Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Com essa aula os alunos poderão identificar os segmentos da sociedade grega, reconhecer a produção artística dos gregos e perceber o legado da cultura grega para o mundo Ocidental.
Esta aula não requer conhecimentos prévios.
Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-olimpico.htm Acesso em: 08/09/10
A imagem acima representa os jogos Ol?mpicos da Antiguidade e da Era Moderna. De acordo com o Comite Ol?mpico Internacional, os an?is coloridos simbolizam a uni?o dos cinco continentes . As cores foram escolhidas porque cada na??o tinha, pelo menos, uma delas em sua bandeira nacional. A bandeira foi adotada em 1914, mas foi exposta pela primeira vez apenas em 1920 nos Jogos Ol?mpicos de Antu?rpia, na B?lgica. Desde ent?o, foi hasteada em cada celebra??o dos Jogos. A partir dessa imagem o professor dever? iniciar uma s?rie de quest?es sobre os Jogos Ol?mpicos da Era Moderna.
1. Como essa competi??o come?ou? Qual a perioidicidade dos jogos?
2. Como s?o escolhidas as cidades sedes?
3. Quantas modalidades esportivas s?o disputadas nos jogos?
4. Voc? gosta de assistir os jogos? Por que?
O professor de hist?ria poder? propor uma atividade paralela com o professor de educa??o f?sica. Sugest?o de aula: Olimp?adas: Rio de Janeiro, 2016! da professora L?via Raposo Bardy
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9533 Acesso em: 15/09/10
Os alunos n?o precisam responder corretamente todas as quest?es, a proposta deste primeiro momento consiste em promover um debate sobre o tema dos Jogos Ol?mpicos.
Depois dessa primeira aproxima??o com o assunto, O professor dever? indicar o v?deo sobre os jogos Ol?mpicos da Antiguidade e, ap?s a exibi??o, espera-se que os alunos possam responder as seguintes quest?es:
Document?rio produzido pelo Discovery Channel sobre as Olimp?adas da Gr?cia Antiga.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=KQC-Xw5VjpE Acesso em: 08/09/10
Texto de apoio:
Olimp?adas ... um presente dos gregos
Por Lourival J?nior
Dispon?vel em: http://blogandolimpiadas.blogspot.com Acesso em: 08/09/10
ATIVIDADE 1:
Com o professor de Educa??o F?sica, o professor de hist?ria solicitar? aos alunos uma pesquisa sobre o tema Jogos Ol?mpicos Gregos e Modernos. Nessa pesquisa, os alunos dever?o contemplar os seguintes assuntos:
O professor dever? exercer a fun??o de mediador/corretor das respostas enviadas ao arquivo criada no Google Docs.
A tarefa dever? ser realizada coletivamente em forma de texto colaborativo, onde todos podem editar atrav?s do Google Docs.
Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs - Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias
Dispon?vel em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR Acesso em: 03/09/10
?
Dispon?vel em: http://gold.br.inter.net/luisinfo/olimpico.html Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=210 Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/historia-dos-jogos-olimpicos.htm Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: http://www.webbusca.com.br/especiais/olimpiadas/origem.htm Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: http://www.tg3.com.br/olimpiadas/historia_olimpiadas.htm Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Modalidades_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: http://esporte.hsw.uol.com.br/jogos-olimpicos.htm Acesso em: 12/10/10
?
ATIVIDADE 2:
Para ampliar a disposi??o da turma e possibilitar a visualiza??o de elementos da antiguidade, o professor exibir? um pequeno trecho do filme 300.
300 ? um filme americano baseado na hist?ria em quadrinhos hom?nima de Frank Miller sobre a Batalha das Term?pilas. O filme procura passar a import?ncia dada para a uni?o e a garra, para que um pequeno ex?rcito de 300 homens pudesse enfrentar dezenas de milhares de guerreiros do Imp?rio Persa. Nesse trecho, o diretor narra a inf?ncia masculina espartana, como meninos tornavam-se guerreiros.
