Portal do Professor

Início do Conteúdo

Crise do feudalismo

Autor e Co-autor(es)

Leila Floresta imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Alinne Grazielle Neves Costa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Relacionar o aprimoramento das técnicas agrícolas ao aumento populacional e ao revigoramento do comércio a partir do século X, na Europa.  
  • Compreender as novas relações de produção desenvolvidas a partir do século X na Europa.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha conhecimentos relacionados ao processo de formação e consolidação do sistema feudal na Europa.

Estratégias e recursos da aula

Iniciar a aula apresentando, aos alunos, três vídeos de curta duração, os quais tratam da crise do feudalismo:

Vídeo 1- Retoma algumas informações anteriores à crise do sistema feudal, possibilitando ao aluno relembrar o que já foi estudado a respeito do feudalismo.

">- 

http://www.youtube.com/watch?v=1Ax3bLJetrY&NR=1 

Vídeo 2 - Trata todos os pontos mais relevantes que levaram à crise do feudalismo.

">- 

http://www.youtube.com/watch?v=xOqvr02PAhc 

Vídeo 3- O vídeo apresenta uma música sobre o feudalismo, descrevendo as características mais importantes deste período.

">- 

http://www.youtube.com/watch?v=rZjY3R0AVAQ 

Atividade 1- Debate 

No debate, os alunos devem apresentar as suas considerações a respeito de questões importantes apresentadas nos vídeos, como, por exemplo :

  • Quais foram as  inovações técnicas que possiblitaram o aumento da produção agrícola?
  • Algumas dessas inovações usadas na Idade Média podem ser vistas ainda hoje sendo usadas?
  • Quais os graves problemas que as cidades medievais apresentavam?
  • E nos dias atuais, quais são os graves problemas que sua cidade apresenta?
  • Aponte semelhanças e difernças das cidades medievais com as cidaddes atuais?

Atividade 2 - Produção de paródia

Tendo o último vídeo como referência, sugira aos alunos que façam uma paródia sobre a crise do feudalismo. Depois organize uma apresentação de todas as paródias para os alunos da turma.

Atividade 3- Interpretação de imagens e produção de História em Quadrinhos

Orientações:

1- Peça aos alunos que observem atentamente as gravuras abaixo e registerm no caderno as suas conclusões.

2- Oriente os alunos a  buscarem informações a respeito das gravuras, nas fontes abaixo indicadas.

3- Promova a socialização das conclusões dos alunos a respeito das três imagens.

4- Desafie os alunos a produzirem uma história em quadrinhos a partir das informações discutidas nos vídeos e das imagens analisadas, utilizando os personagens representados nas mesmas.Depois faça uma exposição com as melhores histórias.

   

Fonte:  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/feudalismo/sociedade-feudal.php 

            Fonte: http://cidademedieval.blogspot.com/2008/09/vida-urbana-medieval-iluminada-pela-luz.html 

Fonte: http://paradadosaventureiros.blogspot.com/  

Atenção: nesta atividade o professor poderá solicitar a colaboração da área de Artes para a produção das histórias em quadrinhos, pelos alunos.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, o professor poderá avaliar o aluno de acordo com a sua participação nas atividades propostas, como, por exemplo: debates, elaboração de relatórios, produção de paródia e de história em quadrinhos, além das atividades escritas e registradas no caderno.