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De onde vem o raio e o trovão?

Autor e Co-autor(es)

Thiago Prudêncio de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

José Eduardo Martins

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Fenômenos físicos raio e trovão. Importância dos pára-raios.

Duração das atividades

Uma hora aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

 

De onde vem o raio e o trovão?

Esta aula está dividida em duas partes.

Primeira parte:
Realizada com uso do recurso dos vídeos disponíveis no TV ESCOLA: pelo link
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/videos/tv_escola/ciencias  ou no banco internacional de objetos educacionais.
 

 

O vídeo a ser utilizado é de onde vem o raio e o trovão.

Segunda parte:
Será realizada uma discussão com os alunos referente aos conceitos discutidos no vídeo.


1. Motivação

-Pergunte aos alunos de onde vem o raio e o trovão.
-Ouça as opiniões e as hipóteses dos alunos.


2. Vídeo TV ESCOLA:

-Apresente para os alunos o vídeo do TV ESCOLA “De onde vem o raio e o trovão?”

3. Discussão com os alunos

-Discuta com os alunos a questão dos raios serem descargas elétricas produzidas dentro das nuvens da tempestade.

-Discuta com os alunos sobre o processo de as cargas das nuvens atraírem as cargas elétricas do solo e as cargas do solo atraírem as cargas das nuvens.

-Discuta com os alunos o processo de as cargas do solo subirem até as nuvens e as das nuvens descerem até o solo.

-Discuta com os alunos a descarga elétrica, que ocorre quando as cargas se encontram. 
-Discuta com os alunos por que o raio cai em direção à Terra.

-Discuta com os al unos o porquê de ouvirmos o trovão ap ós vermos o raio.
-Discuta a diferença entre as velocidades do som e da luz. 

-Discuta com os alunos a formação do trovã o e o motivo de ouvir um estrondo quando ele ocorre.

-Discuta sobre as nuvens cumulus nimbus, de onde surgem os raios.

-Discuta com os alunos sobre os pára-raios e sua importância.

 4. Avaliação

-Proponha que cada aluno escreva uma redação de no mínimo 10 linhas sobre o assunto “De onde vem o raio e o trovão?”.
-Proponha aos alunos que, na redação, sejam abordados os seguintes assuntos:
a) Como se formam o raio e o trovão,
b) As diferenças de velocidade da luz e do som para observar o raio e ouvir o trovão,
c) Importância dos pára-raios.

-Ao corrigir as redações, verifique a concordância com os conceitos discutidos no vídeo e em sala.

5. Recursos Complementares

video teachertube: crianças explicando o trovão.

video: raio seguido do trovão.
 

  Site para aprofundar sobre raios, relâmpagos e trovões.

 

Recursos Complementares

Vídeo do Teachertube com crianças explicando raio e trovão, vídeo do raio seguido do trovão e site para aprofundar sobre raios, relâmpagos e trovões.

Avaliação

Redação sobre de onde vem o trovão e o raio.