Palavras-chave: rela??es de poder, rela??es culturais, guerra, inf?ncia, Esparta, Gr?cia Antiga.
300, Aventura, EUA, 2007, 117 min. Dire??o: Zack Snyder.
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16154 Acesso em: 08/09/10
A apresenta??o desse trecho permite ao professor explorar quest?es relativas a transposi??o de fatos hist?ricos para narrativas em formato f?lmico. Cabe ressaltar que o filme em quest?o trata-se de uma vers?o de quadrinhos e n?o tem, necessariamente, um compromisso com fatos do passado. Ap?s a exibi??o do trecho, o professor poder? explorar quest?es, tais como:
?
?
Dispon?vel em: http://www.comciencia.br/especial/cinema/cine01.htm Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/cinema/historia-do-cinema/ Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: http://www.rieoei.org/1244.htm Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: http://www.www.razonypalabra.org.mx/N/N72/Varia_72/17_Mendes_72.pdf Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742005000200014&lang=pt Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000100004&lang=pt Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2008000200014&lang=pt Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792008000300014&lang=pt Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: http://www.confrariadecinema.com.br/links/filme/300/300/300.jsp Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: http://www.trilhafilmes.com.br/noticia.php?id=01182 Acesso em: 12/10/10
Esse v?deo traz a hist?ria da Gr?cia de forma divertida, enfocando a sociedade Ateniense e a Espartana, relatando suas diferen?as. Esparta acreditava em uma educa??o militar enquanto Atenas tinha uma cultura mais erudita.
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9147 Acesso em: 15/09/10
A exibi??o desse recurso permite aos alunos uma aproxima??o com no??es dos modos de vida da Gr?cia Antiga e das caracter?sticas sociais, pol?ticas e economicas de Gr?cia e Esparta.
Depois desses dois primeiros momentos, os alunos formar?o grupos de quatro ou cinco componentes e realizar?o uma pesquisa com o aux?lio de acervo digital ou em livros. Metade da turma buscar? informa??es sobre Esparta e a outra parte pesquisar? informa??es sobre Atenas. Os alunos dever?o buscar informa??e sobre a vida das pessoas nessas p?lis e identificar os grupos sociais das duas principais cidades-estado gregas. As informa??es ser?o apresentadas em forma de debate, onde cada grupo ter? 10 minutos para a apresenta??o e ao fim da aula o professor dever? conduzir a discuss?o para uma s?ntese das diferentes formas de vida em Esparta e Atenas.
O professor dever? encaminhar as conclus?es da pesquisa em forma de ?udio-visual com a produ??o de um pequeno v?deo editado com o aux?lio do movie maker ou do software livre kino. Caso a escola n?o disponibilize um laborat?rio de inform?tica os alunos poder?o criar um roteiro, com o aux?lio do professor de L?ngua Portuguesa, e apresentar para a escola em forma de "telejornal".
Sobre o movie maker:
O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas dispon?vel para Windows Vista e 7).
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm
Sobre o kino:
O kino ? um programa livre para edi??o de v?deo n?o-linear voltado para captura de v?deo via placa IEEE-1394 (tamb?m conhecida como FireWire ou i.Link), manipula??o b?sica, reprodu??o e exporta??o de arquivos de v?deo e ?udio em v?rios formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa est?vel, a simplicidade deste software ? sua principal caracter?stica.
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm
ATIVIDADE 3:
Para concluir as atividades sobre a cultura grega, os alunos formar?o equipes compostas por 3 alunos a fim de responder duas webquest. Uma delas diz respeito a defini??o de aspectos da civiliza??o grega na Antiguidade, a outra refere-se ao movimento est?tico e cultural denominado Renascimento o qual se refere a uma valoriza??o da cultura grega. As atividades tem como objetivo levar os alunos a perceberam como seu a forma??o da no??o de Cultura Grega e de Antiguidade Cl?ssica. O professor poder? criar sua atividades no s?tio WebQuest Brasil
Dispon?vel em: http://www.webquestbrasil.org/node/9 Acesso em: 15/09/10
Sobre a webquest:
De acordo com Gilian Barros "webquest ? uma metodologia que direciona o trabalho de pesquisa utilizando os recursos da Internet. Metodologia, estudada, desenvolvida e disponibilizada por Bernie Dodge, Educational Technology, San Diego State Universit em 1995, e disseminada no Brasil por Jarbas Novelino Barato, s?o produzidas para disponibiliza??o na Internet e podem ser editadas em programas como: Front Page, NVU, Dreamweaver, Mozilla Composer".
