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Singular e Plural

Autor e Co-autor(es)

Ana Let?cia Lima Guedes imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Aspectos gramaticais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

-  Trabalhar a noção de número: singular e plural;

-  Identificar palavras que representam singular ou plural;

- Substituir nomes na frase do singular para o plural ou vice-versa.

Duração das atividades

2 a 3 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter o domínio da leitura e do código da escrita.

Estratégias e recursos da aula

- figuras ou fotos de um e mais objetos

- brinquedos (bonecas, carrinhos, piões, etc)

- espaço da sala de aula e material escolar

- cartolina colorida, pilot, canetinhas, giz de cera

- folha ou bloco pautado e caderno

- blocão feito de papel pardo

- Livro: Contos Fantásticos das Trigêmeas – Robin Hood, texto de Amélia López, Ed. Scipione.

- ficha de atividades  

 Atividade 1 

 Traga para sala figuras, fotos ou objetos representando um só e mais de um. Utilize também o próprio material escolar dos alunos.

 Explore oralmente o nome de cada um. Aproveite para realizar um autoditado. Ora apresente apenas um e ora mais de um, pedindo para que escrevam em folha ou bloco pautado.

 Depois compare os nomes como são escritos no singular e no plural. Destaque a diferença do nome no singular (um só) e no plural (mais de um), poderá se preferir não usar a nomenclatura gramatical (singular e plural).

 Exemplos: menino/meninos, boneca/bonecas, caneta/canetas, relógio/relógios, borracha/borrachas, cola/colas, carrinho/carrinhos, pião/piões, entre outros.  

 Proponha em seguida que criem jogos em dupla ou grupo para trabalhar com singular e plural. Ofereça material diverso para construção do jogo: cartolina colorida, pilot, giz de cera, etc.

 Sugira algumas ideias. Poderiam criar um jogo de cartas, combinando os pares de figuras e nomes que representem um só e mais de um.

 Outras sugestões: um bingo com cartelas, apresentando o plural e as palavras no singular seriam escritas em tiras para serem cantadas;

 um jogo de memória, com a correspondência entre as peças pelo singular e plural;

 um quebra-cabeça, montando figuras e palavras, combinadas pela ideia de um só e mais de um;

 um jogo de desafiar o outro, perguntando o plural e a resposta certa deveria estar escrita no verso de uma carta;

 . . .  e veja o que mais são capazes de inventar.

 Proponha depois uma apresentação do jogo e das regras para turma.   

Atividade 2  

 Faça um levantamento com a turma do que há na sala de aula que representa um só e mais de um e anote no quadro. Então poderiam aparecer os nomes:                      

    UM SÓ: professor, apagador, mesa do professor, cadeira do professor, lixeira, diário de classe, porta

    MAIS DE UM: alunos, murais, armários, janelas, ventiladores, mesas, cadeiras, livros, cadernos, estojos, agendas, mochilas, lancheiras, canetas, lápis e outros  

 Lance a nomenclatura de singular e plural, se considerar necessário e pertinente à série em que está trabalhando, ou continue usando: um só e mais de um.

 Proponha comparar o nome da lista de um só (singular) com o mesmo nome, se representasse mais de um.

 Experimente também fazer o mesmo com os nomes da lista de mais de um (plural), como se fosse um só, destacando a diferença na terminação.

 Explore a palavra lápis e mostre que há palavras que não se modificam com a mudança de número e servem para dar ideia de um só e mais de um, assim como: tênis, ônibus e pires.

 Leve a turma a concluir que há nomes em que no plural, apenas se acrescenta o s e em outros há modificações maiores. Por exemplo: ventiladores e murais.

 Liste no quadro outras palavras que terminam como ventilador e transforme em mais de um (plural). Destaque a terminação.

 Peça para copiarem em folha ou caderno. Poderá ter como exemplo, a partir de ventilador: cor/cores, flor/flores, apagador/apagadores, interruptor/interruptores, dor/dores.

 Proceda da mesma forma com mural e liste outras palavras que terminam em l. Exemplos: jornal/jornais, real/reais, pastel/pastéis, anel/anéis, caracol/caracóis.

 Poderá sistematizar regras de plural com o grupo a partir da observação da terminação das palavras.

 Então concluir, a partir da lista de ventilador que em palavras terminadas em r, acrescenta-se es.

 A partir do outro exemplo mural, concluir que nas palavras terminadas em  al, el, ol, il, ul, troca-se o l por is. Ainda que plural das terminadas em el e ol, ganha acento.

 Uma sugestão seria criar um blocão feito de papel pardo para registrar as descobertas que realizaram sobre plural e pendurar no mural da sala.

 É possível continuar trabalhando em outras aulas, com outras terminações que gerem novas descobertas.

 Palavras terminadas em ão que no plural podem passar para ões, ãos ou ães. Exemplos: limão/limões, balão/balões, mão/mãos, irmão/irmãos, pão/pães, capitão/capitães.

 Palavras terminadas em m que no plural, passam para ns. Exemplos: homem/homens, batom/batons, marrom/marrons, jardim/jardins.

 De acordo com a série em que vai trabalhar o conteúdo, procure selecionar o que considera pertinente.

 No 2º ano por exemplo, não há necessidade de sistematizar todas as regras de plural, o que talvez  para uma série mais alta fosse mais importante.

 Vale encaminhar em qualquer série a proposta de que se chegue à regra por conclusão e não que se parta direto da informação.

 De fato, que a regra surja como resultado da observação, analisando a terminação das palavras como são escritas no singular e no plural, geradas por listas que se elabore gradativamente com a turma.  

 Atividade 3   

                                         TRABALHANDO COM FRASES . . .

Resgate uma história da literatura infantil que tenha um personagem e mais de um.

Exemplos: Branca de Neve e os Sete Anões, Ali Babá e os 40 ladrões, Os Três Porquinhos e o Lobo mau, Os Três Lobinhos e o Porco mau, Contos Fantásticos das Trigêmeas, entre outros.

Explore trechos da história que falam de um só personagem e de mais de um personagem. Então, compare as frases. Segue exemplo.   

 Trabalhando com texto dos Contos Fantásticos das Trigêmeas - Robin Hood, destaque:  

 “Bruxa Onilda jogou uma poção sonífera no caldeirão da sopa.”  

 Então a ideia agora é perguntar para os alunos: E como ficaria a frase, se tivesse sido as sobrinhas dela, as trigêmeas? Elabore com eles a nova frase.

  As trigêmeas jogaram uma poção sonífera no caldeirão da sopa. 

  Repita a proposta, utilizando personagens de outras histórias, por exemplo:  

  Branca de Neve entra na casa.

  E se fossem os Sete Anões, como ficaria a frase?  

  Os Sete Anões entram na casa.  

 Continue explorando agora o singular e o plural em frases.

 Proponha ficha de atividades em que ao passar um nome para o plural ou singular, será preciso também fazer o resto da frase combinar.

 Comece fazendo com os alunos e depois permita que continuem com independência. Corrija, no final, com a turma as respostas.  

Sugestão de ficha de atividades:

  1-Como ficará a frase se for mais de um?  Reescreva, fazendo as modificações necessárias.

   a) O pássaro canta na minha varanda.

   ______________________________________________________

  b) A mulher andou de metrô.   

  ______________________________________________________   

  c) O ventilador parou de funcionar.

  ______________________________________________________  

 d) O caminhão recolhe o lixo.  

 ______________________________________________________    

 2- E se fosse um só?  Reescreva a frase.

 a) Os professores estão em reunião.

   _____________________________________________________  

 b) As crianças lancham no pátio.  

  ______________________________________________________   

c) Os murais foram arrumados.  

 _______________________________________________________   

d) As mãos ficaram sujas de tinta.  

 _______________________________________________________  

Recursos Complementares

Consulte regras e algumas dicas para o trabalho com singular e plural no site:

  http://www.colegioweb.com.br/portugues-infantil/singular-e-plural   

 

Avaliação

Na Atividade 1, observe a escrita dos alunos para as palavras a partir de figuras ou objetos apresentados durante o autoditado. Corrija com a turma, mostrando a escrita correta.

 Se realizar também como estratégia a confecção de jogos para singular e plural com a turma, acompanhe a elaboração, circulando durante a atividade e colaborando com os grupos.

 Depois da apresentação dos jogos para turma, faça uma avaliação do que acharam da atividade e da atitude dos grupos.

 Todos participaram? Houve troca de ideias e divisão de tarefas?  Durante a apresentação, as regras do jogo ficaram claras? O que foi bom? O que não foi bom?

 Na Atividade 2, acompanhe a participação dos alunos no levantamento do que há um só e mais de um na sala de aula e perceba se houve entendimento da proposta.

Se realizar listas de palavras, veja como sinalizam as terminações e concluem sobre determinadas regras do plural. Verifique o registro que fizeram das listas em folha ou caderno.

 Na Atividade 3, observe como os alunos acompanham o trabalho com singular e plural, empregando em frases.

 Se compreenderam também a transformação do resto da frase a partir do nome alterado para o singular ou plural. Verifique o resultado na ficha de atividades.