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REPRESENTANDO O CORPO COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Solange Kátia Epifânio Soares e Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através do tema sobre o corpo, associado as questões geométricas, as crianças poderão:

  • Vivenciar situações de contagem;
  • Familiarizar-se com as formas geométricas planas (retângulo, círculo);
  • Familiarizar-se com as cores primárias;
  • Familiarizar-se com os tamanhos (grande/pequeno).

Duração das atividades

2

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para se trabalhar a representação do corpo com as formas geométricas, o professor já deverá ter introduzido a temática sobre o corpo, conforme as aulas anteriores. Nesse sentido as crianças já deverão ter noção de quais as partes externas que constituem o seu corpo (cabeça, tronco e membros).

Estratégias e recursos da aula

Já tendo trabalhado noções iniciais sobre a imagem corporal das crianças ( as partes externas que constituem o seu corpo e o corpo do outro) o professor traz para a sala de aula, as seguintes figuras geométricas cortadas em papel grande (tipo cartolina) e em cores diferentes:

  • 1 círculo vermelho(para representar a cabeça)
  • 1 retângulo azul maior (para representar o tronco)
  • 4 retângulos amarelos menores ( para representar os membros)

Com esse material em mão o professor estabelece o confronto entre as mesmas através de questionamentos, como:

  • Vocês conhecem essas formas?
  • Quem saberia dizer o nome delas?
  • Elas são iguais?
  • Qual a cor delas? E a forma?
  • Qual é o retâgulo maior?
  • Qual o retângulo menor ?

Depois desse questionamento o professor sugere a representação de um corpo com as formas apresentadas, em um painel fixado na parede:

  • Com o círculo o que podemos representar?
  • Com o retângulo maior o que podemos representar?
  • E com os menores?

Após o corpo ser montado, o professor poderá questionar o grupo se está faltando mais alguma parte do corpo. Podendo também sugerir que as crianças desenhem as partes verbalizadas como: boca, nariz, olhos entre outras.

Depois dessa atividade o professor poderá entregar para cada aluno uma folha de papel em branco  e as formas previamente cortadas, em tamanho menor, com as mesmas cores que foram trabalhadas no quadro, para que cada criança monte o seu próprio boneco.

Avaliação

O professor deverá observar, ao final desta aula, se o seu aluno:

  • Nomeou as partes do seu corpo;
  • Conseguiu quantificar as partes do corpo;
  • Reconheceu as formas geométricas (círculo e retângulo);
  • Distigui os tamanhos (grande e pequeno) e algumas cores;
  • Montou o seu boneco através de colagem com as formas geométricas.