Portal do Professor

Início do Conteúdo

Economia e Pol?tica da Idade Moderna: o Mercantilismo

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Maria Rodrigues Viacava imagem do usuário

CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Como as Grandes Navegações se inseriram na lógica mercantilista, noções básicas de economia (balança comercial e protecionismo) e a intervenção do Estado na economia.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa aula não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Imagem 1: Sonho de consumo

Dispon?vel em: http://hangover80.files.wordpress.com/2009/07/poupar_ganhar.gif?w=238&h=250 Acesso em: 06/09/10  

Para dar in?cio ao debate sobre algumas no??es de economia, o professor dever? apresentar a imagem 1 e solicitar aos alunos que definam poss?veis significados para a mesma. Um dos temas citados dever? ser a rela??o do dinheiro com a realiza??o de sonhos ou sobre o ato de poupar como ben?fico. Enfim, tais no??es refletem uma sociedade capitalista e individualista onde o dinheiro, na maioria das vezes, ? pensado como meio para o consumo.

Embora compreendemos a impossibilidade de viver sem dinheiro, cabe ressaltar que a rela??o entre dinheiro e consumo n?o se deu naturalmente. Essa rela??o foi constru?da historicamente em paralelo ? consolida??o da economia de mercado, pautada no capitalismo. Al?m disso, a atividade de poupar dinheiro nem sempre foi vista como importante para as economias das Na??es. Antes da forma??o dos Estados Nacionais Modernos a Europa estabelecia suas rela??es produtivas e econ?micas no ambiente rural. No campo, predominavam as rela??es de troca e praticamente n?o existia moeda em circula??o. Com a consolida??o das monarquias, passou a ser importante pensar na manuten??o da administra??o das cortes reais, como custear os gastos das cortes reais. Dessa forma, a solu??o encontrada foi o Mercantilismo, teoria econ?mica dessas rec?m criadas Monarquias Nacionais entre os s?culos XV e XVIII.

?

ATIVIDADE 1:

Para melhor visualizar a rela??o do Estado com a economia durante o per?odo de forma??o das Monarquias Nacionais Europeias, os alunos realizar?o uma pesquisa sobre o Mercantilismo nos seguintes pa?ses:  Fran?a, Inglaterra, Portugal e Espanha. Essa atividade tem como objetivo levar os alunos a compreenderem as diferen?as e semelhan?as entre as maneiras de conduzir a economia na Europa.

?

  • Passo a passo:
  1. Organize as equipes atrav?s de sorteio. Cada grupo dever? ser composto com 5 ou 6 integrantes.
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. N?o deixe de estabelecer com clareza os crit?rios de avalia??o.
  5. Caso seja necess?rio, reserve um hor?rio no laborat?rio de inform?tica para a realiza??o da pesquisa ou selecione algumas obras na biblioteca da escola.
  6. Sugira s?tios para a realiza??o da pesquisa.

?

?

  • S?tios sugeridos para a realiza??o da pesquisa:

Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/historiag/estados-nacionais.htm Acesso em: 20/11/10.  

Dispon?vel em: www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=89 Acesso em: 20/11/10.  

Dispon?vel em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/monarquia.htm Acesso em: 20/11/10.  

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercantilismo Acesso em: 20/11/10.  

Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/historiag/mercantilismo.htm Acesso em: 20/11/10.  

Dispon?vel em: www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=746    Acesso em: 20/11/10.  

Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572007000100006&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 20/11/10.  

Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-41612009000300005&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 20/11/10.  

Dispon?vel em: http://www.scribd.com/doc/7205896/Mercantilismo Acesso em: 20/11/10.  

Dispon?vel em: http://estacaodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/2010/03/Monarquias-nacionais1.pdf Acesso em: 20/11/10.  

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u337.jhtm Acesso em: 20/11/10.  

Dispon?vel em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/liberalismo-economico.htm Acesso em: 20/11/10.    

OBS: Os alunos dever?o realizar a pesquisa em contra-turno, respeitando os hor?rios disponibilizados para cada grupo no laborat?rio de inform?tica ou na biblioteca da escola.

?

?

  • Os grupos dever?o pesquisar os seguintes temas:
  1. Monarquias Nacionais Europeias - explicar como se deu a forma??o das principais na??es do continente europeu nos s?culos XV ao XVIII (Portugal, Espanha, Fran?a e Inglaterra)
  2. O Mercantilismo - definir as caracter?sticas essenciais dessa doutrina econ?mica.
  3. Mercantilismo na Fran?a.
  4. Mercantilismo na Inglaterra.
  5. Mercantilismo na Pen?nsula Ib?rica.
  6. Adam Smith e o liberalismo econ?mico.

?

Os resultados das pesquisas ser?o expostos em forma jornal-mural.

?

Imagem 2: exemplo de jornal-mural

Dispon?vel em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504   Acesso em: 04/11/10       

?

?

Imagem 3: Tio Patinhas

Dispon?vel em: http://downloads.open4group.com/wallpapers/1024x768/tio-patinhas-3793.html  Acesso em: 06/09/10.

?

A imagem acima apresenta o personagem Tio Patinhas criado por Walt Disney. Extremamente sovina, o velho tio de Donald tem como "passatempo" guardar dinheiro. Nas hist?rias em quadrinhos, este personagem jamais compartilha sua preciosa fortuna. Com essa imagem em mente, o professor solicitar? aos alunos uma reflex?o sobre o dinheiro e sociedade.

 

?

ATIVIDADE 2:

Os alunos se organizar?o em pequenos grupos, formados por 3 ou 5 alunos e realizar?o uma pesquisa de campo com 10 ou 15 pessoas, preferencialmente na pr?pria escola, com o seguinte question?rio semi-estruturado:   

?

  1. O que significa o dinheiro na sua vida?   
  2. Voc? considera poss?vel para uma fam?lia viver somente com a renda de um sal?rio m?nimo (R$ 510,00)?   
  3. Na sua opini?o, ter mais dinheiro confere vantagens ou n?o interfere nas rela??es sociais ? Por exemplo, caso entre numa loja usando roupas de marcas famosas voc? acredita que o vendedor lhe atender? com mais dedica??o?

?

Os resultados ser?o compartilhados em forma de jornal ou revista. Para a realiza??o dessa atividade, o professor de L?ngua Portuguesa poder? se envolver a fim de orientar os alunos sobre o estilo de escrita jornalista, bem como sobre a apresenta??o dos resultados em forma de discurso direto e indireto. E para a confec??o do jornal ou revista, a turma poder? utilizar o software de editora??o scribus ou (caso a escola n?o ofere?a laborat?rio de inform?tica) elaborar o jornal com folhas de sulfite, nesse caso, o professor poder? solicitar o aux?lio do professor de Arte.

Sobre o scribus:   

O scribus ? um aplicativo de Desktop Publishing de c?digo aberto. Ele permite diagrama??es bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gr?ficos, diagramas, etc. Suporta formatos de sa?da do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.   

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm   

 

Para retomar os conceitos relativos ao Mercantilismo, o professor exibir? dois v?deos sobre o assunto. O primeiro deles diz respeito a uma anima??o que explica quest?es econ?micas e sobre o colonialismo. O segundo v?deo consiste num epis?dio do programa Hist?ria do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola.  Este epis?dio apresenta coment?rios sobre o processo de coloniza??o do Brasil, desde o per?odo das Grandes Navega??es at? ? Independ?ncia do Brasil.

?

 

?

?

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9161 Acesso em: 15/09/10 

?

Imagem 4: : O historiador B?ris Fausto

Dispon?vel em: http://literaturaeafinidades.blogspot.com/2010/04/duas-vezes-favela-por-boris-fausto.html  Acesso em: 03/10/10    

?

?

?

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=864 Acesso em: 15/09/10

?

ATIVIDADE 3:

Para finalizar as atividades sobre a pol?tica econ?mica denominada Mercantilismo, os alunos dever?o realizar uma pesquisa sobre os conquistadores dos mares dos s?culos XV e XVI.

?

  • Passo a passo:
  1. Organize as equipes atrav?s de sorteio. Cada equipe dever? ser composta por 5 ou 6 alunos.
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. N?o deixe de estabelecer com clareza os crit?rios de avalia??o.
  5. Se necess?rio, reserve o laborat?rio de inform?tica para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  6. Sugira s?tios para a realiza??o da pesquisa.

?