Dispon?vel em: http://www.gilian.escolabr.com/textos/webquest_giliancris.pdf
?
Sugest?o de webquest:
Dispon?vel em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=9709&id_pagina=2Acesso em: 06/09/10
Dispon?vel em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=16533&id_pagina=3Acesso em: 06/09/10
?
REFER?NCIAS
BARROS, Jos? D'Assun??o. Passagens de Antiguidade Romana ao Ocidente Medieval: leituras historiogr?ficas de um per?odo lim?trofe. Hist?ria [online]. 2009, vol.28, n.1, pp. 547-573
Dispon?vel em: www.scielo.br/pdf/his/v28n1/19.pdf Aceso em: 06/09/10
BINSFELD, Andrea. Imagens da escravid?o na Antiguidade como meios de auto-representa??o. Varia hist. [online]. 2009, vol.25, n.41, pp. 27-42
Dispon?vel em: www.scielo.br/pdf/vh/v25n41/v25n41a02.pdf Acesso em: 06/09/10
BURKE, Peter. A escrita da hist?ria: novas perspectivas. UNESP: S?o Paulo, 2001.
CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Dom?nios da hist?ria: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.
FERRO, Marc. Cinema e Hist?ria. Paz e Terra: S?o Paulo, 2010.
FUNARI, Pedro P. A. Antiguidade Cl?ssica. Unicamp: Campinas, 2003.
MENEZES, Marilde Loiola de. Democracia de Assembleia e Democracia de Parlamento: uma breve hist?ria das institui??es democr?ticas. Sociologias [online]. 2010, n.23, pp. 20-45.
Dispon?vel em: www.scielo.br/pdf/soc/n23/03.pdf Acesso em: 06/09/10
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: S?o Paulo, 2002.
COMITE OL?MPICO INTERNACIONAL. Dispon?vel em: http://www.olympic.org/ Acesso em: 15/09/10
HIST?RIA DAS OLIMP?ADAS. Dispon?vel em: http://olimpiadas.uol.com.br/2008/historia/grecia/historia.jhtm Acesso em: 15/09/10
Nome | Tipo |
---|---|
Gr?cia | V?deo |
Gr?cia: construindo um imp?rio
S?rie produzida pelo History Channel sobre a forma??o da civiliza??o grega. Embora os gregos compartilhassem da mesma l?ngua e cultuassem os mesmos deuses, os gregos nunca se unificaram em forma de imp?rio. A civiliza??o grega se organizou em cidade-estados, as chamadas p?lis. Document?rio em cinco partes.
Palavras-chave: rela??es de poder, rela??es culturais, p?lis, Antiguidade Cl?ssica, Gr?cia, Esparta, Atenas.
parte 1: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16805
parte 2: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16806
parte 3: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16807
parte 4: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16808
parte 5: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16809
?
Jogos Ol?mpicos de Pequim
Reportagem exibida no programa Painel Brasil TV. O programa apresenta alguns aspectos hist?ricos das Olimp?adas desde a antiguidade at? os Jogos de Pequim, realizados na China em 2008.
Palavras-chave: esporte, Olimp?ada, Gr?cia, Pequim, Bar?o de Coubertin.
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10681 Acesso em: 08/09/10
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema através do uso de recursos áudio-visuais, apontando as possibilidades de interpretação através do debates, auxiliar os alunos a transpor suas dificuldades e ressaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem.
Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios: