Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
1ª momento:
Pedir que os alunos sentem em roda e colocar os dez sacizinhos no meio. A cada estrofe lida um cartão de 20 cm por 15 cm deve ser mostrado, indicando.
2ª momento:
3ª momento:
Dez sacizinhos |
Eram dez os sacizinhos; E nunca mais se moveu, E sobraram nove.(Derrubar um saci.) Eram 9 os sacizinhos; Um comeu biscoito O biscoito estava velho, E sobraram oito. (Derrubar mais um saci.) Eram 8 os sacizinhos; Um foi de charrete, A charrete embarcou, E sobraram sete. (Derrubar outro saci.) Eram 7 os sacizinhos; Um foi contra as leis, Então teve de fugir, E sobraram seis. (Derrubar um saci.) Eram 6 os sacizinhos; Um colocou brinco, Era um brinco enferrujado, E sobraram cinco. (Mais um saci deve ser derrubado) Eram 5 os sacizinhos; Um foi ao teatro, O teatro pegou fogo, E sobraram quatro. (Derrubar outro saci.) Eram 4 os sacizinhos; Um foi pro xadrez, Não conseguiu safar-se, E sobraram três. (Derrubar outro saci.) Eram 3 os sacizinhos; Um comeu arroz, O arroz era mofado, E sobraram dois. (Outro saci deve ser derrubado.) Eram 2 os sacizinhos; Um ficou de jejum, O jejum foi demasiado, E sobrou só um. (Derrubar mais um saci.) Sobrou só um sacizinho; Comeu urucum, Urucum não é comida, E não sobrou nenhum. (O ultimo saci deve ser derrubado.) |
O professor pergunta à turma: O que restou?
ZERO!
4ª momento:
Com os sacis derrubados e os cartões no meio da roda, ler a poesia de trás para frente. A cada estrofe perguntar:
Quantos sacis havia antes?
Os alunos devem pegar o cartão que indica a quantidade de sacis e que indica o número de sacis correspondente.
Repetir diversas vezes a poesia realizando a ordem crescente e decrescente dos numerais, destacando o valor do zero e aumentando o ritmo dos versos, até que todos os alunos tenham participado.
Mas de volta os trouxe a cuca,
Todos de uma vez,
São agora os sacizinhos
Novamente dez! (Dez outra vez!)
5ª momento: