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VERDURA: UM MUNDO SAUDÁVEL DE CORES, FORMAS E SABORES.

Autor e Co-autor(es)

Luzia Luzinete Pereira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender com esta aula a:

  • Conhecer alguns tipos de verduras;
  • Conhecer as propriedades físicas das verduras;
  • Identificar as qualidades nutritivas de alguns tipos de verduras;
  • Conhecer o vegetarianismo;
  • Elaborar e saborear saladas e outros tipos de pratos feitos com verduras.

Duração das atividades

Quatro aulas cada uma com quarenta minutos de duração.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Noção do conceito de "nutrientes".

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhecendo algumas verduras

1º Momento – O/a professor/a deverá fazer um levantamento prévio com as crianças sobre as verduras que elas conhecem e comem. Depois, deverá registrar os nomes dessas verduras e anexar no mural.  

2º Momento – O/a professor/a deverá propor uma atividade na qual eles teriam que comparar as verduras. Para tanto, o/a professor trará para sala panfletos de supermercado para que as crianças recortem as verduras e colem no cartaz. Depois, elas deverão escrever os nomes de cada verdura.

Atividade 2 – Visitando a feira livre ou supermercado 

1º Momento – O/a professora/a combinará com as crianças de fazerem uma visita a uma feira livre ou supermercado para conhecerem e comprarem algumas verduras. Para tanto, terão que levar dinheiro para efetuarem as compras. Durante a aula passeio, as crianças terão a oportunidade de explorar as verduras, comparando e diferenciando-as.

OBS.: O/a professor/a solicitará uma autorização dos pais para a aula passeio, bem como providenciar o transporte escolar.

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/como-cozinhar-os-vegetais-980750.html

 Atividade 3 - Saboreando Hortaliças

 1º Momento - Quando a turma retornar para escola deverão explorar as hortaliças, atentando para o cheiro, textura, forma e cor do alface, brócolis, cenoura, repolho roxo, espinafre, abóbora, abobrinha, vagem,  batata doce, tomate, pimentão, cebola e alho. As crianças terão oportunidade  de observar,  manipular, cheirar e provar as verduras, no entanto o/a professor/a deverá indagar:

  • Quais as cores destes dois repolhos? (Roxo e branco)
  • O que eles tem de igual?
  • No que eles se diferem?
  • Comparem os diversos tipos de alface?
  • Observem os  dois tipos de brócolis?
  • Sintam a textura da folha do espinafre?
  •  Comparem a abóbora com a abobrinha.
  • Observem a cor berinjela e sua textura?
  •  Porque será que a salsa, coentro e cebolinha são chamadas de cheiro verde?
  •  Diferenciem a folha da couve com o alface? Qual é a diferença?
  •  Sintam o cheiro do pimentão.
  •  Observem a cor da beterraba?
  •   E a cor do espinafre?

2º Momento: O/a professor/a deverá fazer um levantamento com as crianças sobre qual a culinária preferida deles com verduras, caso as crianças não apontem nenhuma, ele/a poderá sugerir: Sopão de legumes, suflê de brócolis, Charuto de repolho, saladas, abobrinha recheada, doce de abóbora, lasanha de berinjela, pimentão recheado. Depois de escolhida a receita, o/a professor/a deverá apresentar a receita como um novo gênero textual – instrucional, que tem uma formatação específica.  

RECEITA: SOPÃO

INGREDIENTES:

 1 cenoura,

1 Chuchu,

 1 abobrinha,

 Meio repolho,

 1 berinjela,

 3 batatas,

 2 tomates

1 cebola,

 3 dentes de alho,

Sal a gosto, Azeite,

 Cheiro verde,

1 caldo de carne.  

3º Momento:  O/a professor/a poderá propor uma culinária com os ingredientes, para tanto será necessário alguns cuidados como:

  •   As crianças usarão tocas na cabeça;
  •  As facas deverão se de plástico (festa):
  •  Todos deverão lavar as mãos antes da culinária.
  •  Os ingredientes deverão ser bem lavados.

   O/a professor/a distribuirá facas plásticas para que as crianças cortem os ingredientes, serão disponibilizados pequenos potes para que todas as crianças participem da culinária. A medida em que eles forem cortando o/a professor poderá lançar algumas questões:

  •  Qual legume é mais duro?
  •  Algum dessas verduras solta tinta?
  •  Comparem a semente do tomate e a da berinjela?
  •  Que cor tem a cenoura?
  •  E a cor beterraba?
  •  E a cor espinafre?
  •  E o repolho roxo solta tinta?

  Depois as verduras  serão passadas na água, em seguida todos os ingredientes deverão ser colocados na panela, juntamente com o azeite, sal, caldo de carne e água, cozinhar por mais ou menos 20 minutos.  

http://www.cocina.org/14-10-2009/recetario/recetas-de-sopas-sopa-de-vegetales-y-pollo-a-la-inglesa  

Atividade 4 – Entrevistando uma nutricionista 

1º Momento:   O/a professor/a  comentará com as crianças sobre as qualidades nutritivas que as verduras possuem, muitas delas fundamentais para a saúde das pessoas. Por isso, ele gostaria que eles elaborassem perguntas para fazerem a entrevista com um(a) nutricionista. É importante que o professor oriente as crianças sobre o fato de que suas perguntas devem, principalmente, ser voltadas para o valor nutritivo das verduras.

2º Momento:   Durante a entrevista, é importante que as crianças tenham liberdade de fazerem perguntas que nasçam no próprio momento da entrevista, pois muitas vezes são essas a perguntas mais esclarecedoras. Durante a entrevista, o professor aproveitará para pedir que a nutricionista que explique o que é o vegetarianismo e veganismo.De acordo com os sites os veganos boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não)  O/a nutricionista deverá informar que os legumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo. A preferência deve ser por folhas verdes escuras (brócolis, mostarda, couve) e legumes amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, beterraba)

 Atividade 5 – Arte com os vegetais

 1º Momento:   O/a professor/a  poderá propor que as crianças explorem as cores dos vegetais, para isto serão distribuídas folhas A4 branca, para que as crianças esfreguem os vegetais e descubram as cores e tons desses produtos. Depois as crianças deverão socializar com os colegas suas descobertas. Em seguida, formarão pequenos grupos e cada grupo deverá elaborar um desenho sobre os legumes e verduras e o mesmo deverá ser pintado com a tinta natural.                  

 Atividade 6 – Plantando as verduras.

 1º Momento: O/a professor/a poderá propor a plantação de canteiros de hortaliças, para tanto deverá preparar a terra dos canteiros ou dos vasos (garrafas pet recortadas). Cada criança poderá cultivar seu vaso,  basta colocar terra e semente ou muda (couve, cheiro verde, hortelã, tomate, alface, etc). Sabendo que demandará um certo cuidado, pois terão que regar as mudas, deixar que fiquem em local arejado e que de preferência receba a luz do sol.

Recursos Complementares

Avaliação

O aluno será avaliado pelo entendimento que conquistou durante o estudo sobre as verduras, pela dedicação no momento de realizar os trabalhos, pela sua conscientização da importância das verduras para uma alimentação equilibrada, por sua capacidade de cumprir combinados.