Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo |
Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.
Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor(a).
Professor (a), crie uma situação problema com os alunos, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para a seguinte questão:
Qual é a utilidade da cartografia no nosso dia-a-dia?
Professor(a), abra o recurso indicado abaixo e oriente os alunos a ler o texto e assistir às animações utilizadas para conceituar "Cartografia”.
Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.
Professor(a), interrompa a leitura após cada animação e quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.
Professor(a), depois que os alunos lerem o texto e assistirem às animações, orientar a discussão para as seguintes questões: (Observação: Faça as perguntas uma a uma, de modo a recapitular cada idéia. Peça para que os alunos anotem as respostas discutidas em sala e oriente-os a utilizar a ferramenta disponível para as animações).
Qual é o conceito de “Cartografia” apresentado?
Qual é a função da Cartografia?
Como a Cartografia está presente no nosso dia-a-dia?
Rever a animação que apresenta a comparação entre a forma original da terra e a forma utilizada para representá-la na cartografia e analisar as diferenças.
Rever a animação que trata sobre os paralelos e meridianos e reforçar como são traçadas as linhas imaginárias.
Localizar o Brasil no mapa da animação que mostra a variação das latitudes e longitudes e comparar as diferenças das latitudes e longitudes em relação aos outros lugares do globo.
Nome | Tipo |
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O que é Cartografia | Animação/simulação |