Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
A partir dessa aula, os alunos poderão identificar o processo de formação de alguns Estados Nacionais europeus, bem como estarão aptos a compreender o significado de intervenção do Estado na economia e serão capazes de diferenciar monarquia absolutista de monarquia constitucional.
Para a melhor compreensão dos temas abordados espera-se que o aluno possua conhecimentos sobre a doutrina Mercantilista e sobre o processo das Grandes Navegações.
Imagem 1
Disponível em: http://diretoriomonarquicodobrasil.blogspot.com/2010/07/rei-juan-carlos-da-espanha-recebe-os.html Acesso em: 06/09/10
Imagem 2
Disponível em: http://www.overmundo.com.br/banco/o-rei-da-jabuticaba Acesso em: 06/09/10
Na última Copa do Mundo o time vencedor do campeonato foi a Espanha que pela primeira vez levou a taça. Ao observar a foto acima imediatamente identificamos o time de futebol daquele país. Mas será que os alunos saberiam responder quem é o senhor com a taça nas mãos. Caso nenhum dos alunos o identifique como o rei da Espanha, o professor deverá esclarecer para a turma que a pessoa trata-se do rei Juan Carlos. Para muito, um homem de terno e sem coroa ou cetro não condiz com a imagem de um rei. (imagem 2). Essa primeira conversa se propõe a levar os alunos a perceberem que o sistema político monárquico não está relegado ao passado.
ATIVIDADE 1:
O professor deverá apresentar aos alunos as características das formas de governo (Monarquia e República) e sobre os sistemas políticos (Presidencialismo e Parlamentarismo). Os resultados deverão suscitar um debate e como registro dessa atividade o professor poderá elaborar uma paródia ou um breve roteiro de uma peça. Outra opção para a exibição dos resultados consiste na elaboração de pequenos roteiros de "sketch" ou "stand-up comedy".
Para a elaboração de uma paródia ou de um roteiro, os alunos deverão esboçar um mapa de ideias, ou seja, colocar no papel palavras-chaves sobre o assunto em questão. A partir desse mapa de ideias, a visualização dos temas possibilitará possíveis conexões sobre os assuntos. A escolha da canção para servir de melodia deverá ser escolhida pelos alunos, na medida que seu envolvimento com a atividade é parte fundamental no processo ensino/aprendizagem.
Exemplo de paródia sobre o Iluminismo - Disponível em: http://www.historiadigital.org/2009/04/parodia-de-historia.html Acesso em: 12/10/10
Exemplo de paródia sobre a escravidão no Brasil contemporâneo - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RKZsb507z5M&feature=related Acesso em: 12/10/10
Exemplo de paródia sobre a Primeira Guerra Mundial - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QihyUdal4To&feature=related Acesso em: 12/10/10
Imagem 3: Rei Luís XIV
Disponível em: http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2010/08/revolucao-francesa-foi-causada-pela.html Acesso em: 06/09/10
Imagem 4: Rei Henrique VIII
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_VIII_de_Inglaterra Acesso em: 06/09/10
Imagem 5: Imperador D. Pedro II
Disponível em: http://www.bananajack.com.br/blog/?attachment_id=1928 Acesso em: 06/09/10
ATIVIDADE 2:
O professor exibirá as imagens acima e os alunos buscarão informações sobre os monarcas citados. Cada aluno deverá pesquisar sobre todos eles e o objetivo é o de:
Respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs ou em forma de cartazes na sala de aula.
Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs - Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias
Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR Acesso em: 03/09/10
Rei Luís XIV
Disponível em: http://www.brasilescola.com/biografia/luis-sol.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.consciencia.org/tag/luis-xiv-o-rei-sol Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.modaecompanhia.com.br/portal/doc/Panorama%20sobre%20a%20Etiqueta%20social.pdf Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-francesa/absolutismo-de-luis-xvi.php Acesso em: 12/10/10
Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-77012000000100010&lang=pt Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.cliohistoria.110mb.com/alunos/1_serie/arquivos/Absolutismo%20e%20mercantilismo.pdf Acesso em: 12/10/10
Rei Henrique VIII
Disponível em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/henrique_viii_o_primeiro_anglicano.html Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/2010/03/31/000.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.chacomleite.com/2009/henry-viii-o-responsavel-pela-reforma-protestante-na-inglaterra/ Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.culturabrasil.pro.br/protestante.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://historia.abril.com.br/gente/tudor-seculo-poder-476690.shtml Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI98932-15220,00-A+CORTE+DE+HENRIQUE+VIII+ERA+CHEIA+DE+TENSAO+SEXUAL.html Acesso em: 12/10/10
Imperador D. Pedro II
Disponível em: http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/pedro2.html Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u151.jhtm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.puc-rio.br/pibic/relatorio_resumo2009/relatorio/ctch/let/anna_olga.pdf Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/historia/republica/d.-pedro-ii-e-os-valores-republicanos?set_language=en Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/segundo-reinado/ Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.monarquia.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=64:dom-pedro-ii&catid=40:os-imperadores-do-brasil-&Itemid=70 Acesso em: 12/10/10
ATIVIDADE 3:
Depois disso, os alunos formarão grupos de quatro ou cinco componentes e realizarão uma pesquisa com o auxílio de acervo digital ou em livros. Metade da turma buscará informações sobre os teóricos do absolutismo e a outra parte se ocupará com a pesquisa sobre as monarquias existentes nos dias de hoje. Os alunos apresentarão os resultados de suas pesquisas em um debate, onde cada grupo terá 10 minutos para a apresentação e ao fim da aula o professor deverá conduzir a discussão para uma síntese das diferentes formas de monarquia.