  • S?tios sugeridos para a realiza??o da pesquisa:

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u681.jhtm  Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=579 Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hern%C3%A1n_Cort%C3%A9s Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u57.jhtm Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_%C3%81lvares_Cabral Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u192.jhtm Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em: http://www.potyguar.com.br/as_grandes_navegacoes/index_arquivos/pedroalvarescabral.htm Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Pizarro Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em: http://www.algosobre.com.br/biografias/francisco-pizarro.html Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em:  http://www.colegioinovacao.com.br/cms/documentos/dominacao_espanhola_7serie.pdf Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u661.jhtm Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em: http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_vasco_gama.html Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em: http://www.rtp.pt/gdesport/?article=828&visual=3&topic=1 Acesso em: 21/11/10. 

?

?

  • Os grupos dever?o pesquisar os seguintes temas:
  1. Am?rico Vesp?cio.
  2. Vasco da Gama.
  3. Cristov?o Colombo.
  4. Francisco Pizarro.
  5. Pedro ?lvares Cabral.
  6. Hern?n Cortez.

?

  • Os alunos buscar?o dados biogr?ficos desses personagens:
  • Onde os personagens nasceram.
  • Como se envolveram em atividades de explora??o da Am?rica,
  • Quem patrocinou suas expedi??es.

?

Ao realizar a pesquisa sobre os conquistadores, os grupos perceber?o a dimens?o predat?ria dos europeus na Am?rica e dever?o refletir sobre a no??o do lucro a todo custo e suas implica??es em nossa condi??o de pa?s em desenvolvimento. Esta reflex?o dever? ser o fecho do v?deo produzido sobre cada um dos personagens selecionados. Para a realiza??o do v?deo-clipe os alunos poder?o utilizar o movie maker ou o software livre kino

Como exemplo, o professor poder? exibir o v?deo sobre Pedro ?lvares Cabral: construtores do Brasil.

?

?

?

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28852  Acesso em: 15/09/10.

?

Caso a escola n?o disponibilize laborat?rio de inform?tica, a turma poder? realizar uma encena??o desses personagens. Neste caso, os professor de Arte e de Educa??o F?sica poder?o se envolver a fim de auxiliar a caracteriza??o das vestimentas e orientar os alunos sobre t?cnicas de express?o corporal.

Sobre o movie maker:

O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas dispon?vel para Windows Vista e 7).

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm        

Sobre o kino:   

O kino ? um programa livre para edi??o de v?deo n?o-linear voltado para captura de v?deo via placa IEEE-1394 (tamb?m conhecida como FireWire ou i.Link), manipula??o b?sica, reprodu??o e exporta??o de arquivos de v?deo e ?udio em v?rios formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa est?vel, a simplicidade deste software ? sua principal caracter?stica.   

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm   

?

?

REFER?NCIAS

ARIES, Philippe; CHARTIER, Roger. Hist?ria da vida privada: da Renascen?a ao s?culo das luzes. V. 3. Companhia das Letras: S?o Paulo, 2010.

BURKE, Peter. A escrita da hist?ria: novas perspectivas. UNESP: S?o Paulo, 2001.

HUNT, E. K. Hist?ria do pensamento econ?mico. Campus: Rio de Janeiro, 1989

Recursos Complementares

500 Anos: Um novo mundo na TV - epis?dio II

"500 Anos: Um novo mundo na TV", narra as viagens dos portugueses ?s ?ndias e as rotas comerciais mar?timas entre ocidente e oriente criadas pelas navega??es portuguesas. Epis?dio II: Caminhos da Riqueza

Palavras-chave: rela??es de trabalho, rela??es de poder, rela??es culturais, expans?o mar?tima, mercantilismo, ocupa??es, coloniza??o, expansionismo, nativos.

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9375 Acesso em: 06/09/10   

?

500 Anos: Um novo mundo na TV - epis?dio III

"500 Anos: Um novo mundo na TV"  narra viagem e a chegada dos portugueses no novo continente e as primeiras impress?es entre nativos e europeus rec?m-chegados Epis?dio III: Encontro no Al?m-mar

Palavras-chave: rela??es de trabalho, rela??es de poder, rela??es culturais, expans?o mar?tima, mercantilismo, ocupa??es, coloniza??o, expansionismo, nativos.

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9377 Acesso em: 06/09/10 

?

Simulador sobre a reconquista crist? e a forma??o do Estado portugu?s.

Dispon?vel em: http://www.brincandoseaprende.com.br/atividades/2043_reconquista/2043.php Acesso em: 06/09/10 

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:   

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;  
  3. respeito a opinião dos colegas;     
  4. empenho para concluir as atividades;    
  5. domínio do tema.