Portal do Professor

Início do Conteúdo

Gr?cia Antiga: Cultura e Sociedade

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Maria Rodrigues Viacava imagem do usuário

CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com essa aula os alunos poderão identificar os segmentos da sociedade grega, reconhecer a produção artística dos gregos e perceber o legado da cultura grega para o mundo Ocidental.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não requer conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-olimpico.htm Acesso em: 08/09/10 

A imagem acima representa os jogos Ol?mpicos da Antiguidade e da Era Moderna. De acordo com o Comite Ol?mpico Internacional, os an?is coloridos simbolizam a uni?o dos cinco continentes . As cores foram escolhidas porque cada na??o tinha, pelo menos, uma delas em sua bandeira nacional. A bandeira foi adotada em 1914, mas foi exposta pela primeira vez apenas em 1920 nos Jogos Ol?mpicos de Antu?rpia, na B?lgica. Desde ent?o, foi hasteada em cada celebra??o dos Jogos. A partir dessa imagem o professor dever? iniciar uma s?rie de quest?es sobre os Jogos Ol?mpicos da Era Moderna.

1. Como essa competi??o come?ou? Qual a perioidicidade dos jogos?

2. Como s?o escolhidas as cidades sedes?

3. Quantas modalidades esportivas s?o disputadas nos jogos?

4. Voc? gosta de assistir os jogos? Por que?

O professor de hist?ria poder? propor uma atividade paralela com o professor de educa??o f?sica. Sugest?o de aula: Olimp?adas: Rio de Janeiro, 2016! da professora L?via Raposo Bardy

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9533 Acesso em: 15/09/10 

Os alunos n?o precisam responder corretamente todas as quest?es, a proposta deste primeiro momento consiste em promover um debate sobre o tema dos Jogos Ol?mpicos.

Depois dessa primeira aproxima??o com o assunto, O professor dever? indicar o v?deo sobre os jogos Ol?mpicos da Antiguidade e, ap?s a exibi??o, espera-se que os alunos possam responder as seguintes quest?es:

  1. Podemos afirmar que os Jogos Ol?mpicos da Antiguidade consistiam em eventos meramente esportivos? Justifique.
  2. Nos Jogos Ol?mpicos da Gr?cia participavam aristocratas e pobres. Isso significa dizer que havia  equidade de acesso? Justifique.
  3. Quais modalidades eram praticadas nos primeiros jogos? Qual deles chamou sua aten??o? Por que?

Document?rio produzido pelo Discovery Channel sobre as Olimp?adas da Gr?cia Antiga.

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=KQC-Xw5VjpE  Acesso em: 08/09/10

Texto de apoio:

Olimp?adas ... um presente dos gregos

Por Lourival J?nior

Dispon?vel em: http://blogandolimpiadas.blogspot.com    Acesso em: 08/09/10 

ATIVIDADE 1:

Com o professor de Educa??o F?sica, o professor de hist?ria solicitar? aos alunos uma pesquisa sobre o tema Jogos Ol?mpicos Gregos e Modernos. Nessa pesquisa, os alunos dever?o contemplar os seguintes assuntos:

  • Descrever as modalidades esportivas praticadas nos jogos da Antiguidade
  • Descrever as modalidades esportivas dos jogos Ol?mpicos atuais.
  • Apresentar os prop?sitos dos jogos ol?mpicos gregos, em especial sua rela??o com a religiosidade.
  • Identificar o momento de cria??o dos Jogos Ol?mpicos Moderno.
  • Listar as cidades-sedes de todos os Jogos Ol?mpicos Moderno.

O professor dever? exercer a fun??o de mediador/corretor das respostas enviadas ao arquivo criada no Google Docs.

A tarefa dever? ser realizada coletivamente em forma de texto colaborativo, onde todos podem editar atrav?s do Google Docs.

Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs - Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias

Dispon?vel em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  Acesso em: 03/09/10     

?

  • Links sugeridos para pesquisa:    

Dispon?vel em: http://gold.br.inter.net/luisinfo/olimpico.html Acesso em: 12/10/10 

Dispon?vel em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=210 Acesso em: 12/10/10 

Dispon?vel em: http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/historia-dos-jogos-olimpicos.htm Acesso em: 12/10/10 

Dispon?vel em: http://www.webbusca.com.br/especiais/olimpiadas/origem.htm Acesso em: 12/10/10 

Dispon?vel em: http://www.tg3.com.br/olimpiadas/historia_olimpiadas.htm Acesso em: 12/10/10 

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Modalidades_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o Acesso em: 12/10/10 

Dispon?vel em: http://esporte.hsw.uol.com.br/jogos-olimpicos.htm Acesso em: 12/10/10 

?

ATIVIDADE 2:

Para ampliar a disposi??o da turma e possibilitar a visualiza??o de elementos da antiguidade, o professor exibir? um pequeno trecho do filme 300.

300 ? um filme americano baseado na hist?ria em quadrinhos hom?nima de Frank Miller sobre a Batalha das Term?pilas. O filme procura passar a import?ncia dada para a uni?o e a garra, para que um pequeno ex?rcito de 300 homens pudesse enfrentar dezenas de milhares de guerreiros do Imp?rio Persa. Nesse trecho, o diretor narra a inf?ncia masculina espartana, como meninos tornavam-se guerreiros.

Palavras-chave: rela??es de poder, rela??es culturais, guerra, inf?ncia, Esparta, Gr?cia Antiga.

300, Aventura, EUA, 2007, 117 min. Dire??o: Zack Snyder.

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16154 Acesso em: 08/09/10 

A apresenta??o desse trecho permite ao professor explorar quest?es relativas a transposi??o de fatos hist?ricos para narrativas em formato f?lmico. Cabe ressaltar que o filme em quest?o trata-se de uma vers?o de quadrinhos e n?o tem, necessariamente, um compromisso com fatos do passado. Ap?s a exibi??o do trecho, o professor poder? explorar quest?es, tais como:

  1. Narrativa cinematogr?fica e sua rela??o com a hist?ria.
  2. Recursos de efeitos especiais para causar maior impacto no telespectador.
  3. No??es de amor fraterno e fam?lia.

?

  • Links sugeridos para pesquisa: 

?

Dispon?vel em: http://www.comciencia.br/especial/cinema/cine01.htm Acesso em: 12/10/10 

Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/cinema/historia-do-cinema/ Acesso em: 12/10/10 

Dispon?vel em: http://www.rieoei.org/1244.htm Acesso em: 12/10/10 

Dispon?vel em: http://www.www.razonypalabra.org.mx/N/N72/Varia_72/17_Mendes_72.pdf Acesso em: 12/10/10 

Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742005000200014&lang=pt Acesso em: 12/10/10 

Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000100004&lang=pt Acesso em: 12/10/10 

Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2008000200014&lang=pt Acesso em: 12/10/10 

Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792008000300014&lang=pt Acesso em: 12/10/10 

Dispon?vel em: http://www.confrariadecinema.com.br/links/filme/300/300/300.jsp Acesso em: 12/10/10 

Dispon?vel em: http://www.trilhafilmes.com.br/noticia.php?id=01182 Acesso em: 12/10/10 

 

Esse v?deo traz a hist?ria da Gr?cia de forma divertida, enfocando a sociedade Ateniense e a Espartana, relatando suas diferen?as. Esparta acreditava em uma educa??o militar enquanto Atenas tinha uma cultura mais erudita.

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9147 Acesso em: 15/09/10 

A exibi??o desse recurso permite aos alunos uma aproxima??o com  no??es dos modos de vida da Gr?cia Antiga e das caracter?sticas sociais, pol?ticas e economicas de Gr?cia e Esparta.

Depois desses dois primeiros momentos, os alunos formar?o grupos de quatro ou cinco componentes e realizar?o uma pesquisa com o aux?lio de acervo digital ou em livros. Metade da turma buscar? informa??es sobre Esparta e a outra parte pesquisar? informa??es sobre Atenas. Os alunos dever?o buscar informa??e sobre a vida das pessoas nessas p?lis e identificar os grupos sociais das duas principais cidades-estado gregas. As informa??es ser?o apresentadas em forma de debate, onde cada grupo ter? 10 minutos para a apresenta??o e ao fim da aula o professor dever? conduzir a discuss?o para uma s?ntese das diferentes formas de vida em Esparta e Atenas.  

O professor dever? encaminhar as conclus?es da pesquisa em forma de ?udio-visual com a produ??o de um pequeno v?deo editado com o aux?lio do movie maker ou do software livre kino. Caso a escola n?o disponibilize um laborat?rio de inform?tica os alunos poder?o criar um roteiro, com o aux?lio do professor de L?ngua Portuguesa, e apresentar para a escola em forma de "telejornal".

Sobre o movie maker:

O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas dispon?vel para Windows Vista e 7).

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm         

Sobre o kino:  

O kino ? um programa livre para edi??o de v?deo n?o-linear voltado para captura de v?deo via placa IEEE-1394 (tamb?m conhecida como FireWire ou i.Link), manipula??o b?sica, reprodu??o e exporta??o de arquivos de v?deo e ?udio em v?rios formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa est?vel, a simplicidade deste software ? sua principal caracter?stica.  

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm    

ATIVIDADE 3:

Para concluir as atividades sobre a cultura grega,  os alunos formar?o equipes compostas por 3 alunos  a fim de responder  duas webquest. Uma delas diz respeito a defini??o de aspectos da civiliza??o grega na Antiguidade, a outra refere-se ao movimento est?tico e cultural denominado Renascimento o qual se refere a uma valoriza??o da cultura grega. As atividades tem como objetivo levar os alunos a perceberam como seu a forma??o da no??o de Cultura Grega e de Antiguidade Cl?ssica. O professor poder? criar sua atividades no s?tio WebQuest Brasil

Dispon?vel em: http://www.webquestbrasil.org/node/9 Acesso em: 15/09/10 

Sobre a webquest:

De acordo com Gilian Barros "webquest ? uma metodologia que direciona o trabalho de pesquisa utilizando os recursos da Internet. Metodologia, estudada, desenvolvida e disponibilizada por Bernie Dodge, Educational Technology, San Diego State Universit em 1995, e disseminada no Brasil por Jarbas Novelino Barato, s?o produzidas para disponibiliza??o na Internet e podem ser editadas em programas como: Front Page, NVU, Dreamweaver, Mozilla Composer".

Dispon?vel em: http://www.gilian.escolabr.com/textos/webquest_giliancris.pdf    

?

Sugest?o de webquest:

Dispon?vel em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=9709&id_pagina=2Acesso em: 06/09/10 

Dispon?vel em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=16533&id_pagina=3Acesso em: 06/09/10 

?

REFER?NCIAS

BARROS, Jos? D'Assun??o. Passagens de Antiguidade Romana ao Ocidente Medieval: leituras historiogr?ficas de um per?odo lim?trofe. Hist?ria [online]. 2009, vol.28, n.1, pp. 547-573

Dispon?vel em: www.scielo.br/pdf/his/v28n1/19.pdf Aceso em: 06/09/10 

BINSFELD, Andrea. Imagens da escravid?o na Antiguidade como meios de auto-representa??o. Varia hist. [online]. 2009, vol.25, n.41, pp. 27-42

Dispon?vel em: www.scielo.br/pdf/vh/v25n41/v25n41a02.pdf Acesso em: 06/09/10 

BURKE, Peter. A escrita da hist?ria: novas perspectivas. UNESP: S?o Paulo, 2001.

CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Dom?nios da hist?ria: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.

FERRO, Marc. Cinema e Hist?ria. Paz e Terra: S?o Paulo, 2010.

FUNARI, Pedro P. A. Antiguidade Cl?ssica. Unicamp: Campinas, 2003.   

MENEZES, Marilde Loiola de. Democracia de Assembleia e Democracia de Parlamento: uma breve hist?ria das institui??es democr?ticas. Sociologias [online]. 2010, n.23, pp. 20-45.

Dispon?vel em: www.scielo.br/pdf/soc/n23/03.pdf Acesso em: 06/09/10 

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: S?o Paulo, 2002.

COMITE OL?MPICO INTERNACIONAL. Dispon?vel em: http://www.olympic.org/ Acesso em: 15/09/10

HIST?RIA DAS OLIMP?ADAS. Dispon?vel em: http://olimpiadas.uol.com.br/2008/historia/grecia/historia.jhtm    Acesso em: 15/09/10

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Gr?cia V?deo

Recursos Complementares

Gr?cia: construindo um imp?rio

S?rie produzida pelo History Channel sobre a forma??o da civiliza??o grega. Embora os gregos compartilhassem da mesma l?ngua e cultuassem os mesmos deuses, os gregos nunca se unificaram em forma de imp?rio. A civiliza??o grega se organizou em cidade-estados, as chamadas p?lis. Document?rio em cinco partes.

Palavras-chave: rela??es de poder, rela??es culturais, p?lis, Antiguidade Cl?ssica, Gr?cia, Esparta, Atenas.

parte 1: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16805

parte 2: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16806

parte 3: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16807

parte 4: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16808

parte 5: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16809

?

Jogos Ol?mpicos de Pequim

Reportagem exibida no programa Painel Brasil TV. O programa apresenta alguns aspectos hist?ricos das Olimp?adas desde a antiguidade at? os Jogos de Pequim, realizados na China em 2008.

Palavras-chave: esporte, Olimp?ada, Gr?cia, Pequim, Bar?o de Coubertin.

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10681 Acesso em: 08/09/10

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema através do uso de recursos áudio-visuais, apontando as possibilidades de interpretação através do debates, auxiliar os alunos a transpor suas dificuldades e ressaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem.

Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:     

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;     
  3. argumentação durante o debate;     
  4. respeito a opinião dos colegas;      
  5. empenho para concluir as atividades;     
  6. domínio do tema.