Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Com essa aula o aluno poderá compreender como se deu o processo de colonização dos EUA, identificando as diferenças entre a organização das colônias do norte e do sul. A partir disso, o educando conseguirá identificar o papel da escravidão nos EUA bem como seus impactos na sociedade contemporânea.
O aluno deverá conhecer o processo das grandes navegações e do contexto europeu da formação dos Estados Nacionais.
Imagem 1
Dispon?vel em: http://discriminarprecisoerradicar.blogspot.com.br/2008/04/bebedouros-distintos-para-brancos-e.html Acesso em: 04/09/10
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A imagem acima demonstra uma triste realidade vivida pela popula??o afro-descendente moradora dos estados do sul dos EUA at? meados nos anos 1960. Desde o fim da escravid?o, gera??es de negros conviveram com a discrimina??o racial institucionalizada e legalizada pelas autoridades locais. A segrega??o entre brancos e negros acontecia n?o apenas em bebedouros, conforme a imagem 1, em todos os espa?os p?blicos existiam lugares distintos para brancos e negros, chamados de "pessoas de cor".
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Sabendo disso, os alunos dever?o observar a imagem 1, assistir o v?deo sobre a Guerra de Secess?o para responder as seguintes quest?es.
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Esse v?deo aborda quest?es sobre a guerra da secess?o ou guerra civil entre col?nias do norte e do sul. A anima??o mostra as consequencias do conflito e a forma??o do pa?s, a corrida para o oeste, a doutrina Monroe e a influ?ncia da religi?o protestante.
Palavras-chave: rela??es sociais, rela??es culturais, EUA, coloniza??o, Inglaterra.
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Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9149 Acesso em: 15/09/10
Imagem 2
Dispon?vel: http://www.lessignets.com/signetsdiane/calendrier/aout/8.htm Acesso em: 04/09/10
A imagem 2 mostra uma passeata em Washington em favor da associa??o conhecida como Ku Klux Klan, uma associa??o criada por brancos sulistas no fim do s?culo XIX que cometia brutalidades contra a popula??o negra. Para que os alunos possam visualizar as brutalidades cometidas pela KKK, o professor exibir? um pequeno v?deo com imagens dessa associa??o altamente violenta.
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17419 Acesso em: 03/09/10
Um pouco sobre a Ku Klux Klan:
As muitas vidas da Ku Klux Klan: a organiza??o racista nasceu ap?s a Guerra de Secess?o, mas seus fantasmas assombram at? hoje os Estados Unidos
Por Paul-Eric Blanrue
"Estamos em 1865. Em um sul devastado, arruinado pelo desemprego e pela mis?ria, jovens veteranos da confedera??o sulista, o conjunto de estados que se separou da uni?o, inventam algo para passar o tempo.No dia 24 de dezembro, em Pulaski, obscuro centro administrativo do Tennessee, seis deles - Calvin Jones, Frank McCord, Richard Reed, John Kennedy, John Lester e James Crowe - se re?nem para fundar uma associa??o. Nada de pol?tica. A id?ia era apenas prolongar a fraternidade das armas. Respeitando a tradi??o dos clubes de estudantes, os colegas batizaram a comunidade com um nome cercado de mist?rio. Egresso do center college do kentucky, kennedy adotou a palavra grega kuklos, que significa "c?rculo". Crowe a dividiu em dois e mudou o final, chegando a "ku klux". Observando que os fundadores eram de origem escocesa, lester prop?s acrescentar ao nome uma evoca??o ao "cl?", em harmonia com a ortografia adotada. Crowe achou divertida a id?ia de fantasiar os membros, assim como seus cavalos, com panos e capuzes roubados da casa de seus h?spedes. Assim nascia a ku klux klan.O que come?ou como uma brincadeira (...)"
Dispon?vel em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/as_muitas_vidas_da_ku_klux_klan.html Acesso em: 03/09/10
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ATIVIDADE 1:
Os alunos pesquisar?o individualmente not?cias relacionadas a atos de viol?ncia e desrespeito ? vida. As not?cias poder?o ser relacionadas a qualquer tipo de brutalidade, cometida contra seres humanos, animais, ou crimes contra a natureza. Depois de feita a pesquisa, cada aluno levar? para a turma pelo menos tr?s not?cias para que a turma elabore um jornal. O jornal poder? ser feito com o aux?lio do software livre scribus ou feito sem aux?lio de qualquer programa digital, caso a escola n?o possua um laborat?rio de inform?tica.
Sobre o scribus:
O scribus ? um aplicativo de Desktop Publishing de c?digo aberto. Ele permite diagrama??es bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gr?ficos, diagramas, etc. Suporta formatos de sa?da do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm
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ATIVIDADE 2:
Os alunos dever?o se organizar em equipes compostas por quatro ou cinco alunos para realizar uma pesquisa sobre a luta pelos direitos civis nos EUA. Os resultados dever?o ser apresentados em forma de semin?rio ou em forma de v?deo, editado com o aux?lio do movie maker ou do software livre kino.
Sobre o movie maker:
O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas dispon?vel para Windows Vista e 7).
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm
Sobre o kino:
O kino ? um programa livre para edi??o de v?deo n?o-linear voltado para captura de v?deo via placa IEEE-1394, manipula??o b?sica, reprodu??o e exporta??o de arquivos de v?deo e ?udio em v?rios formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa est?vel, a simplicidade deste software ? sua principal caracter?stica.
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm
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Imagem 3
Dispon?vel em: http://aldeiagriot.blogspot.com/2008/08/h-exatos-quarenta-anos-numa-outra.html Acesso em: 04/09/10
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ATIVIDADE 3:
A imagem 3 diz respeito a uma forma de protesto de um grupo denominado "Panteras Negras" realizada em uma competi??o ol?mpica. Essa associa??o procurou combater as formas de discrima??o sofridas pela popula??o afro-descendente dos EUA. A partir dessa imagem, as equipes dever?o buscar mais informa??es sobre o grupo e responder as seguintes quest?es:
Para apresentar o resultado da pesquisa os alunos poder?o organizar um blog para registrar seus resultados de pesquisa ou criar um texto colaborativo com o aux?lio do Google Docs.
Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs
Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias
Dispon?vel em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR Acesso em: 03/09/10
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Blogger ? como criar?
Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias
Dispon?vel em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf Acesso em: 04/09/10
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Voc? sabia que o leite condensado esteve presenta na Guerra da Secess?o?
"Na Guerra de Secess?o nos EUA (1861 ? 1865) o leite consumido pelos combatentes no "front", era levado atrav?s de tra??o animal o que era um problema, pois o leite estragava-se no transporte. O calor aumenta a pericibilidade do leite, e precisavam achar uma maneira de levar o leite do quartel at? a frente de batalha sem que ele estragasse. A solu??o encontrada foi mudar o 'ph' do produto, j? que em ?ndices mais baixos (?cido) o leite se conservaria por mais tempo. As vantagens obtidas foram: maior tempo de conserva??o do produto, o leite tornou-se mais energ?tico e o custo do produto permaneceu baixo. Estava inventado, acidentalmente, o leite condensado leite condensado".
Dispon?vel em: http://www.leitecondensado.com/ Acesso em: 04/09/10
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REFER?NCIAS
BURKE, Peter. A escrita da hist?ria: novas perspectivas. UNESP: S?o Paulo, 2001.
CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Dom?nios da hist?ria: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.
FERRO, Marc. Cinema e Hist?ria. Paz e Terra: S?o Paulo, 2010.
IZECKSOHN, Vitor. Escravid?o, federalismo e democracia: a luta pelo controle do Estado nacional norte-americano antes da Secess?o. Revista Topoi. Rio de Janeiro, n. 6, p. 47-81, 2003. Dispon?vel em: http://www.revistatopoi.org/numeros_anteriores/Topoi06/topoi6a2.pdf Acesso em: 03/09/10.
KARNAL, Leandro. Estados Unidos, a forma?ao da Na??o: da Col?nia a Independ?ncia. Contexto: S?o Paulo, 2001.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: S?o Paulo, 2002.
Nome | Tipo |
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Guerra da secess?o nos EUA | V?deo |
Cinema e ideologia. O professor poder? exibir um trecho do filme O Nascimento de uma Na??o de 1915 a fim de suscitar uma discuss?o sobre arte e realidade, sobre cinema e ideologia. Essa discuss?o poder? envolver os professores de Arte e Sociologia, a fim de discutir a est?tica do filme e como o diretor utiliza elementos preconceituosos para defender o racismo.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Qaim-7wvOJU&NR=1 Acesso em: 03/09/10
Cinema e movimentos sociais. O profesor poder? exibir o filme Mississipi em Chamas e promover uma atividade interdisciplinar sobre o movimentos civi estadunudense liderado por Martin Luther King.
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e ressalatar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem.
Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios: