Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Trabalho |
Como as Grandes Navegações se inseriram na lógica mercantilista, noções básicas de economia (balança comercial e protecionismo) e a intervenção do Estado na economia.
Para essa aula não serão necessários conhecimentos prévios.
Imagem 1: Sonho de consumo
Dispon?vel em: http://hangover80.files.wordpress.com/2009/07/poupar_ganhar.gif?w=238&h=250 Acesso em: 06/09/10
Para dar in?cio ao debate sobre algumas no??es de economia, o professor dever? apresentar a imagem 1 e solicitar aos alunos que definam poss?veis significados para a mesma. Um dos temas citados dever? ser a rela??o do dinheiro com a realiza??o de sonhos ou sobre o ato de poupar como ben?fico. Enfim, tais no??es refletem uma sociedade capitalista e individualista onde o dinheiro, na maioria das vezes, ? pensado como meio para o consumo.
Embora compreendemos a impossibilidade de viver sem dinheiro, cabe ressaltar que a rela??o entre dinheiro e consumo n?o se deu naturalmente. Essa rela??o foi constru?da historicamente em paralelo ? consolida??o da economia de mercado, pautada no capitalismo. Al?m disso, a atividade de poupar dinheiro nem sempre foi vista como importante para as economias das Na??es. Antes da forma??o dos Estados Nacionais Modernos a Europa estabelecia suas rela??es produtivas e econ?micas no ambiente rural. No campo, predominavam as rela??es de troca e praticamente n?o existia moeda em circula??o. Com a consolida??o das monarquias, passou a ser importante pensar na manuten??o da administra??o das cortes reais, como custear os gastos das cortes reais. Dessa forma, a solu??o encontrada foi o Mercantilismo, teoria econ?mica dessas rec?m criadas Monarquias Nacionais entre os s?culos XV e XVIII.
?
ATIVIDADE 1:
Para melhor visualizar a rela??o do Estado com a economia durante o per?odo de forma??o das Monarquias Nacionais Europeias, os alunos realizar?o uma pesquisa sobre o Mercantilismo nos seguintes pa?ses: Fran?a, Inglaterra, Portugal e Espanha. Essa atividade tem como objetivo levar os alunos a compreenderem as diferen?as e semelhan?as entre as maneiras de conduzir a economia na Europa.
?
?
?
Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/historiag/estados-nacionais.htm Acesso em: 20/11/10.
Dispon?vel em: www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=89 Acesso em: 20/11/10.
Dispon?vel em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/monarquia.htm Acesso em: 20/11/10.
Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercantilismo Acesso em: 20/11/10.
Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/historiag/mercantilismo.htm Acesso em: 20/11/10.
Dispon?vel em: www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=746 Acesso em: 20/11/10.
Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572007000100006&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 20/11/10.
Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-41612009000300005&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 20/11/10.
Dispon?vel em: http://www.scribd.com/doc/7205896/Mercantilismo Acesso em: 20/11/10.
Dispon?vel em: http://estacaodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/2010/03/Monarquias-nacionais1.pdf Acesso em: 20/11/10.
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u337.jhtm Acesso em: 20/11/10.
Dispon?vel em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/liberalismo-economico.htm Acesso em: 20/11/10.
OBS: Os alunos dever?o realizar a pesquisa em contra-turno, respeitando os hor?rios disponibilizados para cada grupo no laborat?rio de inform?tica ou na biblioteca da escola.
?
?
?
Os resultados das pesquisas ser?o expostos em forma jornal-mural.
?
Imagem 2: exemplo de jornal-mural
Dispon?vel em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 04/11/10
?
?
Imagem 3: Tio Patinhas
Dispon?vel em: http://downloads.open4group.com/wallpapers/1024x768/tio-patinhas-3793.html Acesso em: 06/09/10.
?
A imagem acima apresenta o personagem Tio Patinhas criado por Walt Disney. Extremamente sovina, o velho tio de Donald tem como "passatempo" guardar dinheiro. Nas hist?rias em quadrinhos, este personagem jamais compartilha sua preciosa fortuna. Com essa imagem em mente, o professor solicitar? aos alunos uma reflex?o sobre o dinheiro e sociedade.
?
ATIVIDADE 2:
Os alunos se organizar?o em pequenos grupos, formados por 3 ou 5 alunos e realizar?o uma pesquisa de campo com 10 ou 15 pessoas, preferencialmente na pr?pria escola, com o seguinte question?rio semi-estruturado:
?
?
Os resultados ser?o compartilhados em forma de jornal ou revista. Para a realiza??o dessa atividade, o professor de L?ngua Portuguesa poder? se envolver a fim de orientar os alunos sobre o estilo de escrita jornalista, bem como sobre a apresenta??o dos resultados em forma de discurso direto e indireto. E para a confec??o do jornal ou revista, a turma poder? utilizar o software de editora??o scribus ou (caso a escola n?o ofere?a laborat?rio de inform?tica) elaborar o jornal com folhas de sulfite, nesse caso, o professor poder? solicitar o aux?lio do professor de Arte.
