Portal do Professor

Início do Conteúdo

?OPER?RIOS? DE TARSILA DO AMARAL: UM NOVO OLHAR

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimar?es Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:  

  • Conhecer a vida da artista Tarsila do Amaral;
  • Conhecer as obras de Tarsila do Amaral, especificamente “ Operários”;
  • Realizar uma releitura da obra “Operários” de Tarsila do Amaral; Confeccionar máscaras .

Duração das atividades

6 aulas de aproximadamente 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO 

Inicialmente o professor poderá perguntar às crianças se conhecem Tarsila do Amaral, se já ouviram ou viram suas obras.  

O professor poderá então motivar o grupo a conhecê-la através da leitura do livro: “A infância de Tarsila do Amaral”, de Carla Caruso.

Capa do livro: A infância de Tarsila do Amaral.

Nesse momento o professor apresenta a história e aborda a temática da infância de Tarsila e, em seguida provoca uma discussão sobre a infância da artista e as infâncias de cada um. Depois da leitura e conversa com a turma o professor sugere a turma uma aula no laboratório de informática, para visitar o site da artista (se não houver laboratório de informática o professor poderá realizar esta atividade de forma coletiva em um único computador em algum espaço da escola).   

2º MOMENTO

Antes de encaminhar os alunos para o laboratório de informática o professor deverá orientar na construção de um roteiro que oriente a pesquisa, neste caso: informações sobre a artista, suas obras e a história ou o contexto da realização de cada uma delas.

Apresentamos como sugestão para a visita à internet o seguinte site:

http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm  

Imagem do site: Tarsila do Amaral

Sugerimos ainda que o professor organize a turma em grupos menores, para que cada grupo pesquise com mais detalhes um dos aspectos.

As informações pesquisadas pelos grupos poderão ser apresentadas posteriormente em sala de aula.

3º MOMENTO

Nesse momento cada grupo apresenta as informações pesquisadas para toda a  turma, promovendo assim um momento de discussão sobre a temática.

Após essa apresentação o professor poderá sugerir um registro escrito sobre o que cada aluno aprendeu nessa aula sobre Tarsila do Amaral.

4º, 5º e 6º  MOMENTOS

Após realizar um estudo sobre a vida e a obra de Tarsila, orientamos que o professor apresente a possibilidade de construção de uma releitura de uma das obras de Tarsila. Sugerimos para essa construção uma releitura da obra: “Operários”.

Operários, 1933

Em um primeiro momento o professor apresenta a obra  “Operários” pede para que cada criança a observe, perceba seus detalhes, suas formas,  suas cores, fundo. Depois dessa apresentação o professor poderá falar um pouco sobre a obra e sugerir que a turma construa uma releitura da mesma.

Apresentamos como sugestão de uma releitura coletiva. Essa atividade apresenta uma experiência vivenciada por uma turma de 2º ano, que decidiu homenagear a escola. Para tanto, utilizamos máscara de gesso representando cada criança da turma e pintamos coletivamente no fundo a imagem da escola.

A construção das máscaras

Sugerimos dois tipos máscaras: a máscara de gesso e a máscara de papel. A máscara de papel pode ser observada no seguinte link:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6931   na aula: “O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Confeccionando máscaras”.

Já a máscara de gesso apresentaremos o seu passo a passo:

Essa imagem foi retirada do site: Como fazer tudo em artesanato  

Receita da máscara de gesso

Material:   

  • Atadura gessada (encontra-se em farmácias);
  • Vaselina ou algum creme gorduroso
  • Água  

 Modo de fazer:   

  1. Passe vaselina ou algum creme gorduroso no rosto da pessoa.
  2. Corte a atadura gessada em retângulos de aproximadamente 3/7cm.
  3.  Molhe um pedaço na água (coloque água em um prato) e retire rapidamente. Aplique no rosto da pessoa e alise delicadamente com os dedos para o gesso se espalhar pela atadura. (não deixe pontas levantadas).
  4. Cubra o rosto todo e repita o processo mais duas vezes.  
  5. Deixe secar alguns minutos e retire do rosto.
  6. Deixe secar até o outro dia.   

Construindo a releitura

Depois das máscars prontas as crianças deverão realizar a pintura das máscaras.

O desenho do fundo do painel.

Organizarão as máscaras no painel.

Painel concluido.

  

                                         

Após essas etapas, sugerimos a exposição dessa atividade.

Recursos Complementares

Sugerimos também o livro: Tarsila do Amaral, coleção mestre das artes no Brasil de Ângela Braga.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  

  • Realizaram as pesquisas orientadas pelo professor;
  • Participaram das discussões em sala sobre a vida e obra Tarsila do Amaral;
  • Participaram da construção da releitura da obra “Operários” de Tarsila.