Rita de C?ssia Maciel Costa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
- Perceber que a leitura se faz tamb?m com recursos tecnol?gicos
- Conhecer as diversas maneiras de se escrever cartas
- Conhecer as caracter?sticas e a estrutura da carta.
- Conhecer os pronomes de tratamento utilizados para cada tipo de carta.
- Desenvolver habilidades para o uso de recursos tecnol?gicos na produ??o e socializa??o de conhecimentos
- Leitura
- Digita??o
- Leitura da hist?ria O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg, apresentada no programa BrOffice Impress (slide), atrav?s do projetor multim?dia (datashow), instalado na biblioteca da escola.
- Coment?rios sobre a hist?ria percebendo as hist?rias embutidas, repassando as partes comentadas.
- Questionamentos sobre a hist?ria: De que forma as pessoas se comunicam na hist?ria? Que tipo de cartas podemos perceber, e em que ocasi?o ela ? escrita? (repassando as cartas)
- Qual ? a carta mais utilizada para comunica??o entre amigos e parentes? Algu?m hoje recebe cartas pelo correio? A forma de tratamento para cada carta ? o mesmo?
- Como um exerc?cio, os alunos escolhem coletivamente um tipo de carta a ser escrita, fazendo-a no caderno individualmente
- Em aula no ambiente tecnol?gico os alunos digitar?o no programa BrOffice Writer a carta escrita anteriormente no caderno.
- Cria??o de uma carta em apresenta??o de slide (Programam BrOffice Impress), sendo que uma p?gina ser? a parte do remetente no envelope, outra ser? o destinat?rio, o corpo da carta que ser? copiado da digita??o no writer. A apresenta??o ter? tamb?m efeitos e anima??es.
- A socializa??o acontecer? com as apresenta??es sendo mostradas no datashow para a turma.
As fotos correspondem as atividades trabalhadas, tamb?m o mapa conceitual para orienta??o do professsor.
- Livro O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg
- Computador
- Data show
- Blog da autora, onde est? registrado o passo-a-passo da aplica??o desta aula: www.claudiacade.blogspot.com
Através dos objetivos proporcionar aos alunos conhecimento, informação, aprendizado, uso das tecnologias e do ambiente tecnológico (ATE). Durante a apresentação será observado se o aluno demonstra que adquiriu os conhecimentos necessários para a escrita de uma carta formal e a aplicação do pronome de tratamento correto para cada situação. Também se ele demonstra clareza no uso dos software utilizados.