Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
O aluno, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender com esta aula a:
Atividade 1 – Conhecendo algumas verduras
1º Momento – O/a professor/a deverá fazer um levantamento prévio com as crianças sobre as verduras que elas conhecem e comem. Depois, deverá registrar os nomes dessas verduras e anexar no mural.
2º Momento – O/a professor/a deverá propor uma atividade na qual eles teriam que comparar as verduras. Para tanto, o/a professor trará para sala panfletos de supermercado para que as crianças recortem as verduras e colem no cartaz. Depois, elas deverão escrever os nomes de cada verdura.
Atividade 2 – Visitando a feira livre ou supermercado
1º Momento – O/a professora/a combinará com as crianças de fazerem uma visita a uma feira livre ou supermercado para conhecerem e comprarem algumas verduras. Para tanto, terão que levar dinheiro para efetuarem as compras. Durante a aula passeio, as crianças terão a oportunidade de explorar as verduras, comparando e diferenciando-as.
OBS.: O/a professor/a solicitará uma autorização dos pais para a aula passeio, bem como providenciar o transporte escolar.
http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/como-cozinhar-os-vegetais-980750.html
Atividade 3 - Saboreando Hortaliças
1º Momento - Quando a turma retornar para escola deverão explorar as hortaliças, atentando para o cheiro, textura, forma e cor do alface, brócolis, cenoura, repolho roxo, espinafre, abóbora, abobrinha, vagem, batata doce, tomate, pimentão, cebola e alho. As crianças terão oportunidade de observar, manipular, cheirar e provar as verduras, no entanto o/a professor/a deverá indagar:
2º Momento: O/a professor/a deverá fazer um levantamento com as crianças sobre qual a culinária preferida deles com verduras, caso as crianças não apontem nenhuma, ele/a poderá sugerir: Sopão de legumes, suflê de brócolis, Charuto de repolho, saladas, abobrinha recheada, doce de abóbora, lasanha de berinjela, pimentão recheado. Depois de escolhida a receita, o/a professor/a deverá apresentar a receita como um novo gênero textual – instrucional, que tem uma formatação específica.
RECEITA: SOPÃO
INGREDIENTES:
1 cenoura,
1 Chuchu,
1 abobrinha,
Meio repolho,
1 berinjela,
3 batatas,
2 tomates
1 cebola,
3 dentes de alho,
Sal a gosto, Azeite,
Cheiro verde,
1 caldo de carne.
3º Momento: O/a professor/a poderá propor uma culinária com os ingredientes, para tanto será necessário alguns cuidados como:
O/a professor/a distribuirá facas plásticas para que as crianças cortem os ingredientes, serão disponibilizados pequenos potes para que todas as crianças participem da culinária. A medida em que eles forem cortando o/a professor poderá lançar algumas questões:
Depois as verduras serão passadas na água, em seguida todos os ingredientes deverão ser colocados na panela, juntamente com o azeite, sal, caldo de carne e água, cozinhar por mais ou menos 20 minutos.
http://www.cocina.org/14-10-2009/recetario/recetas-de-sopas-sopa-de-vegetales-y-pollo-a-la-inglesa
Atividade 4 – Entrevistando uma nutricionista
1º Momento: O/a professor/a comentará com as crianças sobre as qualidades nutritivas que as verduras possuem, muitas delas fundamentais para a saúde das pessoas. Por isso, ele gostaria que eles elaborassem perguntas para fazerem a entrevista com um(a) nutricionista. É importante que o professor oriente as crianças sobre o fato de que suas perguntas devem, principalmente, ser voltadas para o valor nutritivo das verduras.
2º Momento: Durante a entrevista, é importante que as crianças tenham liberdade de fazerem perguntas que nasçam no próprio momento da entrevista, pois muitas vezes são essas a perguntas mais esclarecedoras. Durante a entrevista, o professor aproveitará para pedir que a nutricionista que explique o que é o vegetarianismo e veganismo.De acordo com os sites os veganos boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não) O/a nutricionista deverá informar que os legumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo. A preferência deve ser por folhas verdes escuras (brócolis, mostarda, couve) e legumes amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, beterraba)
Atividade 5 – Arte com os vegetais
1º Momento: O/a professor/a poderá propor que as crianças explorem as cores dos vegetais, para isto serão distribuídas folhas A4 branca, para que as crianças esfreguem os vegetais e descubram as cores e tons desses produtos. Depois as crianças deverão socializar com os colegas suas descobertas. Em seguida, formarão pequenos grupos e cada grupo deverá elaborar um desenho sobre os legumes e verduras e o mesmo deverá ser pintado com a tinta natural.
Atividade 6 – Plantando as verduras.
1º Momento: O/a professor/a poderá propor a plantação de canteiros de hortaliças, para tanto deverá preparar a terra dos canteiros ou dos vasos (garrafas pet recortadas). Cada criança poderá cultivar seu vaso, basta colocar terra e semente ou muda (couve, cheiro verde, hortelã, tomate, alface, etc). Sabendo que demandará um certo cuidado, pois terão que regar as mudas, deixar que fiquem em local arejado e que de preferência receba a luz do sol.
Sites para pesquisa:
O aluno será avaliado pelo entendimento que conquistou durante o estudo sobre as verduras, pela dedicação no momento de realizar os trabalhos, pela sua conscientização da importância das verduras para uma alimentação equilibrada, por sua capacidade de cumprir combinados.