Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Introduzir o estudo de algumas obras de Jorge Amado;
Debater sobre a contribuição de Jorge Amado para a Literatura Brasileira; ·
Construir material multimídia que divulgue a obra de Jorge Amado.
Debater sobre o que o aluno conhece sobre Jorge Amado e sua obra.
ATIVIDADE 1- WebGincana
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11742
?
Depois de assistirem o video convide os alunos a participarem de uma webgincana para conhecerem um pouco mais sobre a obra e a vida de Jorge Amado. WebGincana- ? uma pesquisa orientada na internet na qual os alunos s?o desafiados a pesquisarem aspectos de um tema em equipe, o grupo que cumprir em menor tempo e corretamente a todas as etapas ser? o vencedor.
WEBGINCANA- Jorge Amado
Cada equipe dever? eleger um lider, assim que a etapa estiver completa, o lider comunicar? o professor. Caso o grupo atrapalhe uma outra equipe, o grupo perder? 10 pontos. Se algum aluno do grupo ficar fora da pesquisa o grupo perder? 20 pontos por atividade. Vencer? o grupo que completar todas as etapas. A cada equivoco o grupo dever? voltar e corrigir o erro. As fases s?o sequenciadas, ou seja ? preciso cumprir ordenadamente cada uma delas e s? assim passar para a pr?xima.
Fase 1- Invente um grito de guerra para sua equipe
Assim que a equipe terminar o lider dever comunicar ao professor, o grupo mostrar? o grito para a classe e poder? passar para a fase seguinte.
Fase 2- A biografia de Jorge Amado
Cada uma das perguntas respondidas corretamente valer? 10 pontos. Somente quando TODAS estiverem respondidas corretamente o grupo poder? passar para a fase 3.
Cr?dito da imagem: http://www.releituras.com/jorgeamado_bio.asp
Em que ano e cidade nasceu o c?lebre Jorge Amado?
Com quem se casou Jorge Amado? Em que se formou?
Quantos filhos teve Jorge Amado?
E quais s?o seus nomes?
Em que paises viveu entre 1941 e 1952?
A obra de Jorge Amado ? dividia entre 3 fases, quais s?o elas?
Quantos livros Jorge Amado escreveu?
Cite pelo menos 3 premia??es que Jorge Amado recebeu?
Para quantas l?nguas os livros de Jorge Amado foram traduzidos?
Em que data Jorge Amado foi aceito na Academia Brasileira de Letras?
Cite 5 obras de Jorge Amado com um breve resumo da obra.
Qual a data de falecimento de Jorge Amado?
O que foi feito de seu corpo ap?s seu falecimento?
?
Fase 3- Fa?a um poema utilizando 4 nomes de livros escritos por Jorge Amado
Essa atividade valer? 30 pontos assim que estiver completa.
Cr?dito das imagens: http://www.planetanews.com/autor/JORGE%20AMADO
Fase 4- Fa?a uma charge sobre Jorge Amado.
Essa atividade valer? 30 pontos assim que estiver completa.
Para esta atividade o aluno poder? usar o Paint ou o TUXPAINT.
Cr?dito da imagem: http://cartumfazescola.zip.net/arch2007-08-19_2007-08-25.html
Cr?dito da imagem: http://tux-paint-plus.smartcode.com/screenshot.html
?
Fase 5- Fa?a uma linha do tempo com pelo menos 10 informa??es sobre a Vida de Jorge Amado
Essa atividade valer? 30 pontos assim que estiver completa.
Para esta atividade o aluno poder? utilizar o recurso de inser??o de smartformas.
?
Fontes de pesquisa para o grupo:
http://www.youtube.com/watch?v=e0z5dP2BcKg&feature=related
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Amado
http://www.releituras.com/jorgeamado_bio.asp
FASE 6- Escolhendo um livro de Jorge Amado.
Obras do autor ?
O Pa?s do Carnaval, romance (1930) ?
Cacau, romance (1933) ?
Suor, romance (1934) ?
Jubiab?, romance (1935) ?
Mar morto, romance (1936) ?
Capit?es da areia, romance (1937) ?
A estrada do mar, poesia (1938) ?
ABC de Castro Alves, biografia (1941) ?
O cavaleiro da esperan?a, biografia (1942) ?
Terras do Sem-Fim, romance (1943) ?
S?o Jorge dos Ilh?us, romance (1944) ?
Bahia de Todos os Santos, guia (1945),(Tradu??o francesa:"Bahia de tous les saints"),Gallimard,Paris,1979 ?
Seara vermelha, romance (1946) ?
O amor do soldado, teatro (1947) ?
O mundo da paz, viagens (1951) ?
Os subterr?neos da liberdade, romance (1954) ?
Gabriela, cravo e canela, romance (1958) ?
A morte e a morte de Quincas Berro d'?gua, romance (1961) ?
Os velhos marinheiros ou o capit?o de longo curso, romance (1961) ?
Os pastores da noite, romance (1964) ?
O Compadre de Ogum,romance (1964) ?
Dona Flor e Seus Dois Maridos, romance (1966) ?
Tenda dos milagres, romance (1969) ?
Teresa Batista cansada de guerra, romance (1972) ?
O gato Malhado e a andorinha Sinh?, historieta infanto-juvenil (1976) ?
Tieta do Agreste, romance (1977) ?
Farda, fard?o, camisola de dormir, romance (1979) ?
Do recente milagre dos p?ssaros, contos (1979) ?
O menino grapi?na, mem?rias (1982) ?
A bola e o goleiro, literatura infantil (1984) ?
Tocaia grande, romance (1984) ?
O sumi?o da santa, romance (1988) ?
Navega??o de cabotagem, mem?rias (1992) ?
A descoberta da Am?rica pelos turcos, romance (1994) ?
O milagre dos p?ssaros , f?bula (1997) ?
Hora da Guerra, cr?nicas (2008)
O grupo dever? escolher uma das obras de Jorge Amado para fazer uma anima??o que estimule outros alunos a lerem a obra. Estimule o grupo a ler a obra para fazerem uma divulga??o fidedigna da obra.
Para fazer a anima??o: O aluno poder? utilizar o PowerPoint, utilizando os diversos recursos sde anima??o.
Ou ainda os recursos do Movie Maker.
Assim que as anima??es estiverem prontas. Fa?a um blog para publicar as anima??es, atividade pode ser aplicada em rela??o a outros autores, o projeto pode se estender, imagine por exemplo, um estudo sobre Machado de Assis, Guimar?es Rosa e etc.
Nome | Tipo |
---|---|
Jorge Amado | V?deo |
http://www.vivenciapedagogica.com.br/webgincana
http://blog.nivaldo-junior.pro.br/2006/04/19/um-modelo-de-webgincana/
http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com/2007/06/webgincana.html
http://jarbas.wordpress.com/2007/09/27/webgincana-do-sul-maravilha/
A WebGincana é uma forma de também avaliar o quanto o grupo sabe buscar as informações, como utiliza os recursos, quanto tempo leva para isso. Outro item a ser avaliado e facilitado pelo uso da WebGincana é o trabalho em equipe.
Auto-avaliação sobre a produção multimídia:
1. Quais informações foram fundamentais para a escolha da obra rrepresentada?
2. O que mais gostaram de aprender com as atividades?
3. O que dificultou a execução da atividade?
4. Avalie a contribuição de cada um no grupo, dê notas de 0 a 10, inclusive para você
5. Dê uma nota de 0 a 10 para a produção do grupo.