Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam; ·
Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo identificar aqueles que respondem às suas necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas para abordá-los; ·
Criar uma oficina de texto na escola e divulgar as ações da mesma.
Discuta com os alunos os aspectos que compõem a história da Chapeuzinho Vermelho.
A ideia desta aula ? criar textos de forma inusitada e criativa ampliando as habilidades expressivas comunicativas dos alunos.
Para tal ser?o utilizados textos descritivos, narrativos, informativos e argumentativos.
A hist?ria escolhida para essa oficina ser? ? Chapeuzinho Vermelho?
Cr?dito da imagem: http://contribuicoesatividades.blogspot.com/2009/09/projeto-contos-chapeuzinho-vermelho.html
Esta hist?ria permite um grande universo de interpreta??es, e ao mesmo tempo ? parte do repert?rio de todos os alunos, o que ajudar? na cria??o e recria??o dos textos.
No portal do professor h? um programa que apresenta e comenta esta hist?ria.
A id?ia central ? disponibilizar diversos recursos e propor aos alunos uma altera??o no portador textual, ou seja transformar um conto de fadas em uma outra produ??o textual.
Nesta atividade os alunos estar?o criando textos diferentes, o que pode ser uma excelente estrat?gia de interven??o, pois os alunos apresentam conhecimentos diferentes em rela??o a produ??o textual, alguns j? se apropriaram e s?o capazes de produzir textos complexos, outros ainda est?o numa fase anterior, dessa forma essa oficina de produ??o textual pressup?e a inclus?o de todos os alunos de acordo com o desafio que ele seja capaz de superar.
O ideal para essa proposta de produ??o textual ? que ela seja realizada por pelo menos 3 alunos, assim os alunos podem trocar ideias com os colegas e ampliar suas hip?teses textuais.
Para repertoriar inicie por uma visita ao site do greenpeace, nele os alunos ir?o encontrar uma vers?o que enfatiza a sustentabilidade na hist?ria de Chapeuzinho vermelho. ? tamb?m constitui um elemento que nortear? a discuss?o das adapta??es. Ap?s a visita ao site, discuta com os alunos que elementos da hist?ria permaneceram e quais foram modificados para atender a proposta.
Depois desse debate apresente os outros g?neros e a proposta de releitura utilizando a Hist?ria da Chapeuzinho Vermelho. Divida os alunos entre os g?neros.
Abaixo segue a proposta para cada um desses g?neros:
Proposta 1- Question?rio Os alunos assistir?o ao Filme ? Deu a louca na Chapeuzinho?. E dever?o responder ao seguinte question?rio:
1- Quais s?o as principais diferen?as entre a hist?ria da Chapeuzinho Vermelho original e a apresentada pelo filme?
2- Descreva as caracter?sticas de cada personagem do filme.
3- Fa?a um comparativo entre a hist?ria original e o filme nos seguintes aspectos:
Hist?ria cl?ssica Filme
Introdu??o
Apice da Hist?ria
Desfecho
Cr?dito da imagem: http://www.submarino.com.br/produto/6/1972653/dvd+deu+a+louca+na+chapeuzinho-+duplo
Proposta 2- Escrita de uma receita
Nesta atividade voc? vai transformar a hist?ria da Chapeuzinho Vermelho em uma receita.
Qual ? a estrutura de uma receita?
Use e abuse da criatividade
Proposta 3- Descri??o de personagens
Fa?a uma descri??o detalhada dos personagens da Hist?ria da Chapeuzinho Vermelho
http://www.contandohistoria.com/chapeuzinhovermelho.htm
http://escritoresa32.blogspot.com/2007/10/chapeuzinho-vermelho.html
http://desenhoheroisviloes.blogspot.com/2009/07/lobo-mau.html
?
?
http://www.reflexaodevida.com.br/420chapeuzinho/420chapeuzinho.htm
?
Proposta 4- Escrita de uma carta
Sua tarefa ? escrever uma carta para algum personagem da Hist?ria da Chapeuzinho Vermelho.
Fonte da imagem: http://entrenessa.com.br/historia-da-chapeuzinho-vermelho-contada-de-formas-diferentes/
Proposta 5- Transforme a hist?ria em uma f?bula
Esse ? um grande desafio.
Voc? precisar? conhecer o que ? uma f?bula, quais s?o seus elementos e trasnformar esse conto de fadas em uma f?bula.
Proposta 6- Fa?a uma anima??o da hist?ria da chapeuzinho vermelho
Para tal voc? pode usar 2 programas: Voc? pode desenhar no TUXPAINT e depois animar os desenhos no PowerPoint.
Reescreva a hist?ria atrav?s de desenhos.
Proposta 7- Fa?a uma charge sobre a Hist?ria da Chapeuzinho Vermelho.
Fonte da imagem: http://www.lendo.org/7-horrendos-contos-de-fadas-que-lhe-contam-desde-crianca/
Para tal use o programa para desenhar TUXPAINT
Proposta 8- Fa?a uma lista de palavras
Fa?a uma lista com o maior n?mero de de palavras relacionadas a hist?ria da Chapeuzinho Vermelho.
http://contosencantar.blogspot.com/2008/05/chapeuzinho-vermelho.html
Proposta 9- Manchete de jornal
Nessa atividade voc? dever? criar uma manchete de jornal, imagine qual seria essa manchete. Escreva a noticia como se fosse um jornalista. Para essa atividade utilize um editor de texto, trabalhe com colunas e inser??o de imagem.
Proposta 10- Misturando as hist?rias
Para esta atividade voc? dever? utilizar personagens de outros contos de fadas e reescrever a hist?ria. Assim que todos os alunos finalizarem suas produ??es, socialieze as produ??es, enfatizando as caracteristicas exploradas de cada g?nero.
Nome | Tipo |
---|---|
Viagem no tempo: parte 1 [Categorias Liter?rias] | ?udio |
A avaliação deverá ser feita tendo como referência o avanço do aluno em relação a produção proposta. As produções têm niveis diferentes de conhecimento, na medida em que um aluno completa uma proposta com facilidade, ele pode ser incentivado a ir para outra mais complexa. Faça também uma avaliação com o grupo, assim os alunos podem trocar informações a respeito da mesma produção. Acrescente a atividade do aluno ao seu portfólio, e em 2 meses retome a atividade individualmente, como uma auto-avaliação para que o aluno vá percebendo seus avanços.