomou coragem e pegou na minha m?o. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente tamb?m gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de ?gua; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de subst?ncias org?nica; 0,711 mg de mat?rias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bact?rias...
A? o bact?ria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus ?culos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os ?culos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respira??o ofegante. Seus l?bios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais for?a, e ent?o nos abra?amos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de reperente o ?nibus j? havia chegado no ponto final e j? t?nhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no port?o do pr?dio, e a? ficamos apaixonados por v?ria semanas. At? que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminu?ram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquec?vel!
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. S?o Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.
- Pe?a aos alunos que fa?am uma leitura silenciosa do texto e depois leia-o voc? em voz alta para que eles ou?am.
- Fa?a, oralmente, as seguintes perguntas aos alunos:
- Ap?s esse pequeno debate, entregue aos alunos uma c?pia das atividades propostas abaixo.
Exerc?cios:
1.O texto que voc? leu faz parte da obra Balada do primeiro amor, de Antonio Barreto. Nele, a protagonista ? uma adolescente, Larissa, que no trecho lido conta um momento importante de sua vida.
a) Que momento ? esse?
b) Quando e onde aconteceu?
c) Com quem ela viveu essa experi?ncia?
d) Qual o ponto de vista da narrativa: primeira ou terceira pessoa? Justifique com trechos do texto.
e) Qual o efeito causado por essa escolha do ponto de vista?
- Professor: na ?ltima pergunta, espera-se que o aluno perceba que, ao contar uma hist?ria em primeira pessoa, o autor consegue exprimir mais veracidade e mais emo??o.
2. Releia o texto e procure pistas que o ajudem a responder as quest?es abaixo.
a) O que faz o menino ser chamado de ?Cultura In?til? e ?Culta?? Justifique sua resposta.
b) Quanto tempo se passou entre o recebimento do bilhete e o primeiro beijo? Justifique.
3.Como voc? pode constatar, no primeiro par?grafo, a narradora muda de opini?o a respeito da experi?ncia do primeiro beijo.
a) Qual ? o primeiro julgamento que ela faz? Retire do texto um trecho que ilustre sua resposta.
b) E o segundo julgamento? Ilustre tamb?m com um trecho do texto.
4. Aponte mudan?as que ocorreram com a narradora-personagem em rela??o ao menino.
5. Que estrat?gia o menino usou para que a menina mudasse seu comportamento em rela??o a ele?
6. Releia ?(...) t?nhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.? A express?o em negrito cont?m uma figura de linguagem.
a) Que figura ? essa?
b) A que se refere essa figura?
7. O que o trecho ?(...) as contas do telefone aumentaram, depois diminu?ram...? quer dizer?
8. Que op??o melhor retrata o tratamento dado ao sentimento amor no texto?
a) O amor infinito, disposto a enfrentar qualquer barreira.
b) O amor como sentimento n?o correspondido, vivido e sofrido por apenas um ser.
c) O amor como descoberta feita por dois seres, que v?o tirando li??es das hist?rias vividas.
d) O amor idealizado, perfeito, fruto de uma paix?o ardente que nunca se acaba.
9. No texto, n?o fica claro qual o desfecho da narrativa. A seu ver, como terminou essa hist?ria?
- D? tempo para que os alunos fa?am as atividades e depois corrija esses exerc?cios oralmente. Ou?a as respostas dadas por eles e complete-as, caso necess?rio.
Segunda etapa:
- Professor: retomando o texto lido anteriormente, destaque com os alunos os elementos da narrativa.
- Apresente para os alunos (em transpar?ncias, c?pias de textos ou mesmo no quadro) as seguintes teorias.
?A narra??o ? um relato centrado num fato ou acontecimento; h? personagens a atuar e um narrador que relata a a??o. O tempo e o ambiente (ou cen?rio) s?o outros elementos importantes na estrutura da narra??o.O enredo, ou trama, ou intriga, ?, podemos dizer, o esqueleto da narrativa, aquilo que d? sustenta??o ? hist?ria, ou seja, ? o desenrolar dos acontecimentos. Geralmente, o enredo est? centrado num conflito, respons?vel pelo n?vel de tens?o da narrativa; podemos ter um conflito entre o homem e o meio natural (como ocorre em alguns romances modernistas), entre o homem e o meio social, at? chegarmos a narrativas que colocam o homem contra si pr?prio (como ocorre em romances introspectivos).?
Fonte: http://lportuguesa.malha.net/content/view/42/1/
- Relembre o texto lido ( Meu Primeiro Beijo, de Antonio Barreto) e pe?a que os alunos, oralmente, indiquem o enredo do trecho, destacando o conflito apresentado.
- Apresente ent?o outra parte da teoria.
?Os seres que atuam, isto ?, que vivem o enredo, s?o as personagens. Em geral a personagem bem constru?da representa uma individualidade, apresentando, inclusive, tra?os psicol?gicos distintos. H? personagens que n?o representam individualidades, mas sim tipos humanos, identificados antes pela profiss?o, pelo comportamento, pela classe social, enfim, por algum tra?o distintivo comum a todos os indiv?duos dessa categoria. E h? tamb?m personagens cujos tra?os de personalidade ou padr?es de comportamento s?o extremamente acentuados (?s vezes tocando o rid?culo); nesses casos, muito comuns em novelas de televis?o, por exemplo, temos personagens caricaturais.?
?O ambiente ? o espa?o por onde circulam personagens e se desenrola o enredo.?
Fonte: http://lportuguesa.malha.net/content/view/42/1/
?Toda narrativa tem uma dura??o, ocorre num certo segmento de tempo. O tempo da narrativa envolve v?rias dimens?es: os acontecimentos podem ser narrados de forma mais ou menos r?pida, em diferentes ordens temporais (cronol?gicas ou n?o); cobrindo per?odos longos ou curtos de tempo; localizados em diferentes ?pocas e assim por diante.?
Fonte: Portugu?s: L?ngua e Cultura, Volume ?nico - Carlos Alberto Faraco ? 1? edi??o. Editora: Do Brasil - Ano: 2003
- Professor: pe?a que os alunos pontuem, oralmente, tais elementos apresentados no texto lido. Para isso fa?a perguntas como:
- Pe?a sempre que os alunos justifiquem suas respostas. Quando for pertinente, solicite-lhes que destaquem trechos do texto que ilustrem as respostas dadas.
- Professor: acesse o link abaixo e passe o v?deo para os alunos assistirem em aula. Se preferir, leve-os at? a sala de inform?tica para que eles mesmos acessem o v?deo na internet.
Link para baixar o v?deo: http://www.youtube.com/watch?v=3LUH8ovUAF0&feature=related
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Texto II
Eduardo E M?nica
Legi?o Urbana
Composi??o: Renato Russo
Quem um dia ir? dizer/Que existe raz?o?/Nas coisas feitas pelo cora??o?/E quem ir? dizer/Que n?o existe raz?o?/Eduardo abriu os olhos, mas n?o quis se levantar/Ficou deitado e viu que horas eram/Enquanto M?nica tomava um conhaque/No outro canto da cidade, como eles disseram.../Eduardo e M?nica um dia se encontraram sem querer/E conversaram muito mesmo pra tentar se conhecer.../Um carinha do cursinho do Eduardo que disse:/"Tem uma festa legal, e a gente quer se divertir/"Festa estranha, com gente esquisita/"Eu n?o 'to' legal, n?o aguento mais birita/"E a M?nica riu, e quis saber um pouco mais/Sobre o boyzinho que tentava impressionar/E o Eduardo, meio tonto, s? pensava em ir pra casa/"? quase duas, eu vou me ferrar.../"Eduardo e M?nica trocaram telefone/Depois telefonaram e decidiram se encontrar/O Eduardo sugeriu uma lanchonete,/Mas a M?nica queria ver o filme do Godard/Se encontraram ent?o no parque da cidade/A M?nica de moto e o Eduardo de camelo/O Eduardo achou estranho, e melhor n?o comentar/Mas a menina tinha tinta no cabelo/Eduardo e M?nica era nada parecidos/Ela era de Le?o e ele tinha dezesseis/Ela fazia Medicina e falava alem?o/E ele ainda nas aulinhas de ingl?s/Ela gostava do Bandeira e do Bauhaus De Van Gogh/ e dos Mutantes, de Caetano e de Rimbaud/E o Eduardo gostava de novela/E jogava futebol-de-bot?o com seu av?/Ela falava coisas sobre o Planalto Central/Tamb?m magia e medita??o/E o Eduardo ainda tava no esquema "escola, cinema,clube, televis?o"./E mesmo com tudo diferente, veio mesmo, de repente/Uma vontade de se ver/E os dois se encontravam todo dia/E a vontade crescia como tinha de ser.../Eduardo e M?nica fizeram nata??o, fotografia/Teatro, artesanato, e foram viajar/A M?nica explicava pro Eduardo/Coisas sobre o c?u, a terra, a ?gua e o ar.../Ele aprendeu a beber, deixou o cabelo crescer/E decidiu trabalhar/E ela se formou no mesmo m?s/Que ele passou no vestibular/E os dois comemoraram juntos/E tamb?m brigaram juntos, muitas vezes depois/E todo mundo diz que ele completa ela/E vice-versa, que nem feij?o com arroz/Constru?ram uma casa h? uns dois anos atr?s/Mais ou menos quando os g?meos vieram/Batalharam grana, seguraram legal/A barra mais pesada que tiveram/Eduardo e M?nica voltaram pra Bras?lia/E a nossa amizade d? saudade no ver?o/S? que nessas f?rias, n?o v?o viajar/Porque o filhinho do Eduardo t? de recupera??o/Ah! Ahan!/E quem um dia ir? dizer/Que existe raz?o/Nas coisas feitas pelo cora??o?/E quem ir? dizer/Que n?o existe raz?o!
Dispon?vel em http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22497/
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- Distribua a letra da m?sica para os alunos e proponha as seguintes perguntas que poder?o ser realizadas oralmente ou por escrito:
Terceira etapa:
-Distribua para os alunos o texto abaixo.
Texto III
TRAG?DIA BRASILEIRA
Manuel Bandeira
Misael, funcion?rio da Fazenda, com 63 anos de idade, conheceu Maria Elvira na Lapa, - prostitu?da, com s?filis, dermite nos dedos, uma alian?a empenhada e os dentes em peti??o de mis?ria.Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Est?cio, pagou m?dico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria.
Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.Misael n?o queria esc?ndalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada. N?o fez nada disso: mudou de casa.
Viveram tr?s anos assim.
Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.
Os amantes moraram no Est?cio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Vila Isabel, Rua Marqu?s de Sapuca?, Niter?i, Encantado, Rua Clapp, outra vez no Est?cio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inv?lidos...
Por fim na Rua da Constitui??o, onde Misael, privado de sentidos e de intelig?ncia, matou-a com seis tiros, e a pol?cia foi encontr?-la ca?da em dec?bito dorsal, vestida de organdi azul.
Dispon?vel em: http://www.plataforma.paraapoesia.nom.br/2005mbsil.htm
- Pe?a aos alunos que fa?am uma leitura silenciosa e depois sugira que cada um leia uma parte do texto.
- Ap?s a leitura, ressalte a semelhan?a na tem?tica desse texto com a dos demais textos trabalhados at? agora. Pe?a que produzam e entreguem a voc? um pequeno texto tratando das diferen?as e semelhan?as do tratamento dado aos relacionamentos nos textos trabalhados. Solicite que apontem o texto que retrata melhor o amor vivido nos tempos de hoje.
- Ap?s dar tempo para produzirem o texto solicitado, passe para eles as atividades propostas abaixo.
Atividades
Como voc? j? sabe, um texto narrativo deve responder a algumas perguntas b?sicas:
O QU?? ? o(s) fato(s) que determina(m) a hist?ria;
QUEM ? _ a personagem ou personagens;
COMO? _ o enredo, o modo como se tecem os fatos;
ONDE? _ o lugar ou lugares da ocorr?ncia;
QUANDO? _ o momento ou momentos em que se passam os fatos;
POR QU?? _ a causa do acontecimento.
1.O texto que voc? acabou de ler ? do tipo narrativo. Assim sendo, destaque os elementos pontuados acima:
?O qu??
?Quem?
?Como?
?Onde?
?Quando?
?Por qu??
2. "Convencionalmente, o enredo da narra??o pode ser assim estruturado:
?exposi??o (apresenta??o das personagens e/ou do cen?rio e/ou da ?poca),
?desenvolvimento (desenrolar dos fatos apresentandos complica??o e cl?max) e
?desfecho (arremate da trama).
Entretanto, h? diferentes possibilidades de se compor uma trama, seja inici?-la pelo desfecho, constru?-la apenas atrav?s de di?logos, ou mesmo fugir ao nexo l?gico de epis?dios.Escritores (romancistas, contistas, novelistas) n?o comp?em um texto estritamente narrativo. O que eles produzem ? um tecido liter?rio em que aparecem, al?m da narra??o, segmentos descritivos e dissertativos.As narrativas mais longas podem explorar mais detalhadamente as no??es de tempo ? cronol?gico (marcado pelas horas, por datas) ou psicol?gico (marcado pelo fluxo do inconsciente) ? e de espa?o (cen?rio, paisagem, ambiente).O envolvimento de v?rias personagens e os m?ltiplos n?cleos de conflito em torno de uma situa??o tamb?m s?o comuns nas narrativas extensas.?
Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/4202/1/NARRACAO---TEORIAS-E-TEXTOS/Paacutegina1.html.
Quanto ? estrutura da narrativa convencional, destaque do texto Trag?dia Brasileira os seguintes trechos:
?a exposi??o
?o desenvolvimento
?o desfecho
- Professor: d? tempo para os alunos fazerem as atividades e depois as corrija oralmente. ? importante que voc? leia com os alunos os trechos te?ricos apresentados e v? explanando melhor, esclarecendo as d?vidas que forem surgindo.
Para mais informa??es, acesse:
Professor: a avalia??o deve ser feita ao longo das aulas, com a corre??o dos exerc?cios e a observa??o da fixa??o dos conte?dos.
Outra atividade avaliativa ? a produ??o de um texto narrativo, conforme proposta a seguir:
?Ap?s estudarmos tr?s textos narrativos com a tem?tica dos relacionamentos pessoais, chegou sua vez de produzir uma narrativa sobre o mesmo tema: relacionamento, amor, paix?o. Para isso, pense em todos os elementos da narrativa estudados (enredo, personagens, tempo, espa?o, exposi??o, desenvolvimento, desfecho) e m?os ? obra. N?o esque?a de revisar seu texto antes de entreg?-lo ao professor.
Professor: corrija os textos e proponha a reescrita de acordo com as orienta??es dadas.