Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Igreja e as Cruzadas na Idade Média

Autor e Co-autor(es)

Leila Floresta imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Alinne Grazielle Neves Costa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Entender o que foram as Cruzadas e sua relação com a Igreja na Idade Média.
  •  Compreender o papel da Igreja durante a Idade Média e sua interferência nos diversos aspectos da vida das pessoas.
  •  Identificar, em filmes, a sociedade medieval, suas diferenças e semelhanças em relação ao século XXI.
  •  Discutir as dificuldades e os choques culturais que um jovem do século XXI encontraria para viver na Idade Média.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha conhecimentos a respeito do processo de formação e consolidação do sistema feudal na Europa.

Estratégias e recursos da aula

Iniciar a aula com a projeção do filme: Cruzada - Uma jornada através dos tempos

Chamar a atenção dos alunos para a sinopse que alerta: "Um jovem do século XXI está prestes a começar uma aventura no século XII":

http://www.cinepop.com.br/filmes/cruzada_jornadaatravesdostempos.htm  

" target="_blank">- 

http://www.youtube.com/watch?v=YYcMTwLgOLU&feature=player_embedded 

Atividade 1- Debate a respeito das ideias centrais do filme

A partir do filme, levantar algumas questões para orientar o debate entre os alunos:

  • Quais são os personagens principais do filme?
  • Quais classes sociais, do sistema feudal, são retratadas no filme?
  • Que Cruzada está sendo realizada?
  • O personagem  principal é visto de que maneira pelos participantes da Cruzada?
  • Como o personagem principal vê os participantes da Cruzada?
  • Como a Igreja é retratada?
  • Qual a relação da Igreja com os participantes da Cruzada?
  • Existem mais filmes que retratam este período?

Depois de refletirem sobre estas questões e apresentarem as suas conclusões no debate, os alunos devem fazer um relatório com as considerações finais a respeito das idéias centrais do filme.

Atividade 2- Viagem no tempo 

Orientações:

1- Propor aos alunos que imaginem ter viajado pela Idade Média no tempo do feudalismo e dos cavaleiros, como fez o personagem do filme visto.

2- Peça que elaborem uma carta relatando os momentos vividos, o que mais lhes chamaram a atenção, o que mais gostaram e o que não gostaram.

3-Ao terminarem a carta, peça que troquem as informações com os colegas.

Atividade 3 - Produção de Charge

http://drauziomilagres.blogspot.com/2009/03/igreja-charges-aborto-e-excomunhao.html 

Orientações:

1- Peça aos alunos que observem atentamente a charge e reflitam sobre a sua ideia central.

2- Oriente os alunos a fazerem uma comparação a respeito da influência da Igreja na Idade Média e a sua influência  nos dias atuais.

3- Os alunos devem ser orientados a produzir uma charge sobre o tema.

Atenção: esta atividade pode ser desenvolvida conjuntamente com o professor da Área de Artes.

Recursos Complementares

Avaliação

  A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nos debates, na produção da carta, na produção das charges e também nas atividades escritas e registradas no caderno.