Portal do Professor

Início do Conteúdo

viol?ncia escolar: como evitar?

Autor e Co-autor(es)

Avila de C. Gon?alves imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Formas de evitar a violencia no ambiente escolar.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de viol?ncia; viol?ncia f?sica; viol?ncia psicol?gica.

Estratégias e recursos da aula

Orienta??o ao professor (a)

?

O tema abordado tem como objetivo levar os alunos a refletir sobre as diversas formas de viol?ncia que acontecem na escola e procurar meios para evit?-las. A viol?ncia na escola traduz-se numa grande diversidade de comportamentos anti-sociais, seja uma forma de opress?o ou de exclus?o social, agress?es, vandalismo, provoca??es ao pr?ximo que podem ser desencadeados quer por alunos, professores ou outros elementos da comunidade escolar.

Nesta perspectiva, ? de extrema import?ncia que os alunos desenvolvam atividades que os conscientizem de tal comportamento.


Para orientar o desenvolvimento das atividades, sugere-se a visita aos seguintes links:

http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/586_903.pdf

http://www.carceraria.org.br/fotos/fotos/admin/CF09/Violencia.ppt

http://www.slideshare.net/annokax/violncia-escolar-297305

?

Nas aulas descritas a seguir s?o propostas algumas atividades para serem feitas com os alunos a fim de propiciar a eles uma vis?o mais clara da realidade escolar.


1 ? aula


Leve para a sala de aula, jornais, gibis, imagens, textos, etc. (atuais ou n?o) que tenham not?cias sobre a educa??o, a escola, viol?ncia na escola, etc.

                          


1? momento 

Organize os alunos em pequenos grupos e distribua entre eles os gibis, os jornais e os textos. Pe?a para eles identificarem, recortarem e colarem, numa cartolina, not?cias sobre viol?ncia que mais chamaram a aten??o. Esta atividade al?m de ser um momento de descontra??o para os alunos, tamb?m possibilita uma intera??o entre os componentes do grupo, pois os mesmos v?o trocar id?ias e escolher as not?cias coletivamente.

?

2? momento

?

Ao terminar a primeira atividade ? hora de socializar as not?cias e discutir as id?ias levantadas por cada grupo.

Num grande c?rculo pe?a para que cada grupo apresente as not?cias que foram destacadas por eles e coladas na cartolina. Durante a apresenta??o, estimule -os a responderem perguntas como:

O que voc? faria para evitar este tipo de viol?ncia?

Qual foi a causa desse comportamento?

O que voc? diria para uma pessoa que procurasse briga com voc??

O que fazer para evitar confus?o na sala de aula ?

? de extrema import?ncia que o professor (a) esteja atento ?s respostas dos alunos e os oriente quando necess?rio.

Finalize a aula com uma m?sica bem tranq?ila.

?

Aula ? 2

?

Utilize um v?deo para esta aula.

sugest?es

?         Viol?ncia Das Escolas (a viol?ncia que rola)

http://www.youtube.com/watch?v=O6Oce6igl_o

?

?         Scars - Viol?ncia na Escola (Segundo Trailer )

http://www.youtube.com/watch?v=d-FzJ7OZNQQ

?

1? momento

?

Inicie a aula com um v?deo que retrate alguma cena de viol?ncia na escola (n?o ? necess?rio ser uma cena de agress?o f?sica, poder ser uma agress?o verbal, por exemplo) para que, agora, os alunos possam perceber mais claramente o que ? viol?ncia. Ao assistir ao v?deo, os alunos poder?o fazer compara??es com a aula anterior, enriquecendo ainda mais suas id?ias e conceitos sobre a preven??o da viol?ncia no ambiente escolar.

O v?deo tem que ter um car?ter meramente reflexivo e educativo.

?

2? momento

?

Em c?rculo, discuta os principais pontos do v?deo com os alunos e deixe que eles expressem suas id?ias, opini?es e cr?ticas.

Ainda em c?rculo, fa?a perguntas como:

?         Voc?s j? presenciaram algum tipo de viol?ncia na escola?

?         Voc? j? brigou? Porque? Como se sentiu depois?

?         Podemos desenvolver atividades para amenizar a viol?ncia suscitada na escola?

Pe?a aos alunos para escreverem, em dupla, uma estrat?gia que eles usariam para diminuir a viol?ncia no ambiente escolar. ? importante que eles leiam suas estrat?gias para os colegas a fim de que possam enriquecer suas id?ias sobre o tema.

?

Proposta de projeto de preven??o ? viol?ncia

?

Depois destas duas aulas, sugere-se realizar com os alunos um pequeno projeto de conten??o da viol?ncia na escola. Este projeto consiste em conscientizar toda a comunidade escolar e tamb?m a sociedade da import?ncia de se pensar sobre esse assunto que assola as escolas brasileiras e desenvolver elementos que possam sanar este problema.

?

1? momento

?

Inicialmente, construa juntamente com os alunos, atividades dentro da sala de aula, ou seja, os alunos devem ser mediados na elabora??o de: poesias, textos, hist?rias, desenhos, etc. que transmitem mensagens pertinente ao tema abordado - viol?ncia na escola. Tamb?m ser? interessante estimular os alunos a fazerem uma pe?a teatral.

?

2? momento

?

Os textos, hist?rias, desenhos, etc. dever?o ser colados em murais na escola e, numa data espec?fica, os alunos devem apresentar para a comunidade escolar e para a sociedade em geral.

Se for poss?vel, apresente tamb?m a pe?a teatral a qual deve estimular a n?o viol?ncia na escola. Este projeto ser? um trabalho a ser desenvolvido durante todo o ano e apresentado no final do mesmo.

No segundo momento seria para montar as estruturas para a apresenta??o dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos poder?o ser avaliados da seguinte forma:

?

  • participa??o na aula;

  • intera??o com o grupo;

  • produ??o da estrat?gia para diminuir a viol?ncia na escola;