Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
- O conhecimento sobre movimentos corporais, reconhecendo a importância da influência do próximo.
- Utilizar as diferentes linguagens (verbal, musical, plástica e corporal), como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. (PCN p.56)
- Interagir com os colegas sem discriminar raça, gênero e religião.
Não há necessidades de conhecimentos prévios
Reconhecendo a importância das atividades rítmicas e expressivas nas danças folclóricas, nesta aula os alunos exercitarão as diferentes linguagens (verbal, musical, plástica e corporal), como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. Para isso, as atividades dessa aula buscarão trabalhar a relação com o próximo, fazendo uma relação com o tema da dança folclórica escolhido para o planejamento. Para esta aula, o professor poderá conversar com o professor de Artes Cênicas, pois será uma aula que além das danças haverá uma interpretação e a atividades teatrais.
Atividade 1: Para estimular o olhar, o contato, a relação e a concentração no seu parceiro, características marcantes em qualquer tipo de dança, o professor apresentará alguns exercícios em dupla. O primeiro será o exercício do espelho, onde o aluno B olha para o aluno A. A é o espelho, e B inicia todos os movimentos. O aluno A reflete todas as atividades e expressões faciais de B. Olhando para o espelho, B realiza uma atividade simples como lavar-se, vestir-se etc. Depois de certo tempo, traçam-se os papeis. No próximo exercício o professor pedirá que o aluno A fique atrás do aluno B. De olhos fechados o aluno A deixará seu corpo cair para trás sendo seguro pelo aluno B até o limite do seu equilíbrio. Depois o aluno B passa para frente e o aluno A deixa cair o corpo para frente, com B dando segurança. Depois os papeis são invertidos. Dando continuidade aos exercícios em dupla, o professor dará alguns comandos de como tocar o outro simultaneamente. Deve ser realizado sempre o último e o penúltimo comando. Por exemplo: “cabeça com cabeça; mão direita no joelho esquerdo; mão esquerda no pé direito; bunda com bunda”.
Atividade 2: Na próxima atividade os pares terão que dançar algumas músicas de danças folclóricas que serão trabalhadas durante o planejamento. Todas as duplas terão que dançar no ritmo da música e apoiando uma bola de tênis na testa sem o auxílio das mãos. Serão vários estilos musicais como o samba, o frevo e o forró. As duplas que dançarem toda música sem deixar a bolinha cair, marcará ponto. No final ganhará a dupla que somar mais pontos.
Atividade 3: Na última atividade da aula, o professor explicará o jogo “três estações”. O professor espalhará pela quadra, três caixas temáticas (personagem, ação e dança) contendo cartões com nomes relacionados aos temas das caixas. Os alunos serão divididos em três grupos. Todos dançarão no meio da quadra ao som da música. Quando o professor chamar o nome ou o número de um dos grupos, todos do respectivo time pronunciado, deverão correr até uma das caixas (estações), retirar um cartão e durante trinta segundo fazer a imitação da palavra retirada. Depois o professor perguntará aos outros grupos, quais foram às imitações. Cada acerto corresponderá a um ponto para o seu grupo. O aluno não poderá repetir as estações antes de ter passado por todas. Ganhará a equipe que marcar mais pontos. Veja algumas sugestões de palavras para cada tema:
Estação Personagem: funkeiro, malandro do samba, capoeirista, baiana, boi bumba e lutador com espadas.
Estação Ação: correr, pular, girar, bater palmas, lutar e comer.
Estação Danças: Forró, ciranda, frevo, samba, coco, maculelê, quadrilha junina e funk.
No final o professor reunirá a turma para uma avaliação da aula.
Livros: SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992.
SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais para sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2007
No final o professor reunirá a turma para uma avaliação da aula. Esta avaliação ocorrerá através de perguntas organizadas pelo professor.
1- O que foi mais difícil, confiar no seu parceiro ou realizar os movimentos?
2- Das três atividades propostas, qual foi a mais prezeirosa? Por que?
3- Qual foi a interpretação mais difícil? Por que?
4- No seu dia a dia, vocês sentem mais falta, de confiar nas pessoas, de conversar olhando no olhos ou de contato físico com as pessoas?