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Sílabas canônicas no processo de alfabetização

Autor e Co-autor(es)

Mariane Patrícia Madeira Lopes imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

      Reconhecer unidades fonológicas como palavras, rimas, sílabas e fonemas;

      Dominar relações entre fonema e grafema.  

Duração das atividades

4 aulas de aproximadamente 40 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as letras do alfabeto;  Diferenciar consoantes e vogais;  

Estratégias e recursos da aula

1-     Reconhecendo unidades fonológicas

Faça uma roda com as crianças para discutir os sons de algumas palavras.

Comece com palavras mais conhecidas do universo infantil, tais como:

cavalo, comida, faca, vaca, bebê, cabelo, girafa   

(dê preferência  à palavras que apresentem sílabas canônicas).

Peça às crianças que digam as possíveis letras usadas para escrever estas palavras.

Escreva no quadro as palavras uma a uma, destacando o som de cada sílaba.   

Se forem sugeridas letras incorretas, é bom que mesmo assim as escreva e explique qual o som que esta letra formará ex: se ao invés de vaca a criança disser b no lugar do v, escreva baca e pronuncie o som formado com letra b + a. Compare com a grafia correta, sempre apontando para a grafia enquanto pronuncia o som.   2 -  Conhecendo a sílabas e sua correspondência sonora:   

Faça pequenas placas com as sílabas e peça às crianças que façam a leitura coletivamente.

 

Ajude as crianças a ler as sílabas e formar cada palavra sempre lendo em voz alta e pedindo as crianças que repitam o som de cada sílaba.   

  

Mostre todas as palavras juntas e peça às crianças que leiam novamente a palavra formada.   

Tenha o cuidado de escolher dentre estas outras palavras formadas por sílabas  canônicas ( consoante- vogal – consoante-vogal).   

Caso a criança dê algum exemplo de sílaba não canônica, responda a questão dela, escreva, demonstre para que ela já tenha a noção de outros tipos de formação silábica.

Ex: cachorro ( encontro de CH e RR).   

*Oralmente, explique para as crianças sobre a rima, que são sons parecidos no final das palavras, muito comuns de serem ouvidos em músicas e poesias.

Para auxiliar na explicação sugiro a leitura de um poema.

Leilão de Jardim

Cecília Meireles

Quem me compra um jardim com flores?

 borboletas de muitas cores,

 lavadeiras e pas- sarinhos,

ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este ca- racol?

 Quem me compra um raio de sol?

 Um lagarto entre o muro e a hera

 uma estátua da Pri- mavera?

 Quem me compra este for- migueiro?

E este sapo, que é jar- dineiro?

E a cigarra e a sua canção?

 E o grilinho dentro do chão?

Este é meu leilão!

 Esta poesia foi retirada de um site que apresenta várias outras poesias infantis:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-cecilia-meireles/leilao-de-jardim.php  

 Com as palavras formadas pelas placas, apresente algumas rimas como exemplo, depois peça às crianças que tentem encontrar palavras que rimem.

Ex: moleza – beleza; bolo – lobo; girafa – garrafa; etc.   3 – Treinando a escrita e escuta de sílabas canônicas.   

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS   

Escreva palavras com a sílaba abaixo, você pode usar esta sílaba no começo, no meio ou no final da palavra que você escolheu.  

 BO    _ BOLO________________________

MA     _________________________________

CE     _________________________________

SA     _________________________________

LO     _________________________________

DE     _________________________________

TA     _________________________________   

Agora escreva as palavras que a sua professora vai ditar, depois escreva na linha da  frente uma palavra que rime com esta, ou seja tenha o mesmo som no final.

Palavra ditada                                                              Rima  

Caneco                                                                          Peteleco

_____________________________________    __________________________________  

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 _____________________________________    __________________________________

  _____________________________________    __________________________________  

 *Dica: faça esta atividade devagar, escolhendo palavras adequadas ao nível da turma para que as crianças encontrem uma rima.

 Em um primeiro momento é interessante deixar que a criança faça sozinha:  faz parte da sua avaliação e do que foi aprendido na aula. A correção desta atividade pode auxiliar a ampliar a apreensão do conceito de sílabas e rimas.

Quando a criança não souber ainda escrever, peça a ela que leia o que escreveu para você e anote para que depois facilite a sua avaliação.

Recursos Complementares

Para ampliar o tema sugiro a aula Bichonário:

Trabalhando o alfabeto utilizando o nome de animais (bichos + dicionário) no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8066  

 Site com palavras ilustradas: http://alfabetizandocomfantasia.blogspot.com/2009/08/silabas-nao-canonicas.html 

Avaliação

Atividades 3 - verifique se a criança é capaz de identificar as rimas.

 As sílabas e sons existentes no final de palavras foram compostos por sons semelhantes ou diferentes? Ex: rimou faca com marmelada?

Outra observação a ser feita é se a criança já consegue dominar a relação entre fonema e grafema.

Se consegue, mesmo que ainda esteja escrevendo em nível pré-silábico (uma letra para cada sílaba) reproduzir uma palavra ditada com correspondência sonora equivalente? Ex: BNA = BANANA ( B=BA  N=NA  A=NA).