Portal do Professor

Início do Conteúdo

Desenvolver o fundamento t?tico engajamento no handebol.

Autor e Co-autor(es)

leonardo lima costa imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Jos? Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar e visualizar o fundamento tático engajamento no handebol;
  • Compreender a relação prática e tática do engajamento no jogo de handebol;
  • Identificar em que situações do jogo são utilizadas o engajamento;
  • Vivenciar as possibilidades de utilização do fundamento engajamento.

Duração das atividades

50 minutos ou uma aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos terão um melhor rendimanto se souberem identificar os tipos de passe do handebol.

Estratégias e recursos da aula

O engajamento consiste em ações ofensivas de trabalhar a posse de bola (fundamento de ataque), causando momentos de superioridades numéricas durante uma partida de handebol, em relação aos jogadores de defesa, aumentado a chance de gol. Muitas das jogadas ensaiadas utilizadas por equipes de handebol iniciam a partir do fundamento engajamento buscando abrir buracos vazios na defesa para a conclusão dos possíveis arremessos.

Atividade 1

Reunir a turma e identificar o que vem a ser o engajamento no handebol. Levar a compreensão dos alunos aspectos como:

  • Características do movimento;
  • Estratégia de ataque;
  • Simulação;
  • Superioridade numérica;
  • Velocidade;
  • Passe;
  • Jogadas ensaiadas.

Após caracterizar a ação de engajar no handebol, propor que os alunos brinquem de mamão da rua (ver site: http://www.scribd.com/doc/7284403/Brincadeiras-Rua 07/09/2010). Introduzir a regra da brincadeira que em tempos em tempos será colocado mais um pegador, chegando à quantidade relativa à metade de alunos presente nesta aula (1, 2, 3, ....).

Terminada a brincadeira reunir a turma e identificar algumas características do jogo que equivalem no engajamento. Perguntar aos alunos em que momentos eram  possíveis atravessar a quadra. Evidenciar as respostas que relacionarem, com: Quando mais de um colega tentava atravessar a quadra mais fácil ficava para atravessá-la; à medida que o número de pegadores aumentava mais difícil ficava para atravessar. Nestes momentos o grupo só atingia o objetivo quando antecipam, organizam, simulam e atacam juntos; quando um colega tentava atravessar logo vários colegas, em cadeia, tentam também.

Finalizar a atividade usando como ilustração a ação de fazer ola nos estádios de futebol (neste momento pedir a turma que faça uma ola) exemplificando como deve acontecer o engajamento do handebol visualmente.

Atividade 2

Dividir a turma em quatro grupos menores (se possível grupo de seis alunos) e propor a seguinte atividade: pedir aos alunos que fique um ao lado do outro de frente para as linhas laterais da quadra - posições A, B, C e D (como mostra a figura); entregar uma bola de handebol para cada grupo; a primeira ação será passar a bola de mão em mão ate chegar ao último colega e retorná-la novamente; a segunda ação será introduzir uma passada na direção da linha lateral da quadra antes de passar a bola para o colega, chegando ao último colega retornar com a bola realizando o mesmo movimento novamente; repetir a ação introduzindo duas passadas e depois três. Pedir para que os alunos repitam algumas vezes essas ações.

Figura

Atividade 3

Dando continuidade ao processo de compreensão da dinâmica do angajamento propor a próxima atividade.

Atividade: o professor deverá escolhe um aluno para ser goleiro (pode ser escolhido mais de um aluno e eles revezarem na função de goleiro); identificar na quadra o local para uma fila principal (onde ficará a maioria dos alunos presentes) e quatro secundárias (onde será escolhido para ficar apenas um aluno); será necessária uma bola de handebol; o primeiro aluno da fila principal inicia o engajamento (linha azul), passa a bola para o aluno no cone logo à direita (linha vermelha) e corre para trás o cone também a sua direita. A atividade dará continuidade sucessivamente da mesma forma. O aluno do quinto cone inverte do sentido do engajamento, passa por trás de todas as filas e entra no final da fila principal (linha preta); ao sinal do professor o aluno que estiver com a bola deverá arremessá-la para o gol.

Imagem

Obs.: A atividade terminará quando todos os alunos já estiverem passado por todas as filas e cones. Ao final reunir a turma e identificar à principal característica do engajamento: causar momentos de superioridade numérica no jogo para efetuar o arremesso e converter o ponto. Para a execução do fundamento devem ser trabalhado de forma precisa, rítmica e subitamente.

Atividade 4

Terminar a aula dividindo a turma em equipes de seis alunos (um goleiro e cinco jogadores de linha) propondo jogar o handebol pedindo para que as equipes organizem e executem o engajamento.

Recursos Complementares

Avaliação

  • Verificar se os alunos compreenderam o fundamento engajamento e seu aspecto visual e tático;
  • Identificar junto aos alunos, em quais situações de jogo e se introduziram em suas práticas do handebol o fundamento engajamento.