Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONHECENDO O MEU CORPO - PARTE II

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Solange Kátia E. Soares, Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender com essa aula a:

  • Familiarizar-se com as características físicas do seu próprio corpo e do corpo do outro;
  • Vivenciar situações de contagem;
  • Vivenciar situações de fala e escuta;
  • Familiariza-se com as questões de gênero (masculino e femino).

Duração das atividades

2

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

O corpo é um tema muito importante para ser trabalhado com as crianças das primeiras séries da Educação Infantil. Para tanto, propomos a aula a seguir, que poderá introduzir a discussão com essa temática.

1º MOMENTO - O professor deverá reunir o grupo de crianças em roda e sugerir para a turma o desenho do corpo de um menino e de uma menina em tamanho real. Depois dessa conversa  o docente pede para que o grupo escolha um menino e uma menina para serem representados. Depois dessa escolha o professor sugere que uma das crianças deite-se sobre uma folha de cartolina (cartolina peso 40, papel madeira ou jornal) e com um pincel atômico contorna o corpo da criança. Após o contorno, mostra para a turma como ficou a representação do contorno do corpo.

2º MOMENTO - Após essa apresentação o professor pergunta para o grupo o que está faltando na representação do corpo do colega. À medida que as crianças vão apontando o professor pede para que elas dirijam-se ao desenho e represente nele a parte que mencionou. Antes de desenhar, o professor pede para a criança apontar onde fica aquela parte e depois a criança desenha, por exemplo:

  • A criança falou que está faltando a boca. O professor pede para ela apontar onde estaria a boca  para então desenhá-la.

Após o desenho de cada criança é importante que o docente escreva ao lado, o nome da parte que a criança desenhou e questione o grupo acerca das idéias que já construíram sobre gênero:  - É menino ou menina? Por quê?

Avaliação

O professor deverá observar ao final da aula se o aluno conseguiu:

  1. Nomear as partes do seu corpo e do corpo do outro (cabeça, tronco e membros);
  2. Produzir a representação do próprio corpo enomeá-la;
  3. Apresentar formas em seu desenho;
  4. Quantificar as partes do corpo;
  5. Apresentar hipóteses sobre gênero (o que é necesário para ser menino  ou menina).