Sobre o scribus:
O scribus ? um aplicativo de Desktop Publishing de c?digo aberto. Ele permite diagrama??es bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gr?ficos, diagramas, etc. Suporta formatos de sa?da do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm
Para retomar os conceitos relativos ao Mercantilismo, o professor exibir? dois v?deos sobre o assunto. O primeiro deles diz respeito a uma anima??o que explica quest?es econ?micas e sobre o colonialismo. O segundo v?deo consiste num epis?dio do programa Hist?ria do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola. Este epis?dio apresenta coment?rios sobre o processo de coloniza??o do Brasil, desde o per?odo das Grandes Navega??es at? ? Independ?ncia do Brasil.
?
?
?
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9161 Acesso em: 15/09/10
?
Imagem 4: : O historiador B?ris Fausto
Dispon?vel em: http://literaturaeafinidades.blogspot.com/2010/04/duas-vezes-favela-por-boris-fausto.html Acesso em: 03/10/10
?
?
?
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=864 Acesso em: 15/09/10
?
ATIVIDADE 3:
Para finalizar as atividades sobre a pol?tica econ?mica denominada Mercantilismo, os alunos dever?o realizar uma pesquisa sobre os conquistadores dos mares dos s?culos XV e XVI.
?
?
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u681.jhtm Acesso em: 21/11/10.
Dispon?vel em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=579 Acesso em: 21/11/10.
Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hern%C3%A1n_Cort%C3%A9s Acesso em: 21/11/10.
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u57.jhtm Acesso em: 21/11/10.
Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_%C3%81lvares_Cabral Acesso em: 21/11/10.
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u192.jhtm Acesso em: 21/11/10.
Dispon?vel em: http://www.potyguar.com.br/as_grandes_navegacoes/index_arquivos/pedroalvarescabral.htm Acesso em: 21/11/10.
Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Pizarro Acesso em: 21/11/10.
Dispon?vel em: http://www.algosobre.com.br/biografias/francisco-pizarro.html Acesso em: 21/11/10.
Dispon?vel em: http://www.colegioinovacao.com.br/cms/documentos/dominacao_espanhola_7serie.pdf Acesso em: 21/11/10.
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u661.jhtm Acesso em: 21/11/10.
Dispon?vel em: http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_vasco_gama.html Acesso em: 21/11/10.
Dispon?vel em: http://www.rtp.pt/gdesport/?article=828&visual=3&topic=1 Acesso em: 21/11/10.
?
?
?
?
Ao realizar a pesquisa sobre os conquistadores, os grupos perceber?o a dimens?o predat?ria dos europeus na Am?rica e dever?o refletir sobre a no??o do lucro a todo custo e suas implica??es em nossa condi??o de pa?s em desenvolvimento. Esta reflex?o dever? ser o fecho do v?deo produzido sobre cada um dos personagens selecionados. Para a realiza??o do v?deo-clipe os alunos poder?o utilizar o movie maker ou o software livre kino
Como exemplo, o professor poder? exibir o v?deo sobre Pedro ?lvares Cabral: construtores do Brasil.
?
?
?
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28852 Acesso em: 15/09/10.
?
Caso a escola n?o disponibilize laborat?rio de inform?tica, a turma poder? realizar uma encena??o desses personagens. Neste caso, os professor de Arte e de Educa??o F?sica poder?o se envolver a fim de auxiliar a caracteriza??o das vestimentas e orientar os alunos sobre t?cnicas de express?o corporal.
Sobre o movie maker:
O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas dispon?vel para Windows Vista e 7).
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm
Sobre o kino:
O kino ? um programa livre para edi??o de v?deo n?o-linear voltado para captura de v?deo via placa IEEE-1394 (tamb?m conhecida como FireWire ou i.Link), manipula??o b?sica, reprodu??o e exporta??o de arquivos de v?deo e ?udio em v?rios formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa est?vel, a simplicidade deste software ? sua principal caracter?stica.
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm
?
?
REFER?NCIAS
ARIES, Philippe; CHARTIER, Roger. Hist?ria da vida privada: da Renascen?a ao s?culo das luzes. V. 3. Companhia das Letras: S?o Paulo, 2010.
BURKE, Peter. A escrita da hist?ria: novas perspectivas. UNESP: S?o Paulo, 2001.
HUNT, E. K. Hist?ria do pensamento econ?mico. Campus: Rio de Janeiro, 1989
500 Anos: Um novo mundo na TV - epis?dio II
"500 Anos: Um novo mundo na TV", narra as viagens dos portugueses ?s ?ndias e as rotas comerciais mar?timas entre ocidente e oriente criadas pelas navega??es portuguesas. Epis?dio II: Caminhos da Riqueza
Palavras-chave: rela??es de trabalho, rela??es de poder, rela??es culturais, expans?o mar?tima, mercantilismo, ocupa??es, coloniza??o, expansionismo, nativos.
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9375 Acesso em: 06/09/10
?
500 Anos: Um novo mundo na TV - epis?dio III
"500 Anos: Um novo mundo na TV" narra viagem e a chegada dos portugueses no novo continente e as primeiras impress?es entre nativos e europeus rec?m-chegados Epis?dio III: Encontro no Al?m-mar
Palavras-chave: rela??es de trabalho, rela??es de poder, rela??es culturais, expans?o mar?tima, mercantilismo, ocupa??es, coloniza??o, expansionismo, nativos.
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9377 Acesso em: 06/09/10
?
Simulador sobre a reconquista crist? e a forma??o do Estado portugu?s.
Dispon?vel em: http://www.brincandoseaprende.com.br/atividades/2043_reconquista/2043.php Acesso em: 06/09/10
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.
Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios: