Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Trabalho e rela??es sociais |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Os alunos poderão conhecer as instituições políticas criadas pelos romanos, comparar as civilizações greco-romanas a fim de perceber o significado da chamada Antiguidade Clássica e identificar o legado da cultura romana para o mundo Ocidental.
Para a melhor compreensãos dos conteúdos abordados é importante que o aluno tenha conhecimentos sobre a civilização grega,
Os alunos deverão dominar a leitura, a interpretação e a construção de gráficos .
Dispon?vel em: http://blogteenland.blogspot.com/2009_12_01_archive.html Acesso em: 05/09/10
Para come?ar a discuss?o sobre sociedade e pol?tica romana, o professor come?ar? por chamar a aten??o para o uso do termo ?patricinha? nos dias de hoje. Essa palavra costuma ser atribu?da para definir meninas que possuem uma posi??o social privilegiada e exibem publicamente sua condi??o financeira atrav?s de roupas e acess?rios de alto valor.
Na sociedade da Roma Antiga, os patr?cios compunham o grupo social dos grandes propriet?rios de terras, de rebanhos e de escravos. Desfrutavam de direitos pol?ticos e podiam desempenhar altas fun??es p?blicas no ex?rcito, na religi?o, na justi?a ou na administra??o. Eram os cidad?os romanos e possu?am seus clientes: homens livres que se associavam aos patr?cios, prestando-lhes diversos servi?os pessoais em troca de aux?lio econ?mico e prote??o social; constitu?am ponto de apoio da denomina??o pol?tica e militar dos patr?cios.
Em meados dos anos 1990, um filme sobre uma adolescente de 15 anos, muito popular e rica chamada Cher filha de um advogado, passa seu tempo em conversas f?teis, fazendo compras com a amiga Dionne no shopping e uma de suas grandes preocupa??es consiste em manter a bateria do celular sempre carregada. O filme chamado ?Clueless? foi traduzido para o portugu?s como ?As Patricinhas de Beverly Hills?.
Ap?s a exibi??o de um trecho desse longa metragem, a turma poder? iniciar uma discuss?o sobre consumismo, condi??o social e m? distribui??o de renda. O professor de Sociologia poder? se envolver e desenvolver as teses marxistas sobre a luta de classes como mecanismo transformador do processo hist?rico e problematizar o conceito de aliena??o. O professor dever? conduzir a discuss?o sobre a rela??o entre condi??o social e cidadania. Num pa?s democr?tico, como o Brasil, ricos e pobres desfrutam dos mesmos direitos e deveres?
As Patricinhas de Beverly Hills (original: Clueless), Com?dia, 1995, 96 min. Dire??o: Amy Heckerling.
Trecho do filme:
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=uBZ9Bgij6VE Acesso em: 05/09/10
As id?ias debatidas sobre os tema propostos dever?o ser registradas pelos alunos em seus cadernos.
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Num segundo momento espera-se que os alunos tenham compreendido que no Brasil a posi??o social n?o ? crit?rio para definir o livre exerc?cio da cidadania. Embora algumas atitudes da pol?cia e da justi?a do Brasil muitas vezes pare?am punir apenas os pobres e favorecer os ricos, a Constitui??o brasileira define todos os cidad?os como iguais em direitos e obriga??es.
No Brasil, as rela??es de trabalho s?o livres e n?o existe trabalho escravo. No entanto, essa pr?tica ilegal costuma ser verificada nas ?reas urbanas e rurais do pa?s. N?o s?o apenas agricultores os respons?veis pela exist?ncia dessa pratica infame, numa grande metr?pole como S?o Paulo s?o comuns as denuncias de estrangeiros ilegais trabalhando como escravos em industrias. Na Roma Antiga, o trabalho era destinado aos escravos, pessoas que representavam uma propriedade, eles podiam sofrer castigos, serem vendidos ou alugados. ? importante que o processo ressalte a escravid?o na antiguidade a fim de n?o refor?ar a imagem do africano ? escravid?o.
Para reflex?o da escravid?o nos dias de hoje, os alunos dever?o assistir o document?rio sobre a escravid?o nos dias de hoje no Brasil.
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Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16771 Acesso em: 15/09/10
O v?deo retrata a situa??o de aliciamento de trabalhadores do campo, para o exerc?cio de fun??es laborais nas fazendas e carvoarias do Par?, Brasil. S?o demonstradas condi??es chocantes de precariza??o do trabalho, o que permite a classifica??o dessa den?ncia como trabalho escravo. No desfecho, o v?deo exp?e quais s?o os principais desafios no combate da erradica??o do trabalho escravo no Brasil.
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ATIVIDADE 1
Os alunos se organizar?o em grandes grupos, formados por 10 ou 15 alunos e realizar?o uma pesquisa de campo na pr?pria escola ou em seu bairro com o seguinte question?rio:
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Passo a passo:
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OBS: Os dados coletados em entrevistas poder?o servir como tema para a realiza??o de mat?rias para o jornal ou revista. Por exemplo, se um entrevistado disser que no Brasil apenas os ricos possuem direitos, os aluno dever? insistir com seu entrevistado a fim de encontrar quais elementos utilizados pelo depoente para fazer tal afirma??o. Estes argumentos poder?o ser usados pelo grupo como tema para um texto jornal?stico.
Para a realiza??o do jornal ou da revista os grupos dever?o se organizar internamente em fun??es diferenciadas: um editor-chefe (definir a pauta), os rep?rteres (realizar?o a pesquisa), os jornalistas (produzir?o os textos), o rela??es-p?blicas (articula??o com os outros professores), assessor de imprensa (divulga??o do jornal).
Para a organiza??o dos gr?ficos, os alunos poder?o pedir ajuda ao professor de Matem?tica e para a parte visual, o professor de Arte poder? colaborar com a turma. Caso a escola possua um audit?rio, os resultados poder?o ser compartilhados com as outras turmas atrav?s da encena??o de um telejornal, onde alguns alunos apresentariam os dados da pesquisa como jornalistas e rep?rteres.
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ATIVIDADE 2:
Depois disso dois primeiros momentos, os alunos formar?o grupos de quatro ou cinco componentes e realizar?o uma pesquisa com o aux?lio de acervo digital ou em livros. Metade da turma buscar? informa??es sobre os gladiadores e a outra parte se ocupar? com a pesquisa sobre a pol?tica romana denominada ?P?o e Circo?. Os alunos apresentar?o os resultados de suas pesquisas em um debate, onde cada grupo ter? 10 minutos para a apresenta??o e ao fim da aula o professor dever? conduzir a discuss?o para uma s?ntese dessa pr?tica do Imp?rio Romano denominada ?Panis et Circensis?. Depois das interven??es do professor, os grupos pequenos apresentar?o suas pesquisas em forma de cartazes ou de pequenos v?deos feitos com o aux?lio do movie maker ou do software livre kino.
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Dispon?vel em: http://somostodosum.ig.com.br/blog/blog.asp?id=8514 Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: http://www.artigonal.com/politica-artigos/a-politica-do-pao-e-circo-584140.html Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: http://www.atribunamt.com.br/2010/01/a-politica-do-pao-e-circo/ Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/debatendo-pao-circo.htm Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: http://www.ucb.br/mestradoef/RBCM/12/12%20-%202/c_12_2_18.pdf Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gladiador Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742007000100010&lang=pt Acesso em: 12/10/10
Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742007000100016&lang=pt Acesso em: 12/10/10
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Sobre o movie maker:
O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas dispon?vel para Windows Vista e 7).
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm
Sobre o kino:
O kino ? um programa livre para edi??o de v?deo n?o-linear voltado para captura de v?deo via placa IEEE-1394, manipula??o b?sica, reprodu??o e exporta??o de arquivos de v?deo e ?udio em v?rios formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa est?vel, a simplicidade deste software ? sua principal caracter?stica.
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm
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ATIVIDADE 3:
O professor exibir? um trecho do filme Gladiador e realizar? uma breve discuss?o sobre as caracter?sticas f?sicas do ator Russel Crowe que interpreta o her?i da trama. M?ximus (ou ?O Espanhol?) possui apar?ncia saud?vel, dentes brancos e usa sand?lias ao lutar no Coliseu. Depois disso, o professor conduzir? o debate sobre as representa??es do cinema e as fontes hist?ricas. Os alunos n?o podem deixar de perceber que os filmes, enquanto obras de arte, permitem um grande espa?o para a inser??o da vis?o do diretor ou produtor sobre os fatos narrados. O filme O gladiador n?o corresponde a uma encena??o fiel dos verdadeiros lutadores romanos. Para a compreens?o dessa quest?o, o professor poder? consultar o texto de Ingrid Tavares sobre os ?gladiadores gordinhos?.
O professor de Biologia e/ou Ci?ncias poder? executar uma atividade complementar sobre os nutrientes, vitaminas e composi??o muscular.
Gladiadores gordinhos: estudo mostra que os lutadores eram vegetarianos e n?o tinham m?sculos
Por Ingrid Tavares
"Baixinho, gordinho e nada musculoso. Esque?a aquela imagem do cinema: era exatamente esse o porte f?sico dos gladiadores romanos. A descoberta foi feita por uma equipe do Instituto Arqueol?gico Austr?aco, que analisou ossadas encontradas em um cemit?rio de gladiadores em ?feso, na Turquia. A partir de uma minuciosa an?lise forense em 67 esqueletos, os cientistas verificaram que os lutadores n?o tinham nada de extraordin?rio: eram jovens comuns, entre 20 e 30 anos, com cerca de 1,68 m (a estatura m?dia da popula??o de 2 a.C), pouco m?sculo e umas gordurinhas extras. (...)"
Dispon?vel em: http://historia.abril.com.br/comportamento/gladiadores-gordinhos-434975.shtml Acesso em: 05/09/10
A partir disso, os alunos ter?o a tarefa de pesquisar em filmes com narrativas baseadas em fatos e identificar "erros hist?ricos". Estes erros s?o chamados de anacronismos. Entre os filmes sugeridos para a pesquisa dever?o relacionar o per?odo denominado Antiguidade Cl?ssica. Para defini??o de Antiguidade Cl?ssica os alunos assistir?o um v?deo sobre o Renascimento.
Sugest?o de filmes: Spartacus, BenHur, Tr?ia, Alexandre, 300.
OBS: ? importante verificar a faixa et?ria recomendada ao fazer a indica??o dos filmes. Para apresentar o resultado da pesquisa os alunos poder?o organizar um blog para registrar seus resultados de pesquisa ou criar um texto colaborativo com o aux?lio do Google Docs.
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Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs
Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias
Dispon?vel em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR Acesso em: 03/09/10
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Blogger ? como criar?
Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias
Dispon?vel em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf Acesso em: 04/09/10
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Dispon?vel em: http://modalomaniacos.blogspot.com/2010/07/oscar-de-melhor-figurino.html Acesso em: 05/09/10
Trecho do filme
Gladiador, Drama, EUA, 2000, 155 min. Dire??o: Ridley Scott
Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius, o imperador romano provoca a f?ria de seu filho Commodus, ao explicitar sua inten??o em deixar o trono para Maximus, importante general do ex?rcito romano. Sedento pelo poder, Commodus assassina seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus. Este consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob uma nova identidade, um escravo e gladiador do Imp?rio Romano conhecido como Espanhol. Neste trecho, o imperador Commodus promove uma s?rie de jogos no Coliseu depois de cinco anos de inatividade. Nessa primeira batalha, um grupo de gladiadores representa os cartagineses na batalha de Zama. Ao fim desse combate, o gladiador Espanhol revela sua verdadeira identidade diante do imperador de Roma.
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16734 Acesso em: 05/09/10
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Anima??o produzida por Rodrigo Ara?jo sobre a Roma Antiga. O v?deo apresenta informa??es sobre a sociedade, a economia e a pol?tica romana.
Palavras-chave: rela??es culturais, rela??es de poder, Esparta, Gr?cia, Antiguidade Cl?ssica.
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16910 Acesso em: 05/09/10
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Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28232 Acesso em: 16/09/10
Apresenta v?deo que mostra o surgimento da idade moderna com o advento do renascimento na sociedade. ? explicada as principais ideias do renascimento: antropocentrismo, hedonismo, individualismo, racionalismo e otimismo.
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REFER?NCIAS
BURKE, Peter. A escrita da hist?ria: novas perspectivas. UNESP: S?o Paulo, 2001.
CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Dom?nios da hist?ria: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.
FERRO, Marc. Cinema e Hist?ria. Paz e Terra: S?o Paulo, 2010.
FUNARI, Pedro P. A. Antiguidade Cl?ssica. Unicamp: Campinas, 2003.
GARRAFFONI, Renata S. Gladiadores na Roma Antiga. Annablume: S?o Paulo, 2005.
GUARINELLO, Norberto L. Viol?ncia como espet?culo: o p?o, o sangue e o circo. Hist?ria. 2007, vol.26, n.1, pp. 125-132.
Dispon?vel em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010141612009000300005&lang=pt
Acesso em: 02/09/10
PISNKY, Carla B. (org.) Novos temas nas aulas de hist?ria. Contexto: S?o Paulo, 2009.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: S?o Paulo, 2002.
Nome | Tipo |
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Aprisionados por promessas a escravid?o contempor?nea no campo brasileiro | V?deo |
Renascimento | V?deo |
Roma: construindo um imp?rio
S?rie produzida pelo History Channel sobre a forma??o do imp?rio romano. A civiliza??o romana contribuiu muito para o desenvolvimento no mundo ocidental de v?rias ?reas de estudo, como o direito, teoria militar, arte, literatura, arquitetura, lingu?stica, e a sua hist?ria persiste como uma grande influ?ncia mundial. Document?rio em nove partes.
Palavras-chave: rela??es de poder, rela??es culturais, Antiguidade Cl?ssica, Roma, monarquia, rep?blica, imp?rio
parte 1: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16818
parte 2: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16819
parte 3: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16820
parte 4: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16821
parte 5: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16822
parte 6: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16823
parte 7: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16824
parte 8: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16825
parte 9: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16826
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar os alunos a transpor suas dificuldades e ressaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem.
Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios: