Solange Kátia E. Soares, Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Os alunos poderão aprender com essa aula a:
1º MOMENTO - O professor deverá reunir o grupo de crianças em roda e sugerir para a turma o desenho do corpo de um menino e de uma menina em tamanho real. Depois dessa conversa o docente pede para que o grupo escolha um menino e uma menina para serem representados. Depois dessa escolha o professor sugere que uma das crianças deite-se sobre uma folha de cartolina (cartolina peso 40, papel madeira ou jornal) e com um pincel atômico contorna o corpo da criança. Após o contorno, mostra para a turma como ficou a representação do contorno do corpo.
2º MOMENTO - Após essa apresentação o professor pergunta para o grupo o que está faltando na representação do corpo do colega. À medida que as crianças vão apontando o professor pede para que elas dirijam-se ao desenho e represente nele a parte que mencionou. Antes de desenhar, o professor pede para a criança apontar onde fica aquela parte e depois a criança desenha, por exemplo:
Após o desenho de cada criança é importante que o docente escreva ao lado, o nome da parte que a criança desenhou e questione o grupo acerca das idéias que já construíram sobre gênero: - É menino ou menina? Por quê?
O professor deverá observar ao final da aula se o aluno conseguiu: