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Cartografia

Autor e Co-autor(es)

Sandro Nunes de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Definição do conceito “Cartografia” e Sistema de Coordenadas Geográficas.

Duração das atividades

Uma Aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula


ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
  • Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor(a).

 
ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor (a), crie uma situação problema com os alunos, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para a seguinte questão:

  1. Qual é a utilidade da cartografia no nosso dia-a-dia?


ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DO CONCEITO “CARTOGRAFIA”
  • Professor(a), abra o recurso indicado abaixo e oriente os alunos a ler o texto e assistir às animações utilizadas para conceituar "Cartografia”.
     

 

  • Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.



  • Professor(a), interrompa a leitura após cada animação e quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.
     

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
  • Professor(a), depois que os alunos lerem o texto e assistirem às animações, orientar a discussão para as seguintes questões: (Observação: Faça as perguntas uma a uma, de modo a recapitular cada idéia. Peça para que os alunos anotem as respostas discutidas em sala e oriente-os a utilizar a ferramenta  disponível para as animações).

  1. Qual é o conceito de “Cartografia” apresentado?

  2. Qual é a função da Cartografia?

  3. Como a Cartografia está presente no nosso dia-a-dia?

  4. Rever a animação que apresenta a comparação entre a forma original da terra e a forma utilizada para representá-la na cartografia e analisar as diferenças.

  5. Rever a animação que trata sobre os paralelos e meridianos e reforçar como são traçadas as linhas imaginárias.

  6. Localizar o Brasil no mapa da animação que mostra a variação das latitudes e longitudes e comparar as diferenças das latitudes e longitudes em relação aos outros lugares do globo.
     

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
O que é Cartografia Animação/simulação

Recursos Complementares

Datashow, projetor, computadores e/ou tv conectada ao computador.

Avaliação

O professor(a) deverá disponibilizar aos alunos as perguntas itemizadas na sugestão de aula em um editor de texto ou em papel. O aluno será avaliado pelo que responder no questionário. Também poderá ser construído um fórum de discussão, no qual o professor incentivará o debate sobre o tema “Como a cartografia está presente no nosso dia-a-dia?”. Esse fórum poderá ser construído em sala de aula ou proposto como atividade extra para casa.