Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
As mudanças na sociedade alemã com a ascensão do nazismo ao longo dos anos 1930 e 1940, a situação da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial a fim de suscitar uma reflexão sobre a intolerância étnico-religiosa a partir dos ideais nazistas.
Para a compreensão dos conteúdos relacionados aos nazismo é necessário que os estudantes conheçam os fatores que levaram a derrota alemã na Primeira Guerra Mundial e as punições sofridas pelo Tratado de Versalhes.
A fim de problematizar alguns conceitos essenciais para a compreens?o da doutrina nazifascista, o professor exibir? o trecho do filme "Escritores da Liberdade". Este filme aborda, de uma forma comovente e instigante o desafio da educa??o em um contexto social problem?tico e violento. Neste trecho, ap?s uma manifesta??o de preconceito na sala de aula, a professora utiliza o holocausto para demonstrar as poss?veis consequ?ncias do preconceito.
Palavras-chave: holocausto, judeus, negros, preconceito, racismo, respeito, rela??es de poder.
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16195 Acesso em: 03/09/10
?
ATIVIDADE 1
Ap?s a exibi??o do trecho do filme "Escritores da Liberdade", o professor dever? propor um debate acerca dos seguintes assuntos: preconceito, intoler?ncia e racismo. Para come?ar as discuss?es o professor dever? usar como ponto de partida situa??es vividas na pr?pria realidade da sala de aula. Cabe ressaltar que situa??es de bullyng poder?o ser abordadas nessa discuss?o. Com essa mesa redonda inicial, os educandos dever?o se sensibilizar com as dificuldades das v?timas de preconceitos de qualquer natureza.
Depois da exibi??o do trecho do filme "Escritores da Liberdade" o professor conduzir? a discuss?o com seus alunos para as quest?es relativas ao nazifascismo e da rela??o dessa ideologia no contexto do mundo p?s-guerra. Para iniciar essa problematiza??o, professor apresentar? aos alunos um desenho animado que satiriza algumas premissas nazistas.
?
Imagem 1: Pato Donald
Imagem dispon?vel em: http://dadanoiasnoesmiblog.blogspot.com/2008_11_01_archive.html Acesso em: 03/09/10
Na imagem 1, o Pato Donald (personagem criado por Walt Disney) veste-se de uniforme das tropas alem?s e estuda atentamente o livro fundador da ideologia proposta pelo nacional socialismo: "Minha Luta" ("Mein Kampf"). Este livro foi escrito em 1924 por Adolf Hitler enquanto esteve na pris?o depois de uma primeira tentativa de ascender ao poder na Alemanha. A obra pode ser vista como uma esp?cie de "manual" do nazismo, pois nesse documento Hitler exp?s suas ideias antissemitas, sua repulsa pelo comunismo e defendeu a exist?ncia de uma ra?a ariana.
?
Ap?s essa breve explica??o sobre a imagem 1 os alunos assistir?o o desenho animado e dever?o responder as seguintes quest?es:
?
Sobre a anima??o:
Der Fuehrer's Face ("A face do Fuehrer") ? um curta-metragem de anima??o produzido pelos Est?dios Disney em 1942 e protagonizado pelo Pato Donald. ? tamb?m o nome de uma can??o de Oliver Wallace presente neste mesmo curta. O curta, de orienta??o anti-nazista, foi dirigido por Jack Kinney e originalmente lan?ado nos cinemas dos Estados Unidos em 1 de janeiro de 1943 pela RKO Pictures. Venceu o Oscar de melhor curta de anima??o e foi eleito o vig?simo segundo melhor curta de anima??o da hist?ria do cinema estadunidense de acordo com o livro The 50 Greatest Cartoons de Jerry Beck.
Fonte: Wikipedia. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Der_Fuehrer%27s_Face Acesso em: 03/09/10
Trecho dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17359 Acesso em: 03/09/10
As respostas das quest?es dever?o ser registradas nos cadernos.
?
