Portal do Professor

Início do Conteúdo

Not?cias de Jornal: como trabalhar

Autor e Co-autor(es)

Livia Fagundes Neves imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andr?a Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar com o jornal lendo e comentando as especificidades do gênero notícia.       

Expor, oralmente e com desenvoltura, o conteúdo de uma notícia.

Escrever o resumo de uma notícia de jornal, demonstrando capacidade de síntese

Duração das atividades

Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor iniciará a aula perguntando aos alunos:

  • Quem tem o costume de ler jornais?

Após ouví-los, o professor continuará a conversa:

  • Vocês acham importante ler jornal, por quê?

O professor deverá complementar, caso seja necessário, que a leitura de jornais é importante para nos manter INFORMADOS dos acontecimentos que nos cercam. E que essas informações são obtidas através de um texto chamado NOTÍCIA DE JORNAL.

Assim, prosseguindo, ele ainda  indagará:

  • Quem já leu uma notícia de jornal?
  • Quais são as características desse texto?

Momento 2

A fim de responder a última questão exposta acima, de forma mais completa, o professor realizará a seguinte atividade:

Uma notícia de sua preferência e que seja significativa para a turma será primeiramente lida por ele e, em seguida, reproduzida em um cartaz de modo que suas partes estejam separadas e posssam ser desmembradas.

Assim, o profesor apresentará, a notícia num cartaz na seguinte ordem:

  1. Data da notícia e local de publicação. (Fonte)
  2. Título
  3. Imagem
  4. Assunto (informaçôes acerca de um acontecimento)

O professor desmembrará cada parte do todo e comentará com os alunos a importância de cada uma, separadamente:

  • A fonte: é necessário saber quando e em qual jornal a notícia foi publicada.
  • O título da notícia (chamado de MANCHETE) é um chamamento para o leitor que pode se interessar, ou não, pelo seu conteúdo.
  • A imagem (é um recurso que pode ou não estar presente) é uma estratégia para chamar atenção dos leitores e de registrar o fato em forma de imagem.
  • O assunto é o corpo da reportagem e apresenta um fato ocorrido em algum lugar e em uma data específica.

Após essa apresentação, o professor irá embaralhar as partes da notícia e pedirá para quatro alunos irem à frente da sala e ordená-las, na ordem em que normamente uma notícia se apresenta. (Fonte, título, imagem, conteúdo)

Momento 3

Posteriormente, o professor apresentará a notícia abaixo em uma folha, dividida em partes e fora de ordem:

(Fonte: http://www.cienciaviva.pt/projectos/scienceduc/semanacienc05.jpg)  

Em duplas, os alunos lerão as partes, recortarão e colarão na ordem correta, cada um no seu caderno.

O professor fará a correção oral, deixando que as duplas exponham as justificativas de cada parte fixada.

Momento 4

Em seguida, os alunos responderão, ainda em duplas, às seguintes perguntas:

  1. Qual o título do texto?
  2. De onde o texto foi retirado?
  3. Quando o texto foi escrito?
  4. Quem escreveu o texto?
  5. O que os meninos da Escola Básica do Serrado 1 fizeram na Semana da Ciência e da Tecnologia?
  6. Qual foi o outro projeto desenvolvido em paralelo?
  7. Qual é o objetivo desse texto?

Após um tempo para as duplas responderem, o professor ouvirá as respostas dos alunos, dando uma atenção especial para a questão 7, na qual eles deverão reconhecer que o objetivo do texto é informar os leitores a respeito do projeto educativo desenvolvido em uma escola.

Aproveitando esse momento, o professor deverá questionar aos alunos a respeito do nome desse tipo de texto e deverá ficar claro que se trata de uma NOTÍCIA DE JORNAL, ou seja de um texto informativo retirado de um jornal (nesse caso do jornal "Diário de Coimbra").

O professor destacará as especificidades que uma notícia de jornal apresenta, ou seja, uma fonte (local e dada onde foi publicado) e um conteúdo jornalístico voltado para a verdade dos fatos.

Momento 5

A turma será dividida em grupos, o professor entregará um jornal para cada grupo e pedirá que eles selecionem uma notícia que julgarem interessante.

Essa notícia deverá ser apresentada oralmente para a turma e o grupo deverá abordar, principalmente:

  • Local da publicação
  • Nome do Jornal
  • Data da publicação
  • Conteúdo da notícia
  • Comentário do grupo sobre o fato (Concorda ou não, acha interessante, etc)

Momento 6

Após as apresentações a turma escolherá a notícia mais interessante para a escrita coletiva de um RESUMO.

O professor explicará que um resumo deve conter as partes mais importantes da notícia, apresentando onde e quando ela foi publicada.

Após a composição do resumo, realizado com a participação de todos e redigido no quadro pelo professor, os alunos farão a cópia no caderno.

Momento 7

O professor escolherará uma notícia como a abaixo e pedirá que os alunos realizem individualmente um resumo.

(Fonte: http://portal2.unisul.br/content/navitacontent_/userFiles/Image/clipping/2009/janeiro/5jan/notisul-17-esportes.gif )

Momento 7

A notícia escolhida no momento anterior poderá ser pensada e trabalhada por outras disciplinas em uma perspectiva interdisciplinar.

No caso da escolha da notícia acima, após a produção do resumo, o professor de Educação Física poderá trabalhar o esporte "Futsal", oferecendo a oportunidade dos alunos praticarem esse esporte e de o conhecerem melhor.

O professor de Ciências, por sua vez, poderá abordar os benefícios da atividade física para a saúde.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor avaliará se o aluno compreendeu as especificidades do gênero notícia, através das atividades direcionadas de interpretação e apresentação de uma notícia.

Avaliará, também, se os alunos foram capazes de sintetizar a notícia individualmente ao corrigir essa tarefa.

Analisará a capacidade do aluno de se relacionar em grupo, emitindo opiniões e se envolvendo nas atividades propostas.