Solange Kátia Epifânio Soares e Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Através do tema sobre o corpo, associado as questões geométricas, as crianças poderão:
Para se trabalhar a representação do corpo com as formas geométricas, o professor já deverá ter introduzido a temática sobre o corpo, conforme as aulas anteriores. Nesse sentido as crianças já deverão ter noção de quais as partes externas que constituem o seu corpo (cabeça, tronco e membros).
Já tendo trabalhado noções iniciais sobre a imagem corporal das crianças ( as partes externas que constituem o seu corpo e o corpo do outro) o professor traz para a sala de aula, as seguintes figuras geométricas cortadas em papel grande (tipo cartolina) e em cores diferentes:
Com esse material em mão o professor estabelece o confronto entre as mesmas através de questionamentos, como:
Depois desse questionamento o professor sugere a representação de um corpo com as formas apresentadas, em um painel fixado na parede:
Após o corpo ser montado, o professor poderá questionar o grupo se está faltando mais alguma parte do corpo. Podendo também sugerir que as crianças desenhem as partes verbalizadas como: boca, nariz, olhos entre outras.
Depois dessa atividade o professor poderá entregar para cada aluno uma folha de papel em branco e as formas previamente cortadas, em tamanho menor, com as mesmas cores que foram trabalhadas no quadro, para que cada criança monte o seu próprio boneco.
O professor deverá observar, ao final desta aula, se o seu aluno: