Portal do Professor

Início do Conteúdo

A leitura e a tecnologia

Autor e Co-autor(es)

Claudia Strack Schneider imagem do usuário

JARAGUA DO SUL - SC EMEF RIBEIRAO CAVALO

Rita de C?ssia Maciel Costa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Perceber que a leitura se faz tamb?m com recursos tecnol?gicos

- Conhecer as diversas maneiras de se escrever cartas

- Conhecer as caracter?sticas e a estrutura da carta.

- Conhecer os pronomes de tratamento utilizados para cada tipo de carta.

- Desenvolver habilidades para o uso de recursos tecnol?gicos na produ??o e socializa??o de conhecimentos

Duração das atividades

7 h/a

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Leitura

- Digita??o

Estratégias e recursos da aula

- Leitura da hist?ria O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg, apresentada no programa BrOffice Impress (slide), atrav?s do projetor multim?dia (datashow), instalado na biblioteca da escola.

- Coment?rios sobre a hist?ria percebendo as hist?rias embutidas, repassando as partes comentadas.

- Questionamentos sobre a hist?ria: De que forma as pessoas se comunicam na hist?ria? Que tipo de cartas podemos perceber, e em que ocasi?o ela ? escrita? (repassando as cartas)

- Qual ? a carta mais utilizada para comunica??o entre amigos e parentes? Algu?m hoje recebe cartas pelo correio? A forma de tratamento para cada carta ? o mesmo?

- Como um exerc?cio, os alunos escolhem coletivamente um tipo de carta a ser escrita, fazendo-a no caderno individualmente

- Em aula no ambiente tecnol?gico os alunos digitar?o no programa BrOffice Writer a carta escrita anteriormente no caderno.

- Cria??o de uma carta em apresenta??o de slide (Programam BrOffice Impress), sendo que uma p?gina ser? a parte do remetente no envelope, outra ser? o destinat?rio, o corpo da carta que ser? copiado da digita??o no writer. A apresenta??o ter? tamb?m efeitos e anima??es.

- A socializa??o acontecer? com as apresenta??es sendo mostradas no datashow para a turma.

As fotos correspondem as atividades trabalhadas, tamb?m o mapa conceitual para orienta??o do professsor.

Recursos Complementares

- Livro O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg

- Computador

- Data show

- Blog da autora, onde est? registrado o passo-a-passo da aplica??o desta aula:  www.claudiacade.blogspot.com

Avaliação

Através dos objetivos proporcionar aos alunos conhecimento, informação, aprendizado, uso das tecnologias e do ambiente tecnológico (ATE). Durante a apresentação será observado se o aluno demonstra que adquiriu os conhecimentos necessários para a escrita de uma carta formal e a aplicação do pronome de tratamento correto para cada situação. Também se ele demonstra clareza no uso dos software utilizados.