Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Geometria e o balão – feito para enfeitar, não para voar.

Autor e Co-autor(es)

Maria Lucia Brandão dos Santos imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar curvas fechadas e abertas, simples e não simples.
  • Nomear diferentes polígonos.
  • Criar desenhos utilizando curvas e polígonos.

Duração das atividades

3 aulas de 50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Identificação de polígonos simples.

Estratégias e recursos da aula

1° momento:

          Na aula anterior, a turma deverá ter ouvido uma história sobre balão e discutido sobre a importância de não soltá-los. Uma história apropriada para esta atividade é a retirada da fonte“O balão que não queria subir” de Regina Lucia Nemer - EDC - (imagem do livro scaneada).

 

          Os alunos devem ter levantado algumas situações em que podemos nos divertir, sem soltá-lo. Aproveitar a sugestão de enfeitá-lo e, então, começar a trabalhar com curvas abertas e fechadas, simples e não simples.

          No pátio ou, se não for possivel, na própria sala de aula, com as carteiras ao redor, realizar a seguinte brincadeira:

          Usando cordões coloridos, de 1m e 50cm cada, formar no chão estas curvas:

          Apresentá-las como curvas abertas simples e pedir que os alunos reflitam o porquê. Depois, andam descalças sobre os cordões.

          Formar no chão, as seguintes curvas e pedir que eles sugiram o nome dado a elas e o porquê.

  • Curvas fechadas simples
  • Curvas abertas não simples

          Com os mesmos cordões formar as curvas abaixo e pedir que pensem em como podem ser nomeadas.  

 

Fonte da imagem:  http://cytrindade.blogspot.com/2008/02/curvas-abertas-e-curvas-fechadas.html

          

                                         

      Pedir, então, que imaginem que curvas podem surgir agora...

  1. Simples ou não simples?
  2. Abertas ou fechadas?
  3. Curvas fechadas não simples?

2° momento:    

          No pátio, distribuir para a turma, dividirda em 4 grupos, cordões de 4 cores (uma para cada grupo) e criar desafios, para cada um deles, envolvendo curvas.   

3° momento:

          Voltando para a sala, os alunos recebem seus balões feitos em dobradura – VER AULA – Portal do Professor: e pensar em que formas geométricas pensamos, quando olhamos um balão:

          Apresentar diferentes polígonos em cartões, de 30cm por 30cm (quadrado, triângulo, retângulo, losango) e eles vão identificando.

          É importante, neste momento em que os alunos estão com seus balões nas mãos, que eles sintam que o balão não é um polígono, pois é tridimensional.

          Imaginar em que outros lugares ou em que objetos identificamos a forma de um balão?   

4° momento:

          “ Se balão não é para soltar”, que tal, então, enfeitarmos nossos balões com as curvas que conhecemos hoje?

          Os alunos, com hidrocores ou com pedaços de lã cobridos, criam curvas sobre as faces do balão.

          Depois, enfeitam o pátio, os corredores da escola, a sala ou outro local escolhido pela turma.

Recursos Complementares

DVD: A geometria do Mickey.

Avaliação

  • A formação das curvas com cordões no pátio, o caminhar sobre elas, a criaçção de curvas nos balões e as inferências realizadas fornecerão, ao professor, momentos ricos para sua avaliação e para o planejamento das próximas atividades.