Portal do Professor

Início do Conteúdo

As rimas infantis no folclore

Autor e Co-autor(es)

Maria Lucia Brandão dos Santos imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

◦ Identificar parlendas como “versos para brincar”.

◦ Identificar as diferenças entre parlendas, canções de ninar e brinquedos cantados.

◦ Criar rimas.  

Duração das atividades

2 aulas de 50 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

◦ Leitura de versos com e sem rimas.  

Estratégias e recursos da aula

1º momento: 

◦ Com a turma em roda, ouvir e cantar com os alunos cantigas de ninar ou acalantos.   

a) Dorme neném,

    Se não a Cuca vem

    Papai foi pra roça

    Mamãe logo vem.

    (ir Geografia dos mitos do Brasil.)   

b) Xô, xô pavão,

    Sai de cima do telhado

    Deixa meu filho dormir

    Seu soninho sossegado

    (ir Cantigas de ninar- Mário Souto Maior)   

c) Boi, boi, boi, boi da cara preta

    Pega este menino que tem medo de careta.

    Boi, boi, boi, lá do meu sertão.

    Pega este menino pra levar no teu surrão.   

       Conversar com os alunos sobre o significado da palavra acalanto  que, segundo o dicionário de folclore Brasileiro Luiz da Camara Cascudo –Ediouro, significa canção para adormecer criança. No sentido musical, popularmente nossos acalantos são chamados “cantigas de ninar”.             

       Deixar que a turma fale sobre as cantigas de ninar que conhecem e sobre as semelhanças que há entre elas.               

       Discutir também, se as cantigas amedrontam ou não e deixar que os alunos falem sobre suas possíveis razões.             

       O professor deve ouvir com a turma algumas músicas do CD Canções de ninar- Palavra Cantada.

2º momento:  

       Assistir com os alunos ao vídeos do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=wCR2_eDMVUw&feature=related    e http://www.youtube.com/watch?v=iaY9Nn9xGdw e discutir a diferença entre uma cantiga de ninar e uma cantiga de roda.     

       Escolher uma cantiga de roda, bem citada pela turma, e ouvi-la utilizando o CD Cantigas de roda- Palavra Cantada.   

3º momento:

       Realizar com a turma as brincadeiras cantadas: Atirei o pau no gato e O cravo brigou com a rosa.  

       Conversar, então sobre o que realizaram juntos e concluir que cantigas de roda, acalantos e brinquedos cantados também são folclore.

Recursos Complementares

- Livro e CD: - Alegria, Alegria. CD 100 cantigas. Ed. Leitura.

Avaliação

As conversas e conclusões realizadas devem ser analisadas e, a partir delas novas atividades planejadas, que atendam aos interesses e necessidades da turma.