Portal do Professor

Início do Conteúdo

“A expressão plástica e a matemática”.

Autor e Co-autor(es)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Explorar as figuras matemáticas através da obra de Paul Klee;

Trabalhar a nomenclaturas das figuras geométricas planas;

Trabalhar a enumeração;

Proporcionar um contato das crianças com as artes plásticas;

Desenvolver a criatividade.

Duração das atividades

3 aulas de 1 hora cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos iniciais sobre Figuras Geométricas Planas.

Estratégias e recursos da aula

Problematização

Leia a biografia de Paul Klee encontrada no site: http://www.pintoresfamosos.com.br/?pg=klee

Mostre algumas de suas obras e inicie uma Roda de Conversa com as crianças. Fale sobre o pintor, recorrendo ao texto lido anteriormente e explore as figuras geométricas que aparecem nas obras. Explore também as cores. Destaque com as crianças cada figura geométrica de forma isolada: os triângulos, quadrados, etc. Instigue as crianças a observar e a apreciar a pintura. Faça os seguintes questionamentos:

Que cores Paul Klee utilizou para pintar o fundo da obra?

Que movimentos fez?

Ele usou todo o espaço ou apenas uma parte?

Há espaços em branco?  

Atividades

1º Momento: Releitura de Paul Klee

Entregue a cada criança uma folha de papel Canson branca e tinta aquarela.

Deixe a obra exposta e proponha que façam um fundo em suas obras;

Em outro momento, mostre a obra novamente e chame a atenção para as figuras geométricas.

Entregue folhas de “Filipinho” colorido e diga para desenharem e recortarem figuras geométricas.

Redistribua as folhas que eles fizeram o fundo com aquarela e proponha uma colagem.  

2º Momento: Móbiles de Figuras Geométricas  

Organize a turma em grupos de cinco alunos e proponha a construção de um móbile;   

Distribua Folhas de E.V.A para as crianças e solicite que elas desenhem e recortem figuras geométricas planas: quadrados, retângulos, círculos e triângulos;   

Solicite que cada criança recorte apenas 4 (quatro) figuras;   

Entregue dois palitos de churrasco (sem ponta) para cada criança;   

Ajude as crianças a colocarem um palito sobre o outro, cruzando-os e colando-os;   

Passe um fio de nylon e o amarre nas extremidades dos palitos;   

Cole as figuras geométricas nas pontas de cada fio de nylon, deixando-as penduradas, variando o tamanho dos fios;   

Quando todos os móbiles estiverem prontos, pendure-os na sala de aula e exponha para a toda a turma.

3º Momento: Hora da brincadeira! Quebra – Cabeça das Figuras Geométricas

Construa quatro quebra-cabeças com as figuras geométricas exploradas nas obras de Paul Klee (quadrado, retângulo, triângulo e círculo). Cada quebra-cabeça deve ser composto de quatro peças e formar o desenho e o nome da figura.

De forma similar, construa os quebra-cabeças para o retângulo, o triângulo e o círculo. É importante que cada figura esteja pintada de uma cor diferente para facilitar a identificação das partes.

Organize grupos de 3 ou 4 crianças por mesa;

Distribua as peças misturadas de 3 ou 4 quebra-cabeças. Os outros alunos do grupo devem procurar entre as peças da mesa aquelas que devem juntar à peça escolhida pelo colega para formar uma figura.

Repita o processo até que todas as figuras tenham sido montadas.

 Galeria de Artes

Faça uma exposição na escola, exponha a releitura e os móbiles. Convide a comunidade escolar para visitar a exposição.  

Recursos Complementares

Avaliação

É fundamental uma avaliação minuciosa acerca do desenvolvimento das crianças. É preciso estar atento, para propor e mediar desafios, além de sugerir reflexões em vários momentos da aula, principalmente sobre a necessidade de conhecer mais, de expressar-se por meio de diferentes linguagens.