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Voleibol: Atividades para o sistema de jogo 4x2 e 5x1

Autor e Co-autor(es)

Ricardo lucas da Rocha imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores culturais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Jogar os sistemas 4x2 e 5x1 no jogo do voleibol;

Identificar no jogo o uso das estratégias possibilitadas pelos sistemas 4x2 e 5x1;

Praticar os jogos e atividades que levem a aplicação dos sistemas 4x2 e 5x1 no voleibol.  

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Voleibol - Sistema 4x2

Foi um sistema muito utilizado até a década de 70. Nas equipes de base, é um sistema apropriado por dois motivos:

1 - Desenvolve um maior número de levantadores, dois titulares e mais dois reservas, concomitantemente;

2 - Não depende, exclusivamente, de um único levantador, como ocorre no sistema 5x1.

O sistema de jogo 4x2 (dois levantadores e quatro atacantes) pode ser feito com infiltração ou sem infiltração. A infiltração é realizada pelo levantador quando o mesmo estiver nas posições 1,6 e 5 (zona de defesa).

Após o saque, o levantador desloca-se para frente em direção as posições 3 e 2 de onde efetuará o levantamento. Porém este sistema só será bem realizado se os jogadores tiverem um bom nível técnico e um bom sistema de recepção de saque, caso contrário o sistema 4x2 sem infiltração é o mais indicado.

A diferença entre os dois sistemas é que no sistema 4x2 sem infiltração, sempre haverá dois atacantes na rede e um levantador e no sistema 4x2 com infiltração, haverá sempre três atacantes na rede, pois quando um dos levantadores estiver nas posições 4,3 e 2, atuará como atacante de saída de rede.

Voleibol - Sistema 5x1 

Com as mudanças nas regras do jogo, é para se esperar mais evolução. É apropriado pelas principais razões:

1 - Apenas um levantador organiza o sistema ofensivo da equipe, o que melhora a sensibilidade estratégia do mesmo;

2 - Desenvolve dois levantadores (um titular e um reserva) de grande categoria, ao invés de quatro do sistema 4x2, o que é muito difícil;

3 - Acrescenta mais um atacante nato, em relação ao sistema 4x2, antecessor do 5x1;

4 - Nas rotações em que o levantador está na rede (posições 2, 3 e 4), os jogadores mais velozes dispõem de maior espaço, para atacar após deslocamentos.

Apresenta algumas desvantagens e, em virtude das mesmas, não é apropriado às equipes de iniciantes, de base, etc..., ou seja:

1 - Centraliza responsabilidade excessiva, para o levantador;

2 - Requer ao levantador atributos como inteligência, tática individual, habilidade e controle emocional;

3 - O levantador deve ter um perfil psicológico especial, com características como a "renúncia ao aplauso" e o "prazer em servir";

4 - Requer extrema eficácia, da recepção do saque.

Vídeo sistema 5X1:

http://www.youtube.com/watch?v=pDfakAk4W8M 

AULA 1

ATIVIDADE 01

Antes de falar propriamente destes dois sistemas, que são os mais empregados no Voleibol Escolar, o professor têm que ensinar alguns tópicos iniciais, sem os quais não há como o professor conseguir montar o seu plano tático de jogo e os alunos devem conhecer profundamente sobre posicionamento dos jogadores na quadra, em relação à regra.

POSICIONAMENTO E RODÍZIO DO JOGADORES EM QUADRA

http://www.infoescola.com/esportes/volei-volleyball/  

Diagonais

Esta é uma regra bastante simples, mas de fundamental importância para o desenvolvimento do jogo de volei. O professor poderá mostrar em um quadro negro para os alunos as posições na quadra e suas respectivas diagonais.

Fonte: Apostila Curso Nacional Treinadores Voleibol Nível II - Confederação Brasileira de Voleibol -

 Diagonal 1x4 - 5x2 - 6x3

- A posição n° 1 - defesa direita e posição do saque.

- A posição n° 2 - saída de rede.

- A posição n° 3 - meio de rede.

- A posição n° 4 - entrada de rede.

- A posição n° 5 - defesa esquerda.

- A posição n° 6 -defesa central.

As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque.

As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque.

ATIVIDADE 02

Realizar a atividade mostrada no quadro negro para os alunos agora na quadra. Montar os times e colocar os alunos nas posições para que compreendam no espaço da quadra onde devem ficar de acordo com a posição e sua respectiva diagonal. Fazer os rodízios de modo que todos compreendam e pratiquem todas as posições na quadra.

A compreenção deste posicionamento é fundamental para que se aplique os sistemas táticos.

ATIVIDADE 03

Realizar um jogo em que cada aluno passe pelas posições na quadra, assumindo a função em que se encontra no rodízio. Ex: definir entre os integrantes dos times 2 levantadores, 2 jogadores de ponta e  2 jogadores de meio para jogar o sistema 4X2. Definir 1 levantador, 2 jogadores de ponta, 2 jogadores de meio e 1 jogador oposto para jogar o sistema 5X1. Para melhorar o rendimento do treino-jogo o professor pode optar por dar um treino de volume onde o mesmo ficará sacando para dar ritmo ao jogo.

AULA 2

ATIVIDADE I

O professor no laboratório de informática ou de posse de um computador portátil na quadra poliesportiva da escola passará os vídeos abaixo para melhorar o conhecimento do posicionamento do levantador para seus alunos. 

CONHECENDO O POSICIONAMENTO LEVANTADOR

.Combinação de ataque - Levantador na posição 1 - http://www.youtube.com/watch?v=GPxjNyREMeE&feature=related  

Combinação de ataque - Levantador na posição 2 - http://www.youtube.com/watch?v=z4USYJtm_DU&feature=related  

Combinação de ataque - Levantador na posição 3 - http://www.youtube.com/watch?v=kAnvB0jNEB8&feature=related   

Combinação de ataque - Levantador na posição 4 - http://www.youtube.com/watch?v=ZiJn5aFrIhk&feature=related  

Combinação de ataque - Levantador na posição 5 - http://www.youtube.com/watch?v=jJxyNctR1FY&feature=related  

Combinação de ataque - Levantador na posição 6 - http://www.youtube.com/watch?v=-ABAqPZ5dU4&feature=related 

É de fundamental importância que o professor o conheça e oriente o seu (a) levantador (a) quanto ao posicionamento correto nas diversas situações de jogo. Portanto, o seu posicionamento ideal é: receber o passe entre as posições 2 e 3, estar de frente para a posição 4 (entrada de rede). Dessa, forma ele terá toda a extensão da rede, e a visão total de seus atacantes, para efetuar com tranquilidade as jogadas de armação do ataque, com bolas na entrada, meio, saída e fundo de quadra. 

Levantamentos para trás são de: saída de rede curta, atrás e fundo pela 1;

Levantamentos para frente são de: entrada de rede, chutada no meio ou curta à frente. Com relação ao bloqueio, quando o levantador estiver nas posições 3 ou 4, deverá fazer a troca e bloquear na posição 2, pois dessa forma, quando houver contra-ataque, ele já estará na sua posição ideal de levantamento.

JOGADOR DE MEIO, PONTA, LÍBERO LEVANTADOR E OPOSTO

Escolhendo os jogadores para desempenho específico das suas funções na quadra: 

Para que o professor possa armar a sua equipe no sistema 4x2 ou 5x1, primeiramente ele deverá treinar e preparar seus alunos para o desempenho específico de cada função:

Os jogadores de meio ou central devem ser os mais altos por causa da função principal de bloqueio e ataques de bolas de 1º tempo. Ataque de meio: http://www.youtube.com/watch?v=Juo3Klx5dIo&feature=related  

http://www.jfsolucoes.com/regras-do-volei-voleibol-de-quadra-atualizado.html 

- Ponteiros - devem ser aqueles que têm uma boa velocidade e explosão de ataque, além de serem os melhores passadores da equipe. Ataque de ponta: http://www.youtube.com/watch?v=gV5Y2HDEEH8 

  

http://heldervolei.blogspot.com/2010/05/mercado-do-volei.html 

- Oposto - selecionar aquele que tenha facilidade e força em todos os tipos de ataques. Obs.: Não precisa ser bom passador. Ataque oposto: http://www.youtube.com/watch?v=kIdR1vWaEhk&feature=related  

http://superpericles.blogspot.com/2008/05/esportes-voleibol.html 

- Libero - escolher o jogador de melhor passe e defesa e que seja corajoso (normalmente os mais baixos).

Líbero: http://www.youtube.com/watch?v=EfexV6LHTzc&feature=related   

http://www.esportesite.com.br/2008/05/21/selecao-brasileira-adulta-feminina-de-volei/ 

- Levantador - escolher os que tenham o melhor toque, possuam uma boa velocidade, e principalmente que sejam inteligentes. Levantamento: http://www.youtube.com/watch?v=bUqOknWCdws&feature=related   

http://www.esportesite.com.br/2009/02/06/finasaosasco-e-rexona-ades-decidem-titulo-do-terceiro-turno/ 

ATIVIDADE 02

Após o estudo dos alunos o professor pedirá para que desempenhem cada função específica na quadra, o professor terá toda a condição necessária para armar a sua equipe dentro do plano tático de jogo. Realizar a atividade mostrada no quadro em quadra. Montar os times e colocar os alunos nas posições para que compreendam no espaço da quadra onde devem ficar de acordo com a posição. Fazer os rodízios de modo que todos compreendam e vivencie todas as posições na quadra. 

ATIVIDADE 03  

Realizar um jogo em que cada aluno passe pela posições do jogo, assumindo a função em que se encontra no rodízio.

AULA 3

Sistema 4x2

O professor explicará para os alunos o posicionamento de cada jogador na quadra nos sistemas de jogo 4x2 e 5x1. Poderá usar recursos como vídeos, desenhos geométricos e explicação no quadro de giz. É interessante usar coletes de cores diferentes nos alunos para diferenciar as posições em quadra.

Existe uma posição básica de armação de jogo que é: 2 levantadores, 2 jogadores de meio e 2 jogadores de ponta.

Quando for fazer a armação, posicionar estes jogadores em diagonal, da seguinte forma: um levantador (a) na 2, outro (a) na 5, um (a) jogador (a) de meio na 4, outro (a) na 1, um (a) jogador (a) de ponta na 3, outro (a) na 6.

Obs.: Este modelo é somente o exemplo de uma armação inicial, e o professor poderá fazer outra armação de acordo com a sua preferência tática. Para que o professor possa mostrar na quadra, por meio de desenhos, esta posição, determinar uma figura geométrica ou usar coletes de cores diferentes nos alunos para demonstrar cada função específica.

ATIVIDADE I

Realizar um jogo com os alunos e fazer as correções necessárias para o aprendizado dos rodízios e das situações do sistema 4X2.

ATIVIDADE 02 

Realizar a atividade mostrada no quadro em quadra. Montar os times e colcoar os alunos nas posições para que compreendam no espaço da quadra onde devem ficar de acordo com a posição.

Eleger os levantadores, os jogadores de ponta e de meio, mostrando como se realizará o rodízio e as trocas para as posições.

Fazer uma simulação do jogo, no qual a bola será agarrada, de modo a garantir que assumam os posicionamentos e façam a recepção e os passes para o levantador e para o ataque. Nestan atividade o professor deverá lançar a bola em diversas posições para que compreendam com realizar o rodízio. 

ATIVIDADE 03

Realizar o jogo, corrigindo sempre os rodízios e repetindo sempre que for realizado com erros.

AULA 04

Sistema 5x1

Existe uma posição básica de armação de jogo que é: 1 levantador, 2 jogadores de meio, 2 jogadores de ponta e um oposto.

Quando for fazer a armação, posicionar estes jogadores em diagonal, da seguinte forma: um levantador (a) na 2, oposto (a) na 5, um (a) jogador (a) de meio na 4, outro (a) na 1, um (a) jogador (a) de ponta na 3, outro (a) na 6.

Obs.: Este modelo é somente o exemplo de uma armação inicial, e o professor poderá fazer outra armação de acordo com a sua preferência tática. Para que o professor possa mostrar na quadra, por meio de desenhos, esta posição, determinar uma figura geométrica ou usar coletes de cores diferentes nos alunos para demonstrar cada função específica.

ATIVIDADE 01

Realizar um jogo com os alunos e fazer as correções necessárias para o aprendizado dos rodízios e das situações do sistema 5X1.

ATIVIDADE 02 

Realizar a atividade mostrada no quadro em quadra. Montar os times e colocar os alunos nas posições para que compreendam no espaço da quadra onde devem ficar de acordo com a posição. Eleger o levantador e os demais jogadores de ponta e de meio, mostrando como se realizará o rodízio e as trocas para as posições. Fazer uma simulação do jogo, no qual a bolar será agarrada, de modo a garantir que assumam os posicionamentos e façam a recepção e os passes para o levantador e para o ataque. Nesta atividade o professor deverá lançar a bola em diversas posições para que compreendam com realizar o rodízio.

ATIVIDADE 03

Realizar o jogo, corrigindo sempre os rodízios e repetindo sempre que for realizado com erros.

Recursos Complementares

Avaliação

Verificar junto aos alunos se compreenderam os sistemas 4x2 e 5x1 no jogo do voleibol?

Pedir que os alunos apontem o porque de se utilizar as diferentes estratégias possibilitadas e usadas para jogar volei pelos sistemas 4x2 e 5x1?

Observar nos jogos e atividades quanto a compreensão a aplicação dos sistemas 4x2 e 5x1 no voleibol.