Portal do Professor

Início do Conteúdo

Reconhecendo a importância das atividades rítmicas e expressivas nas danças folclóricas.

Autor e Co-autor(es)

Miguel Victor Neves Saraiva imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- O conhecimento sobre movimentos corporais, reconhecendo a importância da influência do próximo.

- Utilizar as diferentes linguagens (verbal, musical, plástica e corporal), como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. (PCN p.56)  

- Interagir com os colegas sem discriminar raça, gênero e religião.

Duração das atividades

50 min/1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Reconhecendo a importância das atividades rítmicas e expressivas nas danças folclóricas, nesta aula os alunos exercitarão as diferentes linguagens (verbal, musical, plástica e corporal), como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. Para isso, as atividades dessa aula buscarão trabalhar a relação com o próximo, fazendo uma relação com o tema da dança folclórica escolhido para o planejamento. Para esta aula, o professor poderá conversar com o professor de Artes Cênicas, pois será uma aula que além das danças haverá uma interpretação e a atividades teatrais.    

Atividade 1: Para estimular o olhar, o contato, a relação e a concentração no seu parceiro, características marcantes em qualquer tipo de dança, o professor apresentará alguns exercícios em dupla. O primeiro será o exercício do espelho, onde o aluno B olha para o aluno A. A é o espelho, e B inicia todos os movimentos. O aluno A reflete todas as atividades e expressões faciais de B. Olhando para o espelho, B realiza uma atividade simples como lavar-se, vestir-se etc. Depois de certo tempo, traçam-se os papeis. No próximo exercício o professor pedirá que o aluno A fique atrás do aluno B. De olhos fechados o aluno A deixará seu corpo cair para trás sendo seguro pelo aluno B até o limite do seu equilíbrio. Depois o aluno B passa para frente e o aluno A deixa cair o corpo para frente, com B dando segurança. Depois os papeis são invertidos. Dando continuidade aos exercícios em dupla, o professor dará alguns comandos de como tocar o outro simultaneamente. Deve ser realizado sempre o último e o penúltimo comando. Por exemplo: “cabeça com cabeça; mão direita no joelho esquerdo; mão esquerda no pé direito; bunda com bunda”.   

Atividade 2: Na próxima atividade os pares terão que dançar algumas músicas de danças folclóricas que serão trabalhadas durante o planejamento. Todas as duplas terão que dançar no ritmo da música e apoiando uma bola de tênis na testa sem o auxílio das mãos. Serão vários estilos musicais como o samba, o frevo e o forró. As duplas que dançarem toda música sem deixar a bolinha cair, marcará ponto. No final ganhará a dupla que somar mais pontos.    

Fonte: http://www.portaleducacional.com.br/upload/blogSite/2569/2569446/11344/dan%C3%A7a%20da%20laranja2.jpg     

Atividade 3: Na última atividade da aula, o professor explicará o jogo “três estações”. O professor espalhará pela quadra, três caixas temáticas (personagem, ação e dança) contendo cartões com nomes relacionados aos temas das caixas. Os alunos serão divididos em três grupos. Todos dançarão no meio da quadra ao som da música. Quando o professor chamar o nome ou o número de um dos grupos, todos do respectivo time pronunciado, deverão correr até uma das caixas (estações), retirar um cartão e durante trinta segundo fazer a imitação da palavra retirada. Depois o professor perguntará aos outros grupos, quais foram às imitações. Cada acerto corresponderá a um ponto para o seu grupo. O aluno não poderá repetir as estações antes de ter passado por todas. Ganhará a equipe que marcar mais pontos. Veja algumas sugestões de palavras para cada tema:

Estação Personagem: funkeiro, malandro do samba, capoeirista, baiana, boi bumba e lutador com espadas.

Estação Ação: correr, pular, girar, bater palmas, lutar e comer.

Estação Danças: Forró, ciranda, frevo, samba, coco, maculelê, quadrilha junina e funk.

No final o professor reunirá a turma para uma avaliação da aula. 

Recursos Complementares

Livros: SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992.

SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais para sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2007

Avaliação

No final o professor reunirá a turma para uma avaliação da aula. Esta avaliação ocorrerá através de perguntas organizadas pelo professor.

1- O que foi mais difícil, confiar no seu parceiro ou realizar os movimentos?

2- Das três atividades propostas, qual foi a mais prezeirosa? Por que?

3- Qual foi a interpretação mais difícil? Por que?

4- No seu dia a dia, vocês sentem mais falta, de confiar nas pessoas, de conversar olhando no olhos ou de contato físico com as pessoas?