Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONVITES: como introduzir esse gênero textual

Autor e Co-autor(es)

Ana Beatriz Gama da Mota imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a função social de um convite.

Ler e interpretar convites diversos.

Identificar o objetivo de cada convite, através de modelos diversos.

Produzir um convite de acordo com a função social proposta.

Confeccionar um mural com os convites produzidos pela turma e ilustrá-lo.  

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha tido contato com o gênero convite.

Estratégias e recursos da aula

1. Entregar a cada aluno, um dia antes de começar a trabalhar com o gênero, um  CONVITE .

Querido aluno!!

Convido você para assistir a uma exposição de "CONVITES".

Dia: quinta-feira, 09/09/2010. 

Hora: 15 horas.

Local: Sala de aula.

Não falte!! 

                  Sua professora de Língua Portuguesa.

a) No dia marcado, cole numa cartolina branca vários e diferentes tipos de convites e exponha na sala de aula.

ALGUNS MODELOS:

                         

Fonte: convitesexclusivos.com.br                                                                   Fonte: graficaogremio.com.br  

                        

Fonte: astilp.blogspot.com                                                                            Fonte: escoladeimagem.com.br  

                                                                                                    Fonte: convitechabebe.blogspot.com  

2. Quando os alunos entrarem na sala de aula, leve-os até ao cartaz e peça-os que observem com muita atenção os convites ali expostos.

PROFESSOR: Permita que os alunos observem livremente o(s) cartaz(es) e esclareça as dúvidas que por acaso surjam.

3. Esclarecer aos alunos que quando queremos convidar alguém para comparecer a algum lugar ou evento, enviamos um CONVITE .

4.  Perguntar aos alunos se já receberam ou enviaram convites e para quê. Explorar o máximo de conhecimentos prévios que o aluno tiver.

5.  Falar aos alunos que o convite é um texto que possui características próprias como: destinatário, o evento para o qual está sendo convidado, local e data do evento e remetente. A função do convite é passar as informações de hora, data, local, dentre outras e é claro, o de convidar. Mas também tem outro papel significativo, o de motivar os convidados para o evento.

1.Entregar aos alunos uma folha contendo os seguintes convites e as seguintes atividades relacionadas.

CONVITE 1

CARLA                               e                              GILBERTO

                     com a benção de seus pais

Arnaldo de Oliveira                                        José Reis

Maria de Oliveira                                           Lilian Reis

             Convidam para a cerimônia de casamento a realizar-se

no dia 22 de setembro de 2010, às 19 horas, na Igreja da Esperança -

Rua Bom Pastor, 55 - Rio de Janeiro - RJ.

         Os noivos receberão os cumprimentos no Salão Paroquial,

                               ao lado da Igreja.

Rua das Rosas, 123                              Rua  Brasil, 321

Rio de Janeiro - RJ                              Porto Alegre - RS

a) Por qual motivo o convite foi elaborado?

b) Quem são as pessoas que estão convidando?

c) Qual o local e a data do acontecimento?

d) O convite permite saber se haverá ou não uma festa ou recepção para os convidados? Como você descobriu?

e) A que se referem os endereços que aparecem no final do convite?

f) Imagine se, no convite, não houvesse a informação do horário de acontecimento do evento. O que poderia acontecer?

g) Esse tipo de convite costuma ser dirigido a adultos ou crianças? Por quê?

CONVITE 2.

Fonte: templatesdigitais.com   

a) Por qual motivo esse convite foi feito?

b) Você acha que o convite é dirigido à criança ou a um adulto? Por quê? 

c) É possível saber quem recebeu esse convite? Por quê?

d) Quem não conhece a Ana Júlia saberá onde acontecerá sua festa de aniversário?

e) Qual informação que está faltando para se saber onde será a festa de Ana Júlia?

f) Reescreva o convite de aniversário de Ana Júlia, completando-o com os dados que faltam.

Produzindo um CONVITE

Como podemos observar, dependendo do destinatário e do objetivo do convite, a linguagem pode variar: mais formal, ou seja, mais elaborada, ou mais informal, isto é, mais descontraída.

Proposta: Elaborar um convite.

a) Os temas podem variar, mas como proposta de interdisciplinaridade, sugiro a confecção de um convite com o objetivo de prestigiar uma exposição de trabalhos produzidos em outras disciplinas.

b) Outros temas para convites a serem entregues aos colegas de sala: visita a um acampamento; uma viagem a Lua; uma festa a fantasia.

c) Empregar uma linguagem de acordo com a finalidade do convite a ser elaborado.

d) É importante não esquecer de colocar informações como: nome do remetente e do destinatário, data, horário, local e outros que julgar necessário.

e) O professor deverá fazer as correções necessárias, antes do aluno passar a limpo.

f) Produzir o convite em cartolina ou folha colorida e decorá-lo com desenhos ou colagens.

g) Ao final da produção, entregar os convites aos seus destinatários.

PROFESSOR: Depois que todos enviarem e receberem os seus convites, elaborar junto com os alunos, um mural para expor os convites produzidos pela turma já ilustrados.

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final das atividades o professor deverá avaliar se o aluno:

Reconheceu a função social de um convite.

Leu e interpretou convites diversos.

Identificou o objetivo de cada convite, através de modelos diversos.

Produziu um convite de acordo com a função social proposta.

Confeccionou um mural com os convites produzidos pela turma e ilustrou.