Portal do Professor

Início do Conteúdo

ONOMATOPÉIAS

Autor e Co-autor(es)

Andréa Morais Diniz imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reproduzir sons e ruídos por meio de palavras;
  • Entender idéias, sentimentos e objetos do mundo representados por meio de combinações de palavras.

Duração das atividades

2 aulas- 30min cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reproduzir e diferenciar sons de animais da fauna brasileira;

Capacidade de imitação e dramatização.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Leitura de texto

1º momento

O professor apresenta à turma o texto A bicharada ( Chico Buarque) e escreve em um cartaz ou quadro com letra em caixa alta. Lê o poema para os alunos e questiona: do que trata o texto? vocês já conheciam? é uma música? como se canta?

Continua a conversa ( referindo-se às idéias do texto):

- do que trata o poema?

- o que o autor quis dizer para os ouvintes da música?

- que relação os homens têm com os animais ?

- como são os sons emitidos pelos animais?

- podemos sentir quando os animais estão alegres ou tristes? como?

- que sons emitem quando estão com dor?

- quando estão assustados?

_ podemos bater e maltratar os animais? Por que?

Ouvir as respostas dos alunos, comentar e refletir sobre a interação entre seres humanos e os demais animais do planeta. Abordar sobre a preservação da natureza e os problemas ambientais da atualidade ( procurar situar a discussão para a realidade da região em que se encontra). Voltar ao texto e destacar as palavras que representam os sons dos animais ( usar marcador de texto, por exemplo).

BICHARADA- COMPOSIÇÃO: ENRIQUEZ, BARDOTTI E CHICO BUARQUE

Au, au , au. Inha in nhó.

Miau, miau, miau, cocorocó ( REFRÃO)

O animal é tão bacana,

Mas também não é nenhum banana.

repete o refrão

Quando a porca torce o rabo

Pode ser o quiabo

E ora vejam só

Au au au cocorocó

Era uma vez

(e é ainda)

Certo país

(e é ainda)

Onde os animais

Eram tratados como bestas

São ainda, são ainda

Tinha um barão

(Tem ainda)

Espertalhão

(tem ainda)

Nunca trabalhava

E então achava a vida linda

(e acha ainda)

Au, au, ua . Inha in nhó

Miau, miau, miua. Cocorocó.

O animal é paciente

mas também não é nenhum demente.

Refrão

Puxa, jumento

(só puxava)

Choca galinha

(só chocava)

Rápido, cachorro

Guarda a casa, corre e volta

(só corria, só voltava)

Mas chega um dia

(Chega um dia)

Que o bicho chia

(bicho chia)

Bota pra quebrar

e eu quero ver quem paga o pato

Pois vai ser um saco de gatos.

Refrão- última vez!

Após algumas leituras do texto A bicharada, o professor pode colocar um CD com a música, deixar reproduzir duas a três vezes e pede que a turma acompanhe cantando. Depois o professor convida os alunos a imitar os animais, cada criança imita o som de um animal presente no texto (porca, gato, galinha, jumento e outros). O professor faz uma lista com o nome dos animais no quadro e chama um a um para fazer a imitação. Ao final canta mais uma vez a música e pede que reproduzam os sons da "bicharada" durante a cantoria.

http://www.youtube.com/watch?v=yxX5-O3Llwo 

Atividade 3- fazendo dobraduras.

1º momento

O professor seleciona uns três modelos de dobraduras de animais. Mostra os modelos e propõe que cada aluno escolha um modelo para fazer a sua dobradura. Passo a passo o professor mostra como fazer. Ao final produzir um cartaz colando todas as dobraduras.

2º momento

Após a construção do cartaz, o professor irá construir textos com diálogos entre os animais. Desenhar balões para cada animal, em seguida os alunos transmitem o que querem dizer. O professor escreve cada fala no próprio balão. Ao final lê tudo o que foi escrito no cartaz. Em seguida cada aluno identifica qual dobradura que fez e onde está o seu diálogo transcrito.

 

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final das atividades, o professor deverá observar se o aluno ou aluna:

  1. reproduz sons e ruídos dos animais presentes no texto;
  2. compreender as idéias presentes sobre a relação entre homens e animais;
  3. representa sentimentos presentes no texto e expressa os seus prórpios sentimentos;
  4. realiza dobraduras segundo um modelo;
  5. canta com entonação, acompanhando as estrofes.