Portal do Professor

Início do Conteúdo

Um estudo textual-discursivo-divertido de “O menino maluquinho”

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Educação Escolar Indígena Línguas Análise lingüística e sociolingüística

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar aspectos discursivos a partir da história  “O menino Maluquinho”.
  • Criar uma poesia que contemple a visão sobre “O menino maluquinho”.
  • Elaborar o próprio “Menino Maluquinho” considerando sua vivência.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Estudo da poesia.
  • Estudo da narrativa.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Discussões orais e coletivas;
  • análise textual-discursiva;
  • produção textual.   

Recursos:

  • hipermídia com internet e projetor;
  • papel, giz de cera, tinta.               

Aula 1

Atividade 1   

Obs.: nesta aula, o professor precisará de computador, internet e projetor. Como forma de motivação para a aula, o professor entrará em sala com uma panela na cabeça e com um grande jaleco assim como o Menino Maluquinho mostrado na figura abaixo:

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/dicasnavegacao/menino_maluquinho_01.jpg      

O professor deverá começar a conversar com as crianças, perguntando coisas do tipo:  

  • Vocês sabem por que estou com esta panela na cabeça?
  • E por que uso este jaleco?   

Depois do diálogo inicial, o professor diz à turma que está usando uma panela na cabeça e vestindo um jaleco porque pretende apresentar-lhes o Menino Maluquinho. E segue recitando poeminhas, exibindo vídeos e outros textos para aguçar o desejo da turma em conhecer esse menino.

Importante: professor, caso os alunos já conheçam o Menino Maluquinho, sinta-se à vontade para fazer a mesma dinâmica mudando apenas o tom da conversa para “Hoje, me deu uma saudade do Menino Maluquinho”... por isso resolvi vestir-me assim...”

O MENINO MALUQUINHO

Marcial Salaverry

Sou o menino maluquinho...

Pelas maluquinhas sou doidinho...

Adoro suas maluquices, sem muitas esquisitices...

Assim vamos nos maluquecendo, das tristezas esquecendo...

Brincando, namorando,

beijando, a vida vamos levando,

o mais malucadamente possivel,

nesta nossa amizade incrível...

Melhor ser maluquinho feliz,

do que sisudinho infeliz...

http://www.prosaepoesia.com.br/mostra.asp?cod=6492 

O Menino Maluquinho

A pipa que o menino maluquinho

soltava era a mais maluca de todas

rabeava lá no céu

rodopiava adoidado

caía de ponta cabeça

dava tranco e cabeçada

e sua linha cortava

mais que o afiado cerol.

E a pipa

quem fazia

era mesmo o menininho

pois ele havia aprendido

a amarrar linha e taquara

a colar papel de seda

e a fazer com polvilho

o grude para colar

a pipa triangular

como o papai

lhe ensinara

do jeito que havia

aprendido

com o pai

e o pai do pai

do papai.

Ziraldo Alves

http://www.flickr.com/photos/andarilho_belem/1333618014/     

http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaTirinha/

http://www.youtube.com/watch?v=dn576g_05NU

Espera-se que, para cada texto apresentado à turma, o professor possa conversar com as crianças sobre os sentidos que podem ser construídos visando sempre à compreensão do Menino Maluquinho enquanto um menino que gosta de aventuras, de fazer molecagem e de agir sempre com muita criatividade.   

Atividade 2   

Depois de aguçar a curiosidade dos alunos, o professor exibirá à turma, que estará sentada em círculo, a história do Menino Maluquinho Online.

História disponível em: http://www.ziraldo.com.br/

http://www.ziraldo.com.br/

O professor, primeiramente, fará uma leitura de todo o livro online. Em seguida, voltará página a página do livro para questionar oralmente às crianças:   

  • O que significa ter o olho maior que a barriga?
  • E fogo no rabo?
  • E vento nos pés?
  • Todas essas expressões foram utilizadas pelo autor Ziraldo para caracterizar o Menino Maluquinho.
  • O que isso nos revela sobre esse personagem?
  • O que a imagem abaixo representa?

  • http://www.ziraldo.com.br/    
  • Por que a pasta e os livros de Maluquinho sempre chegavam em casa primeiro que ele?
  • O que o avô e a avó de Maluquinho pensaram quando ele chegou em casa dizendo que trazia uma bomba?
  • Por que o Maluquinho tinha zero no comportamento?
  • Por que o Maluquinho se machucava com frequência?
  • Quando o Menino Maluquinho estava  triste, ele chorava escondido. Por quê?
  • O que significa crescer e virar um cara legal?
  • Por que será que Maluquinho virou um cara legal?     

Aula 2  

Atividade 1   

Conhecida a história do Menino Maluquinho, o professor pedirá aos alunos que escrevam uma poesia sobre a visão deles acerca do Menino Maluquinho. Essa poesia, depois, poderá fazer parte de um mural que divulgue especificamente o trabalho com o livro de Ziraldo.

Importante:  professor, num primeiro momento, deixe que os alunos livremente criem suas poesias sem muito preocupar com formas e/ou ortografia. Deixe-os usar a criatividade. Num segundo momento, olhe os textos com mais cuidado e indique reescrita a quem julgar ser necessário.   

Atividade 2   

Agora, o professor vai pedir aos alunos que pensem neles mesmos para dar forma a um Menino Maluquinho a partir das experiências e atitudes deles. Primeiro entregará uma folha grande para que os alunos desenhem o Menino Maluquinho desejado (essa folha pode ter o tamanho dos alunos – papel pardo). Depois, entregará uma folha A4 para os alunos construírem a própria história do Maluquinho que imaginaram com base em si próprios.

Importante:  quanto à história, o professor deve corrigi-la para que os alunos façam a reescrita. Ao final de todo trabalho, pode ser criado um mural na escola onde possam expor os trabalhos realizados com o livro ‘O Menino Maluquinho”, de Ziraldo.   

Atividade 3   

Para finalizar o trabalho, o professor exibirá um vídeo com cenas do Menino Maluquinho:  http://www.youtube.com/watch?v=ENb8eCSE3Bs&feature=related

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos serão avaliados em relação à participação na discussão oral empreendida pelo professor sobre aspectos pontuais da história on line do Menino Maluquinho e nas produções: a) poesia; b) desenho e c) história criada.