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PARLENDAS E LENGALENGAS

Autor e Co-autor(es)

Naire Jane Capistrano imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •   Pesquisar com as famílias parlendas e lengalengas
  •   Organizar um acervo na sala de aula das parlendas e lengalengas trazidas pelas crianças
  •   Brincar de ler e dizer parlendas e lengalengas.  

Duração das atividades

4 momentos de aproximadamente 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula as crianças devem ter familiaridade com brincar com as palavras.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento:

O professor pode iniciar a aula perguntando as crianças se elas já ouviram falar nos termos parlendas e lengalengas. Ouvir as crianças e registrar suas hipóteses, bem como o nome de parlendas que elas conheem. Depois pode convidá-las para briincar de recitar parlendas e lengalengas. Em seguida, incentivar a turma a buscar novas parlendas e lengalengas entre os familiares. Para isso, a professora ou o professor pode organizar uma pesquisa para ser feita com as famílias. Além do acervo trazido pelas crianças, cabe ao professor também realizar nova pesquisa para garantir a ampliação do repertório. 

2° Momento:

De posse do seu material e das atividades enviadas pelos familiares, na roda, o professor poderá fazer uma leitura desses textos, que propiciará apontar as parlendas e lengalengas já conhecidas do grupo, as que se repetem, as engraçadas, as preferidas..O  professor deve propor a ecrita coletiva de uma parlenda ou lengalenga previamente escolhida pelo grupo de crianças. O texto deve ser afixado na sala e em seguida o professor solicita que as crianças façam desenhos para ilustrar o texto.

3° Momento:

A professora ou o professor deve organizar o material pesquisado em fichas de cartolina colorida e levá-las para as crianças ilustrarem. Cada criança poderá escolher uma parlenda ou lengalenga para ilustrar. A ilustração poderá ser feita, por exemplo, através de desenhos. Em seguida, caberá à professora ou ao professor levar para roda as fichas com as ilustrações e fazer novas leituras.

Crianças lendo parlendas e lengalengas. Fonte: Arquivo da autora

4º Momento:

A leitura das parlendas e lengalengas deverá, inicialmente, ter lugar reservado na rotina, como: na volta do parque, e ser guardada em local acessível, a fim de que possam ser manuseadas em momentos de atividades livres. Atentos a esses cuidados, o trabalho junto com as crianças é brincar de ler, recitar parlendas e lengalengas, ampliando, assim, o repertório das crianças em relação a estes gêneros textuais. 

Recursos Complementares

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças se envolveram na pesquisa de parlendas e lengalengas junto a suas famílias, se demonstraram prazer em brincar com parlendas e lengalengas e se aprenderam a recitar alguns destes textos de cor.