Portal do Professor

Início do Conteúdo

Classificados de Jornal: introdução ao gênero

Autor e Co-autor(es)

Livia Fagundes Neves imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise lingüística: modos de organização dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer  a utilidade dos Classificados de Jornal, através de discussão oral.

Exercitar a leitura e a interpretação através de atividades sobre Classificados de Jornal.  

Produzir anúncios de jornal demonstrando conhecimentos sobre o gênero.

Duração das atividades

Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de letramento e que já tenha familiaridade com JORNAL.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor pedirá aos alunos que levem jornais para a escola .

Após um tempo para leitura e manuseio individual (se possível sentados em círculo em um espaço diferente da sala de aula), o professor indagará aos alunos a respeito das partes (diferentes cadernos) encontrados em um jornal e pedirá que eles dêem atenção especial a uma parte que contenha anúncios (alguns jornais denominam essa sessão de CLASSIFICADOS)

(Imagem retirada do site: http://www.amaer.com.br/wp-content/gallery/imagens-do-portal/classificados.jpg

O professor pedirá a alguns alunos que leiam anúncios aleatórios, levando-os a refletir:

  • Para que serve essa parte do jornal?
  • Quem se interessaria por essa sessão?
  • Que tipos de anúncios encontramos no jornal?

Momento 2

Em um data-show o anúncio abaixo será apresentado aos alunos:

(Anúncio retirado do site: http://www.igf.com.br/imagens/artigos/7021-01.jpg

E o professor abordará a estrutura e a função desse gênero a partir de perguntas dirigidas, tais como:

  1. Qual o objetivo desse anúncio?
  2. O que está sendo anunciado?
  3. Como percebemos que se trata de uma venda de carro, já que não há a palavra "vende"?
  4. Quais características desse "produto" foram apresentadas?
  5. As características atribuídas ao carro podem ser falsas? Por quê?
  6. As características descritas são positivas e tratam o carro como sendo de qualidade?
  7. O que aconteceria se o anunciante (quem anuncia) destacasse aspectos negativos do carro?
  8. A figura torna o anúncio mais atrativo e mais completo? Por quê?
  9. Qual o objetivo do anunciante  ao anunciar um produto ou um serviço?
  10. Qual frase deixa o anúncio mais atrativo?
  11. Quem provavelmente se interessaria por esse anúncio?
  12. Na sua opinião, falta algo no anúncio? Com quem a pessoa que se interessar pelo carro deverá tratar?

Momento 3

Em duplas, os alunos recortarão os tipos de anúncios de jornais solicitados  e os colarão, agrupando-os em um quadro como o abaixo:

EMPREGOS

IMÓVEIS

VEÍCULOS

Momento 4

A segunda atividade, também em duplas, será a seguinte:

  • Escolha um anúncio de jornal e responda às perguntas relativas a ele:
  1. A que esse anúncio diz respeito? (O que está sendo anunciado?)
  2. Quais características do que foi anunciado foram ressaltadas e citadas?
  3. Ele apresenta ilustrações?
  4. Há utilização de cores diferentes para destacar alguma informação?
  5. Foi fácil compreender esse anúncio?
  6. Você gostou da forma como o anúncio foi realizado? Por quê?

Momento 5

Ainda em duplas, o professor solicitará que os alunos criem anúncios atrativos, da seguinte forma:

(Fonte: Livro "No Mundo da Alfabetização")

Momento 5

Como última atividade, o professor proporá que os alunos realizem uma brincadeira de troca de objetos na sala.

Para tanto, cada um terá que escrever um anúncio oferecendo seu objeto de forma chamativa. (caso os alunos queiram, poderão ilustrar ou colar uma foto do objeto).

Nesse anúncio os alunos precisarão descrever características POSITIVAS do seu objeto e estabelecer uma forma de contato para os interessados. (Telefone ou número da sala de aula, ou apenas o nome do anunciante)

Após essa escrita e correção pelo professor, os anúncios serão xerocados em uma ou mais folhas e comporão os CLASSIFICADOS DA TURMA.

Cada aluno receberá uma cópia dos CLASSIFICADOS para analisar e caso se interesse por algum objeto, poderá negociar com o colega que anunciou.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor avaliará as respostas orais dos alunos a respeito do anúncio do carro, verificando se eles compreendem a estrutura do gênero anúncio.

A fim de avaliar a compreensão dos alunos desse gênero, o professor observará a desenvoltura dos alunos nas atividades em duplas e se eles fora capazes de produzir anúncios atrativos de troca de objeto.