Portal do Professor

Início do Conteúdo

ATIVIDADE PRIMITIVA DOS POVOS INDIGENAS NAS TERRAS BRASILEIRAS

Autor e Co-autor(es)

Regia Maria imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  1. Identificar as principais atividades dos índios antes e depois da ocupação da terra pelos portugueses;
  2. Relacionar as atividades indígenas com o seu modo de migração para o interior da terra.  

Duração das atividades

2 aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer as ações indigenas como uma atividade de sobrevivência.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1  

Observar objetos e fazer inferências   

1º momento – Professor, traga para a sala de aula fotos de canoas, de rede de pescar, flechas e plantas com frutos.  Inicie a atividade perguntando aos alunos sobre os objetos e qual atividade que podem ser realizadas com eles. 

Foto: Beatriz de Almeida Matos, julho de 2005

http://pib.socioambiental.org/pt/povo/matses/1958   

2º momento  -  Professor, traga material de leitura e faça a orientação para os alunos construir explicações sobre as atividades e o modo de vida dos índios antes da chegada dos portugueses ao Brasil.   

Sugestão de vídeo que possibilita a construção de um juízo de valor.  

http://www.colegioweb.com.br/historia-infantil/os-indios-primeiros-habitantes-do-brasil    

Atividade 2

Fazer inferências diante dos fatos históricos.    

 1º momento – Professor, discuta com seus alunos onde os índios  habitavam e qual a relação entre o modo de vida das tribos de índios do interior e do litoral do estado.

  a)  Discutir com os alunos as ações que provocaram outras ações, ou seja,  a coleta predadora de frutos (modo de vida nômade) foi substituída pelo cultivo de feijão e milho (os índios passaram a habitar no local até o ciclo vital da terra cultivada).

 b) Discutir com os alunos as diferenças entre nômades e o processo de migração.

 c) Proporcionar a oportunidade dos alunos descobrirem que as atividades e o modo de produção dos índios foram delineando os seus valores e seus costumes.  

 

2º momento –  Professor é interessante que você oriente a construção de um seminário pelos alunos, de modo, que os  grupos venham  interagir uns com os outros. Nesse sentido, você organiza a classe em 4 grupos (pares e  impares).  

 Grupos pares 2 e 4, fazem questões para serem respondidas pelo seu interlocutor;

Grupos impares  1 e 3, fazem o mesmo.  

Sugestão de textos;

http://www.colegioweb.com.br/historia-infantil/os-indios-primeiros-habitantes-do-brasil  

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliar se os alunos no final da aula conseguem identificar as principais atividades dos índios antes e depois da ocupação da terra pelos portugueses; relacionar as atividades indígenas com o seu modo de migração para o interior da terra.