Dispon?vel em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=381 Acesso em: 18/11/10
Dispon?vel em: http://www.amora.cap.ufrgs.br/amadis_amora_projetos/paginas/projeto_215/nazismo.htm Acesso em: 18/11/10
Dispon?vel em: http://www.ciari.org/investigacao/O_Fascismo_e_o_Nazismo.pdf Acesso em: 18/11/10
Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/historia/nazismo/ Acesso em: 18/11/10
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u42.jhtm Acesso em: 18/11/10
Dispon?vel em: http://nazismo.netsaber.com.br/index.php?c=207 Acesso em: 18/11/10
Dispon?vel em: http://www.segundaguerramundial.com.br/sgm/ Acesso em: 18/11/10
Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/index_flash.html Acesso em: 18/11/10
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u63.jhtm Acesso em: 18/11/10
Dispon?vel em: http://www.guerras.brasilescola.com/seculo-xx/a-segunda-guerra-mundial.htm Acesso em: 18/11/10
Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial Acesso em: 18/11/10
Dispon?vel em: http://www.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/segunda_guerra_mundial.aspx Acesso em: 18/11/10
Dispon?vel em: http://www.historia.uff.br/tempo/resenhas/res1-2.pdf Acesso em: 18/11/10
?
ATIVIDADE 2
Com as perguntas respondidas individualmente, os alunos dever?o compartilhar suas respostas com o grupo. Com o aux?lio do professor, os educandos far?o a corre??o das respostas. Para ampliar as reflex?es pesquisar?o outras formas de s?tiras pol?ticas no formato de charge com o aux?lio da internet, ou poder?o produzir suas pr?prias charges. As charges dever?o ser necessariamente relacionadas ao conte?do da aula, ou seja, sobre o nazifascismo. Caso a escola n?o ofere?a laborat?rio de inform?tica, o professor poder? orientar os alunos a produzem suas pr?prias charges a fim de expor na sala de aula com a t?cnica do varal did?tico.
Sobre charges e hist?ria consultar o artigo de Rainer Sousa da equipe Brasil Escola.
Texto dispon?vel em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/historia-charges.htm Acesso em: 03/09/10
Se o professor tiver a possibilidade de utilizar os recursos digitais dispon?veis na internet, ele poder? propor como resultado da pesquisa uma produ??o de flyers com a utiliza??o do software livre scribus.
Sobre o scribus:
O scribus ? um aplicativo de Desktop Publishing de c?digo aberto. Ele permite diagrama??es bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gr?ficos, diagramas, etc. Suporta formatos de sa?da do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm
?
Dispon?vel em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/historia-charges.htm Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: http://www.grupoescolar.com/materia/fascismo_e_nazismo.html Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: http://cliojorge.blogspot.com/2007/07/charges-e-histria.html Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/ST%2004%20-%20Jos%C3%A9%20Emerson%20Tavares%20de%20Macedo%20TC.PDF Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: http://www.filologia.org.br/ixcnlf/5/03.htm Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: www.rbhcs.com/index_arquivos/Artigo.Humor%20e%20ensino%20J.%20Carlos%20e%20a%20caricatura%20no%20Ensino%20de%20Hist%C3%B3ria.pdf Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: http://misantropiareativa.blogspot.com/2009/10/hello-nazi.html Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: http://pt.ebid.net/for-sale/after-mein-kampf-anti-nazi-british-propaganda-churchill-8423870.htm Acesso em: 18/11/10.
?
Na aula seguinte, os alunos assistir?o o pequeno trecho sobre a Adolf Hitler e como se deu sua ascens?o. O v?deo esclarece quest?es sobre a ascens?o de Hitler ao poder na Alemanha em 1933.
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15927 Acesso em: 03/09/10
Na sequ?ncia, o professor exibir? o programa Hist?ria do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola. O v?deo relata a Era Vargas, e os alunos dever?o prestar bastante aten??o sobre o relacionamento do Brasil com a Alemanha nesse per?odo de 1930 a 1945, e perceber o Integralismo como movimento pol?tico-social influenciado pela doutrina nazifascista.
?
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=875 Acesso em: 15/09/10
?
ATIVIDADE 3
Os alunos dever?o realizar como tarefa de casa uma pesquisa individual sobre a rela??o do Brasil com a Alemanha durante a Era Vargas. Essa pesquisa poder? ser realizada com o aux?lio de arquivos digitais ou em livros. Os alunos dever?o responder as seguintes quest?es e registr?-las em seu caderno.
?
?
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u42.jhtm Acesso em: 18/11/10
Dispon?vel em: http://nazismo.netsaber.com.br/index.php?c=207 Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: http://www.segundaguerramundial.com.br/sgm/ Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/index_flash.html Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u63.jhtm Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: http://www.guerras.brasilescola.com/seculo-xx/a-segunda-guerra-mundial.htm Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: http://www.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/segunda_guerra_mundial.aspx Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: http://www.historia.uff.br/tempo/resenhas/res1-2.pdf Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/como-foi-participacao-brasil-segunda-guerra-mundial-495726.shtml Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/historiab/brasil-segunda-guerra.htm Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra.jhtm Acesso em: 18/11/10.
Dispon?vel em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/2gm_brasil/cobra_00.htm Acesso em: 18/11/10.
?
?
Imagem 2
Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/holocausto/fotos-3.php Acesso em: 03/09/10
?
Imagem 3
Dispon?vel em: http://www.conecteeducacao.com/escconect/medio/GEO/GEO04020300.asp Acesso em: 03/09/10
?
ATIVIDADE 4
Os alunos dever?o se organizar em equipes compostas por quatro ou cinco alunos. Cada uma das equipes dever? analisar as imagens 2 e 3. A partir disso, buscar?o descrever os contextos das imagens em seus cadernos. Os alunos dever?o "encontrar" como tema o holocausto. A partir desse tema, cada equipe dever? ampliar a pesquisa. O professor poder? sugerir um trabalho em conjunto com a disciplina de Sociologia para discutir as quest?es acerca da intoler?ncia, do preconceito e da viol?ncia na Alemanha nazista. Espera-se que o aluno consiga perceber como a intoler?ncia teve papel fundamental na constitui??o do Estado nazista.
?
?
Com os resultados da pesquisa, o professor organizar? uma mesa-redonda direcionada a problematiza??o da viol?ncia e da intoler?ncia. Os alunos ter?o cerca de 15 minutos para apresentar suas observa??es preliminares e depois, o professor conduzir? o fechamento das discuss?o coletivamente por mais dez minutos. Como resultado das observa??es dos pequenos grupos, a turma toda produzir? um roteiro para uma pe?a teatral sobre uma situa??o de preconceito, intoler?ncia e viol?ncia. Os alunos poder?o pedir aux?lio para o professor de L?ngua Portuguesa na elabora??o do texto. Caso os alunos tenham habilidade com atividades digitais e optem por trabalhar em pequenos grupos, o professor poder? sugerir a filmagem de diversos curtas-metragem sobre os temas debatidos durante as aulas. Para a realiza??o do curta-metragem os grupos poder?o utilizar o movie maker ou do software livre kino.
Sobre o movie maker:
O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas dispon?vel para Windows Vista e 7).
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm
Sobre o kino:
O kino ? um programa livre para edi??o de v?deo n?o-linear voltado para captura de v?deo, manipula??o b?sica, reprodu??o e exporta??o de arquivos de v?deo e ?udio em v?rios formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa est?vel, a simplicidade deste software ? sua principal caracter?stica.
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm
CINEMA E A PROPAGANDA NAZISTA
?
O Triunfo da Vontade, Document?rio, 1934, 110 min. Dire??o: Leni Riefenstahl.
"Em linhas tortas, assim despertou o Nazismo. A id?ia de nacionalidade alem? ? levada adiante ? flor da pele por esta pioneira do cinema alem?o que inspirou outros diretores devido ?s suas inova??es est?ticas. A diretora retrata na pel?cula, a uni?o de for?as civis e militares do povo alem?o, numa espl?ndida vis?o de progresso. Desta forma, destaca Adolf Hitler como l?der absoluto, tendo uma figura de comandante todo poderoso e carism?tico, capaz de reavivar a economia alem?, afetada pela derrota na Primeira Grande Guerra e pela crise de 1929, bem como acender uma chama de patriotismo no cora??o da popula??o. (...) Len? Riefenstahl mostra sequ?ncias de discursos de personalidades do Ex?rcito alem?o que proferem palavras instigantes para incentivar o povo a se engajar na luta por uma na??o melhor e para que juntos, transformassem a Alemanha no melhor pa?s do mundo. Em forma de est?mulos, aparecem dizeres com o objetivo de aumentar o moral do pa?s, ou seja, a auto- estima de seu povo, lembrando a todos que possu?am o sangue puro e forte. Um dos momentos mais intensos do filme se d? quando Hitler afirma aos jovens: "voc?s s?o sangue de meu sangue" apregoando que juntos formavam uma s? vontade. Isto certamente inseriu est?mulos nos ouvintes, pois Hitler era muito admirado por eles. Adolf mais do que um l?der dos homens transforma-se em mais um deles, numa sinergia absurdamente bem constru?da pelas lentes da cineasta. (...) A famosa frase: "Uma imagem vale mais do que mil palavras" foi dita pelo Goebbels, Ministro da Propaganda Nazista, que idealizou e batalhou por este projeto f?lmico. (...) O Triunfo da Vontade ? um aterrorizante registro hist?rico, maravilhosamente bem produzido, se avaliarmos o aparato t?cnico da d?cada de trinta. Algumas imagens a?reas foram realizadas de forma muito est?vel mostrando a chegada de Hitler ao local dos discursos como se fosse um Deus. (...) "
Texto de Rodrigo de Araujo Sousa Fonseca
Dispon?vel em: http://www.overmundo.com.br/banco/leni-riefenstahl-e-o-triunfo-da-vontade-1934 Acesso em: 03/09/10
?
CINEMA E S?TIRA
O Grande Ditador, Com?dia, EUA, 1940, 124 min. Dire??o: Charles Chaplin.
Imagem dispon?vel em: http://rafaelocremix.wordpress.com/2010/04/16/psicologia-do-nazismo-estudando-erich-fromm-2/ Acesso em: 03/09/10
Chaplin faz, dessa vez, dois personagens: o judeu e o ditador, quase id?nticos. O judeu ? um ex-combatente da primeira guerra. Enquanto ele estava internado, muitos acontecimentos mudaram os rumos do mundo: o partido de Adenoide Hynkel toma o poder e faz discursos inflamados, assustando a multid?o.Nas ruas, os soldados invadem as casas dos judeus, agredindo-os, saqueando lojas e exaltando a ra?a ariana, ra?a superior. Neste trecho, o barbeiro, por sua vez, ? confundido com o ditador, e caminha para fazer o seu discurso. Assim, ao inv?s de ouvirem o discurso inflamado do antigo ditador, o que ouvem ? uma exalta??o ? paz. Esse discurso representa um momento decisivo para o cinema de Chaplin, pois foi a primeira vez que seu personagem Carlitos falou. Chaplin foi acusado de ser comunista e perseguido pelo senador MacCarthy, deixando de viver nos EUA.
Palavras-chave: rela??es de produ??o, rela??es culturais, guerra, intoler?ncia, comunismo, capitalismo.
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9334 Acesso em: 03/09/10
?
REFER?NCIAS
?
BURKE, Peter. A escrita da hist?ria: novas perspectivas. UNESP: S?o Paulo, 2001.
CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Dom?nios da hist?ria: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.
CONTE, ?douard; ESSNER, Cornelia. A demanda da ra?a: uma Antropologia do Nazismo, Editora Instituto Piaget: Porto Alegre,1998.
GOLDHAGEN, Daniel J. Os carrascos volunt?rios de Hitler: o povo alem?o e o Holocausto. Companhia das Letras, 1997.
LENHARO, Alcir. Nazismo: ?O Triunfo da Vontade?. ?tica: S?o Paulo, 1991.
PISNKY, Carla B. (org.) Novos temas nas aulas de hist?ria. Contexto: S?o Paulo, 2009.
RIBEIRO JUNIOR, Jo?o. O que ? Nazismo? Cole??o Primeiros Passos. Brasiliense: S?o Paulo, 1987.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: S?o Paulo, 2002.
Nome | Tipo |
---|---|
A Era Vargas | V?deo |
A vida secreta de Adolf Hitler, Document?rio, 1958, 53min.
Uma vis?o aterradora e penetrante da vida de um monstro da humanidade Adolf Hitler. O document?rio inclui entrevistas com leais companheiros nazistas que estavam ao seu lado no bunker nazista nas ?ltimas horas de sua vida e com a sua irm? Paula Hitler. Um filme feito logo ap?s o final da guerra e que constitui valioso documento para se entender o maior conflito armado do s?culo XX.
parte1: http://www.youtube.com/watch?v=L_28vCOcuEo&feature=related
parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=gj7HfMhiEs0&feature=related
parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=tI7-fXNJwis&feature=related
parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=618vpOzdEkc&feature=related
parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=26tVjjKCsg0&feature=related
parte 6: http://www.youtube.com/watch?v=Cpo8CZGazQg&feature=related
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.
Para auxiliar na avaliação, sugerimos alguns critérios: