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Fotografia: que recurso é este?

Autor e Co-autor(es)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •    Apreciar fotografias
  •    Refletir sobre a importância da fotografia
  •   Conhecer os recursos de uma máquina fotográfica

Duração das atividades

4 momentos de aproximadamente 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, as crianças devem ter familiaridade com fotografias.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:  

A professora deve iniciar esta aula apresentando fotografias as mais variadas para as crianças e em seguida fazer perguntas e questionamentos do tipo: o que vocês estão vendo? Que material é este? Certamente as respostas das crianças apontarão para o conteúdo e cenário das fotografias e não para o recurso em si. A professora deve então insistir para que as crianças cheguem à conclusão de que são fotografias. A professora deve prosseguir nas interrogações: são da mesma cor, são coloridas, preto e branco? Como será que faz fotografias, necessita de algum material para fazê-las? A professora deve listar todas as hipóteses das crianças para retomar posteriormente e comparar com o que as crianças aprenderam no processo.

2º Momento:

A professora deve propor uma reflexão sobre a utilidade das fotografias. Neste momento deve explorar a importância da fotografia como registro de fatos e acontecimentos, como auxílio à memória e como fonte documental. Á medida que vai fazendo esta mediação, a professora deve resgatar junto às crianças os eventos em que se faz fotografias e produzir uma lista junto com elas. Ex: festa de aniversário, viagem, férias, casamento, batizado, primeira comunhão etc.

3º Momento:

A professora deve interrogar as crianças sobre os instrumentos/máquinas utilizados para fazer fotografias e perguntar como será que a máquina capta a imagem das pessoas, objetos e coisas. Deve ouvir as crianças e encorajá-las a registrar suas hipóteses com desenhos e escrita.

Texto de apoio aos prfessores:

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mera_digital 

4º Momento:    

A professora deve levar máquinas fotográficas para sala de aula, de preferência uma digital e uma analógica para explorá-las junto com as crianças, estabelecendo as diferenças e semelhanças entre elas. As crianças poderão perceber, por exemplo, que a máquina digital possui recursos de aproximação da imagem, que na própria máquina é possível mudar as cores da foto, corrigir olho vermelho etc. Já nas máquinas mais antigas estes recursos não existem, além de ser alimentada por pilhas e necessitar de filme fotográfico. Como atividade desta aula, além do manuseio e comparação dos dois tipos de máquinas, as crianças devem ser encorajadas a escrever um texto individual que trate dos novos conhecimentos adquiridos sobre o assunto.

texto de apoio ao professor:

http://omeuolhar.com/artigos/comparacao-maquinas-fotograficas-digitais-analogicas 

Recursos Complementares

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguiram apreciar e identificar vários tipos de fotografias; se refletiram e expressaram a importância da fotografia e se conseguiram identificar os recursos de uma máquina fotográfica