Portal do Professor

Início do Conteúdo

Numeral: aprendendo com a música

Autor e Co-autor(es)

Graça Regina Franco da Silva Reis imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Ler poesia percebendo detalhes.

b- Levar o aluno a compreender o conceito de numeral.

c- Reconhecer a função dos numerais.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 - Dividir a turma em grupos de três crianças. Distribuir para cada grupo uma letra da música:

Pirueta de Chico Buarque

Encontrada em: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/86032/ 

 Ler a poesia, buscando descobrir sobre que personagens do circo ela fala. Montar as personagens imaginadas usando recorte e colagem. Colocar o recorte de uma lona de circo (preto e branco) no mural e pedir que os grupos colem suas personagens na lona. Fazer um título e colar a letra da música.

Aula 2 – Ouvir a música que está no CD Os Saltimbancos (Universal) de Chico Buarque acompanhando a leitura do texto.

 Cantar com as crianças. Pedir que sublinhem as palavras: uma, duas, quatro, cinco, vinte, trinta, dez mil e cem mil que aparecem na poesia. Dar o seguinte desafio: Qual é o trecho que completa a frase abaixo corretamente? Sublinhe:

As palavras sublinhadas na poesia:

a)      indicam características dos substantivos.

b)      indicam quantidade de algo.

c)      indicam ações dos personagens.   

Registrar no quadro-negro:   

Estas palavras são chamadas de numerais e podem expressar ordem, multiplicação, quantidade ou fração (divisão).

Atividade em grupo: Distribuir diferentes textos onde apareçam numerais, pedir que sublinhem e, em seguida, agrupem nos conjuntos dados.

Retirados de: www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira16.htm      

   

Depois que os numerais forem encontrados e organizados na tabela, registrar no caderno as aprendizagens diárias, por meio de um texto construído coletivamente.

Recursos Complementares

Esta aula deve ser dada depois da aula: Linguagem oral - Os Saltimbancos Trapalhões – usando e abusando da língua portuguesa

Avaliação

a- Correção da atividade em grupo.