| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
| Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
| Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
| Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Poesia como possibilidade do homem de manifestar emoções.
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
OBS: Esta primeira atividade objetiva despertar a curiosidade dos alunos para a temática: poesia. Para isso, o professor terá de ser o mais espontâneo e versátil possível para prender a atenção do aluno. Também deverá preparar uma boa declamação. O professor levará para a aula um grande baú. Sem falar nada para os alunos, abrirá esse baú e começará a retirar objetos, roupas e/ou imagens que reportam de alguma maneira à poesia que declamará. Por exemplo, o professor pode recitar o poema de Cecília Meireles, Retrato, e retirar do baú um espelho e um xale. Se recitar Fadas e Bruxas, de Roseana Murray, pode retirar do baú uma vara de condão e um chapéu de bruxa. Assim por diante conforme poemas infantis que escolher para este momento.
|
RETRATO "Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: Em que espelho ficou perdida a minha face?" Cecília Meireles |
|
FADAS E BRUXAS Metade de mim é fada, a outra metade é bruxa. Uma escreve com sol, a outra escreve com a lua. Uma anda pelas ruas cantarolando baixinho, a outra caminha de noite dando de comer à sua sombra. Uma é séria, a outra sorrí; uma voa, a outra é pesada. Uma sonha dormindo, a outra sonha acordada. Roseana Murray in Pêra, Uva ou Maçã, ed. Scipione, 2005 http://www.roseanamurray.com/poemas.asp http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/fadinhadany.spaceblog.com.br/images/gd/1197999716/Fadas-x-Bruxas.jpg |
Atividade 2
Depois das declamações, o professor ainda com o baú em sala, tirará objetos para que os alunos espontânea e livremente criem poeminhas os quais necessariamente devem contemplar o objeto retirado. Caso o objeto seja um lápis, por exemplo, o aluno, no mesmo instante, deve preparar um poeminha com o lápis. Importante: professor, claro que nesta atividade o que está em jogo é a capacidade inventiva e criativa do aluno de ser surpreendido pelo objeto e ao mesmo tempo ter de construir um poema. Por isso, o mais interessante é que você diga aos alunos antes do início da atividade que o que está em jogo não é a beleza das rimas ou o tamanho do poema. O que vale é a capacidade de raciocinar poeticamente sobre um dado objeto.
Atividade 3
Terminada a sessão inventiva com os alunos, o professor exibirá os e-books de poemas infantis criados por Kate Weiss e disponíveis no endereço:
http://www.kateweiss.art.br/ebooks.php?&pag=3
Elegerá alguns poeminhas e junto com os alunos vocalizará o poema com todas as entonações conforme pede uma boa declamação. À medida que lê os poemas, o professor pode questionar os alunos quanto:
Aula 2
Atividade
Esta aula deverá acontecer no laboratório de informática para que os alunos assistam a algumas declamações postadas no You Tube. Os alunos, sentados em círculo, assistirão à declamação de poemas infantis de autores brasileiros reconhecidos pela crítica literária:
Retrato, de Cecília Meireles
http://www.youtube.com/watch?v=hYEMQ0Gbe38&feature=related
Trem de ferro, de Manuel Bandeira
http://www.youtube.com/watch?v=D-oxanwwif8&feature=related
http://3.bp.blogspot.com/_m2Wz-VZIQ8o/SI-0t0B2ClI/AAAAAAAAAlw/-Yrc44m9cS0/s400/Trem%5B1%5D.JPG
O paciente distraído, de Mario Quintana
http://www.youtube.com/watch?v=sIYMh1tHd70&feature=related
http://i.ytimg.com/vi/sIYMh1tHd70/0.jpg
A galinha d’angola, de Vinícius de Moraes
http://www.youtube.com/watch?v=eD5UKAH3lvY&NR=1
http://sp9.fotolog.com/photo/57/6/83/kikhy/1196546156_f.jpg
A porta, de Vinícius de Moraes
http://www.youtube.com/watch?v=_eENCE45PN4&feature=related
http://2.bp.blogspot.com/_RGJI5DEoLr0/SryufeuCpiI/AAAAAAAAASI/yRR0QqQ917o/s400/porta-1.jpg
O relógio, de Vinícius de Moraes
http://www.youtube.com/watch?v=9QjuspUwkmk&feature=related
http://2.bp.blogspot.com/_lOvLu6cLtiQ/SfRDYWKiv4I/AAAAAAAAAFE/wpxIaHL0hvI/s320/relogio.jpg
Ocorrência, de Ferreira Gullar
http://www.youtube.com/watch?v=Hb0GHFZB708&feature=related
Caprichos e relaxos, de Paulo Leminsk
http://www.youtube.com/watch?v=Nc1ceexjsB0&feature=related
O eco, de Cecília Meireles
http://www.youtube.com/watch?v=s2LSaKzXFfw&feature=related
http://i.ytimg.com/vi/s2LSaKzXFfw/0.jpg
A casa em ruínas, de Mario Quintana
http://www.youtube.com/watch?v=lX8EzU2P7qY&feature=related
http://www.lagesimoveis.com.br/resources/papeis_parede/26563__2b9fcb9910.jpg
Ao final da sessão, o professor dará aos alunos papel e caneta para que eles representem no papel o poema e a declamação que mais gostaram. Os alunos terão liberdade para desenhar, colorir, escrever etc. O que importa neste momento é o fato de pelo menos um poema ter “tocado”/chamado a atenção do aluno e o fato de como ele registrará essa emoção poética advinda das declamações. Ao final dessa atividade, o professor elegerá alguns alunos para explicarem seu registro aos colegas.
Importante: professor aproveite os registros e faça um mural. Aproveite para desenvolver a partir dessa atividade outros trabalhos, como escrita coletiva dos registros; escrita individual do registro de um colega; exposição oral dos trabalhos; criação de um produto artístico desse registro etc.
Aula 3
Atividade 1
Ainda no laboratório de informática, os alunos assistirão a outras crianças declamando poesias. Para cada declamação assistida, o professor solicitará que os alunos escrevam um comentário do que assistiram: “Gostaram do que viram? Por quê? Fariam alguma coisa diferente? O que jamais fariam igual?”.
Importante: professor, o comentário também pode ser elaborado na modalidade oral da língua.
EXEMPLOS DE DECLAMAÇÃO
http://www.youtube.com/watch?v=RWxTamCCFlM
http://www.youtube.com/watch?v=yfwyjyZnAIw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=cPFDxk_rlD8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=qUW3_e_J3CM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=DfttwI7UpAU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=xm3x2whT2Zo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ivG-5z_gvvA&feature=related
Para o fechamento desta atividade, o professor, no quadro, escreverá a partir da opinião dos alunos - após assistirem a declamações - o que é importante para que qualquer declamação seja um sucesso. Algumas questões merecem destaque, como:
Atividade 2
O professor sorteará entre a turma poesias a serem declamadas. As poesias podem ser as que foram apresentadas aos alunos na atividade da aula 2. Entregará aos alunos a xerocópia para que os estudantes façam um plano (um script) de como será sua declamação, levando em consideração os aspectos discutidos anteriormente.
Aula 4
Chegou o grande momento: a declamação de poesias!
Importante: professor, grave as declamações para que, em momento posterior, os alunos possam rever suas atuações e atuarem de forma crítica sobre suas performances. Como já exerceram a capacidade de observação e de criticar outras crianças, eles serão capazes de observarem o que foi bom e o que poderia ter sido melhor na declamação. Depois, organize um recital de poesias, convidando outros professores a desenvolverem trabalho semelhante ao seu para que, juntos, difundam a poesia na e para as crianças.
Para leitura do professor:
QUADROS, Deisily; HANDA, Monica Brotto. Criança e poesia: uma brincadeira com as palavras. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-275-TC.pdf
MENEZES, Sônia Maria dos Santos. Poesia e infância. Disponível em: http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/infancia/D_poesia.html
FRANÇA, Fabiana Fernandes e DOMINGOS, Klytia Braga da Silva. Com o pé na poesia. Disponível em: http://www.alb.com.br/anais16/sem02pdf/sm02ss02_04.pdf
Nesta proposta de trabalho com a poesia, a avaliação é feita ao longo de todo percurso de imersão do aluno no mundo poético. Mais precisamente, o professor deve estar atento à declamação final dos alunos, tendo em vista que os aspectos importantes para uma boa performance foram listados no quadro coletivamente. Por isso é aconselhado gravar as declamações para que o aluno, ao se ver, possa ter a percepção do que foi bom e do que não foi mediante seu estudo de declamação poética.