O professor deverá encaminhar as conclusões da pesquisa em forma de áudio-visual com a produção de um pequeno vídeo editado com o auxílio do movie maker ou do software livre kino. Caso a escola não disponibilize um laboratório de informática os alunos poderão criar um roteiro, com o auxílio do professor de Língua Portuguesa, e apresentar para a escola em forma de "telejornal".
Sobre o movie maker:
O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).
Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm
Sobre o kino:
O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo via placa IEEE-1394, manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.
Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm
Teóricos do Absolutismo
Disponível em: Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/absolutismo/ Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.brasilescola.com/politica/absolutismo.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/teoricos-absolutismo.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia/absolutismo.jhtm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/absolutismo/teoricos-do-absolutismo-frances.php Acesso em: 12/10/10
Monarquias atuais
Disponível em: http://www.juraemprosaeverso.com.br/ReligIrmandESistFiloOuPol/Monarquia.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://veja.abril.com.br/171199/p_070.html Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.artigonal.com/ciencias-artigos/a-formacao-do-espaco-mundial-da-idade-antiga-ate-os-dias-atuais-1288828.html Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=13716 Acesso em: 12/10/10
Para concluir, os alunos assitirão os vídeos sobre as Revoluções Inglesas, o Iluminismo e Revolução Francesa para perceber as como essas Monarquias Absolutistas deixaram de existir.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9121 Acesso em: 11/09/10
Episódio da série "Viajantes da História", na qual um casal jovem é capaz de voltar a qualquer época da história, ajudando dois adolescentes a entenderem a origem e a evolução de certos costumes, fatos e fenômenos da sociedade contemporânea. Neste episódio, o casal explica que revoluções, como a Revolução Francesa, foram consequência do conflito entre os poderes absolutos exercidos pela nobreza e a extrema pobreza em que vivia a maioria da população.
Palavras-chave: história, costumes, cultura, poder, modo de produção, classes sociais.
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17141 Acesso em: 06/09/10
REFERÊNCIAS
ARIES, Philippe; CHARTIER, Roger. História da vida privada: da Renascença ao século das luzes. V. 3. Companhia das Letras: São Paulo, 2010.
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.
________. Cultura popular na Idade Moderna. Companhia de Bolso: São Paulo, 2010.
CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.
HOBSBAWM, Eric J. Era das Revoluções: 1789-1848. Paz e Terra: São Paulo, 2009.
SCHWARCZ, Lilia M. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. Companhia das Letras, 2000.
Nome | Tipo |
---|---|
Navegantes: revoluções inglesas e iluminismo | Vídeo |
Para ilustrar alguns aspectos de uma nação monárquica, o professor poderá propor uma sessão de cinema com o filme A Rainha.
Caso a intenção seja de enfatizar alguns a organização de uma monaquia absolutista, o professor poderá exibir trechos do filme Maria Antonieta.
A princesa austríaca Maria Antonieta foi enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI. Na corte de Versalhes passou a ser envolvida em rígidas regras de etiqueta, disputas familiares e fofocas insuportáveis, mundo no qual jamais se inseriu. Praticamente exilada, decide criar um universo à parte dentro daquela corte, no qual pode se divertir e aproveitar sua juventude. No entanto, fora das paredes do palácio, a revolução francesa estava prestes a explodir. Nesse trecho, Maria Antonieta e suas amigas brincam e se divertem em meio a uma sessão de compras de roupas e sapatos. O luxo e a sofisticação da corte de Versalhes se contrapunham fortemente a pobreza dos camponeses franceses.
Palavras-chave: relações de poder, relações culturais, Idade Moderna, Revolução Francesa, luxo, nobreza.
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16155
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar os alunos a transpor suas dificuldades e ressaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem.
Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios: