Sulamita Nagem Dias Lima
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
| Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- produção de texto;
- montagem de texto;
Desenvolvimento
1ª atividade:
1) O professor poderá iniciar a aula entregando para os alunos diversas bulas, além das caixas de remédio. É interessante também que o professor solicite que os alunos tragam de casa as caixas e bulas de remédios, sobretudo os que estejam sendo utilizados.
2) Com esse material em mãos, o professor propõe que os alunos observem bem cada um deles e que discutam as questões abaixo:
a) Para que serve a bula de um remédio?
b) Por que é importante ler a bula do remédio que vou tomar?
c) Quais as informações contidas na bula e que ninguém pode deixar de ler?
d) Quem é o provável leitor de uma bula de remédio?
e) Onde são encontradas as bulas de remédio?
3) Em seguida o professor distribui para toda turma uma mesma bula de remédio para que os alunos façam a leitura do texto e destacando alguma informação que tenha chamado sua atenção. Ao socializar o que cada aluno destacou, o professor pode ir fazendo os comentários necessários quanto ao texto em si e em relação ao uso social desse gênero.
4) O professor deverá ler a bula a seguir, solicitando que os alunos observem o gênero. Sugerimos que o alfabetizador durante a leitura, destaque alguns recursos visuais utilizados neste texto como tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel (mais informações em recursos complementares).
Diclofenaco Sódico – Anti-reumática, antiinflamatória, analgésica e antipirética
Imagem do remédio Diclofenaco.
Fonte: http://www.buladeremedio.com.br/termos/remedio
Forma farmacêutica e apresentações – DICLOFENACO SODICO comprimido genérico Comprimidos revestidos de 50 mg: embalagens com 20 e 200 comprimidos.
USO ADULTO
Composição – Diclofenaco Sodico (...)
Informações ao paciente
Cuidados de armazenamento: Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC), ao abrigo da umidade. Prazo de validade: Não utilize o medicamento se o seu prazo de validade estiver vencido, o que pode ser verificado na embalagem externa do produto.
Gravidez e Lactação: Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, com um pouco de líquido, de preferência antes das refeições.
Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas: Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
Ingestão com outras substâncias: O paciente não deve tomar outros medicamentos juntamente com DICLOFENACO SÓDICO sem orientação ou conhecimento do médico.
Posologia: Como regra, a dose diária inicial é de 100 a 150 mg. Em casos mais leves, bem como para terapias prolongadas, 75 a 100 mg por dia são geralmente suficientes. A dose diária pode ser geralmente prescrita em 2 a 3 doses fracionadas. (...). Os comprimidos devem ser tomados com um pouco de líquido, de preferência antes das refeições. Os comprimidos não são recomendados para uso infantil.
|
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE. |
Fonte: http://www.buladeremedio.com.br/
2ª atividade:
1) Após a leitura da bula de remédio, o professor poderá escrever no quadro os diferentes tipos de informações contidas nesse texto: nome do remédio, composição, informações ao paciente (cuidados de armazenamento, gravidez e lactação, cuidados de administração, interrupção do tratamento), reações adversas (ingestão com outras substâncias) e posologia.
2) Em seguida, o professor propõe que a turma complete cada uma das informações listadas no quadro com o seu significado. Por exemplo, a seção posologia traz informações sobre o que? Refere-se ao uso do medicamento ou a fórmula do medicamento.
3) O professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) Se eu quero saber como posso tomar esse medicamento, em que parte da bula encontro essa resposta?
b) Se ao tomar um remédio e fiquei com alergia, em que parte do texto posso saber se a minha alergia foi provocada pelo medicamento?
c) Se estou grávida, em que parte do texto vou saber se posso ou não tomar o remédio?
d) Em que parte do texto posso saber se vou ter algum efeito colateral ao tomar o remédio?
3ª atividade:
1) Após essa discussão, o professor poderá entregar os títulos de cada parte da bula (informações ao paciente, posologia, reações adversas) para que o aluno encaixe com as informações correspondentes, como no exemplo a seguir:
|
COMPOSIÇÃO |
|
Diclofenaco Sódico |
OBS.: O professor poderá utilizar a bula apresentada nesta aula ou uma outra.
1) O professor socializa a montagem dos textos e faz os comentários necessários.
4ª atividade:
1) Após o trabalho de leitura, localização de informações explícita e reconhecimento da forma composicional do gênero bula, sugere-se o trabalho de produção textual. Para isso o professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um as orientações abaixo:
1º grupo: Imagine que você é um médico competente e foi contratado para criar um remédio capaz de curar uma pessoa infeliz. Escreva um nome para o remédio, do que ele é feito e como deve ser ingerido.
2º grupo: Imagine que você é um médico competente e foi contratado para criar um remédio capaz de curar uma pessoa muito brava. Escreva um nome para o remédio, do que ele é feito e como deve ser ingerido.
3º grupo: Imagine que você é um médico competente e foi contratado para criar um remédio capaz de curar uma pessoa muito chorona. Escreva um nome para o remédio, do que ele é feito e como deve ser ingerido.
4º grupo: Imagine que você é um médico competente e foi contratado para criar um remédio capaz de curar uma pessoa mentirosa. Escreva um nome para o remédio, do que ele é feito e como deve ser ingerido.
5º grupo: Imagine que você é um médico competente e foi contratado para criar um remédio capaz de curar uma pessoa muito desorganizada. Escreva um nome para o remédio, do que ele é feito e como deve ser ingerido.
2) O professor socializa as produções e combina com a turma a organização desses textos em um mural.
Bula (medicamento)
Bula é o nome que se dá ao conjunto de informações sobre um medicamento que obrigatoriamente os laboratórios farmacêuticos devem acrescentar à embalagem de seus produtos vendidos no varejo. As informações podem ser direcionadas aos usuários dos medicamentos, aos profissionais de saúde ou a ambos.
Tipos de Informação
As informações encontradas nas bulas de medicamentos são, geralmente, divididas e organizadas segundo os tópicos:
Nome do medicamento;
Apresentação, formas ou formulações;
Composição - Ingredientes e suas dosagens;
Informações ao paciente - Cuidados de armazenamento, prazo de validade;
Informações técnicas - Dados farmacológicos gerais sobre o medicamento;
Farmacocinética - O metabolismo do medicamento no organismo;
Indicações; Contra-indicações - Indicam condições em que o medicamento não deverá ser utilizado;
Precauções - Cuidados a serem tomados durante o uso do medicamento;
Gravidez - Informações sobreo uso do medicamento durante a gestação e a lactação;
Interações - Dados sobre o uso concomitante com outras substâncias;
Reações adversas - Efeitos colaterais possíveis ou esperados do medicamento;
Posologia - Informações sobre a dosagem e os intervalos de administração;
Superdosagem - Informações sobre o uso excessivo ou em altas doses. Informações adicionais.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Reconhecer o gênero bula de remédio é imprescindível para os alunos da EJA, isso porque muitos, em seu dia-a-dia, deparam-se com este gênero, no entanto, não conseguem realizar a leitura deste textos, extraindo as informações importantes para o uso do remédio. Assim sendo, nesta aula, o professor deverá avaliar se os alunos conseguiram identificar as informações contidas em cada parte da bula, com destaque para a posologia, por exemplo.