Portal do Professor

Início do Conteúdo

Economia feudal e suas transformações

Autor e Co-autor(es)

Leila Floresta imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Alinne Grazielle Neves Costa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Caracterizar a unidade de produção senhorial.
  •  Entender o papel central da agricultura na economia da Idade Média.  
  •  Descrever outras atividades econômicas (comércio e artesanato) na Idade Média.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o processo de formação e consolidação do sistema feudal na Europa.

Estratégias e recursos da aula

Iniciar aula com vídeo disponível no youtube. O vídeo traz uma dimensão geral da produção senhorial e as principais obrigações dos servos no feudo e em relação ao senhor feudal. O vídeo é ambientado com cenas de três filmes importantes sobre está temática: Robin Hood, o príncipe dos ladrões, O Senhor da Guerra e Coração Valente. Verificar se os alunos já assistiram alguns desses filmes.

" target="_blank">- 

 http://www.youtube.com/watch?v=6x74duLYleg 

Atividade 1: Após exibição deste vídeo, peça aos alunos que façam um relatório apontando os aspectos mais importantes do que foi visto e principalmente citar as principais obrigações dos servos no feudo. Depois, faça um debate com as informações coletadas pelos alunos em seu relatório.

Atividade 2:

Atenção : apesar da boa abordagem do vídeo sobre o tema, é importante que o professor sugira  uma pesquisa para que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre o comércio e o artesanato, atividades desenvolvidas também neste período.

Outro conhecimento que o aluno poderá ampliar e pesquisar é sobre as feiras medievais, responsáveis  por criar algumas cidades e revitalizar o comércio e o uso de dinheiro.

Sugestões de sites para esta pesquisa:

Após pesquisar os alunos deverão produzir cartazes para socialização das informções obtidas.

Atividade 3- A feira medieval e a feira atual: semelhanças e diferenças   

1- Apresente aos alunos a gravura abaixo e peça que a observem atentamente, em todos os detalhes.

2- Oriente os alunos a descreverem o que vêem.

3- No segundo momento desta atividade, os alunos devem visitar uma feira em sua cidade e registrá-la através de fotos.

 4- Promova um debate na turma para que os alunos discutam as semelhanças e diferenças entre a feira medieval e a feira atual.

 5- Realize uma exposição das fotos feitas pelos alunos.

 

http://zinezuada.wordpress.com/2010/02/14/feiras-medievais/ 

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas pesquisas, debates, fotografias e também por atividades escritas sobre as aulas ministradas.