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As Corridas Médias do Atletismo

Autor e Co-autor(es)

Rodrigo Barros Rispoli imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as modalidades de corridas médias do Atletismo;

Compreender os conceitos de sistema aeróbico e anaeróbico através das práticas das corridas rápidas.

Duração das atividades

150 min / 3 aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistemas anaeróbicos e aeróbicos de fornecimento de energia para o corpo humano.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Apresentar as fotos abaixo e pedir que eles identifiquem qual modalidade do Atletismo está sendo apresentada:  

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/educacao_fisica/atletismo2.jpg (acesso em 08/09/10). 

http://www.jefersonporto.com.br/wp-content/uploads/2007/12/pan-atletismo-4.jpg (acesso em 08/09/10).

http://dracenasportshow.com.br/fotos/atletismo.bmp (acesso em 08/09/10).

Em seguida, o professor irá contextualizar as provas médias das corridas do Atletismo através das fotos abaixo e dos questionamentos:   

- É possível dizer quais as provas de corridas estão sendo apresentadas?  

LARGADA 1500 METROS: http://1.bp.blogspot.com/_9nEIRWhPfkQ/TD7L3vHqFzI/AAAAAAAABbA/Y8-ZaEnz0xY/s400/partida+1500m.JPG (acesso em 08/09/10).

LARGADA 800 METROS: http://3.bp.blogspot.com/_9nEIRWhPfkQ/TEQXQM9I02I/AAAAAAAABbY/450HaMs3I1s/s400/DSC00556.JPG (acesso em 08/09/10).

Neste momento o professor dirá que, diante do posicionamento dos atletas na largada, é possível identificar em qual grupo de provas (rápidas, médias e longas) o atleta compete e, em seguida, propor uma atividade de pesquisa na internet onde os alunos, organizados em duplas, deverão responder ao seguinte questionário:  

- Quais são as provas consideradas médias dentro da corrida do Atletismo?   

- Quais os recordes mundiais das provas de 800 e 1500 metros para o masculino e o feminino?   

- Os atletas precisam se manter nas suas raias dentro dessas provas de corridas? Por quê?   

- Quantas voltas o atleta dá em uma pista oficial de atletismo em uma prova de 1500 metros? Justifique sua resposta.   

- Como os atletas se posicionam na largada para a prova de 800 metros? E na de 1500 metros?   

- Quais os recursos bioenergéticos são utilizados pelo corpo humano em uma corrida média do Atletismo?   

LINKS PARA PESQUISA

http://www.cbat.org.br/provas/historico_feminino.asp (acesso em 08/09/10).

http://www.cbat.org.br/provas/historico_masculino.asp (acesso em 08/09/10).

http://www.joaquimcruz.com/atletis.html#Provas (acesso em 08/09/10).

http://www.bicodocorvo.com.br/saude/esporte/provas-de-atletismo (acesso em 08/09/10).

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/atletismo/atletismo-2.php (acesso em 08/09/10. 

Ao final, o professor recolherá os questionários respondidos pelos alunos.   

Atividade 2:  

O professor exibirá os vídeos abaixo para mostrar como são realizadas as provas de 800 e 1500 metros dentro do atletismo.   

800 METROS: http://www.youtube.com/watch?v=p5adbRd0Gss (acesso em 08/09/10) 

1500 METROS: http://www.youtube.com/watch?v=SqqL-XvrAHA&feature=related (acesso em 08/09/10) 

Em seguida o professor irá propor uma atividade que se aproxima da realidade dessas provas:   

Em um espaço aberto, o professor utilizará cones para demarcar entre 3 a 5 raias. A pista de corrida terá 100 metros e o professor poderá utilizar uma trena para demarcar esse espaço. Em cada raia, o professor colocará um cone no início da pista (cone 1) e outro no final (cone 2). A intenção destes cones será criar “voltas” na pista de 100 metros. Outro aluno tomará as voltas que o “corredor” dará e, ao sinal do professor, os alunos postos em cada uma das raias, percorrerão 800 metros dando 8 voltas, ou seja, correrão o mais rápido possível em direção ao cone 1 e depois ao cone 2 quatro vezes.   

Se o professor optar, poderá criar um mini campeonato.   

Ao final da atividade, o professor perguntará:   

- Qual sistema bioenergético é utilizado pelo organismo em uma prova de 800 metros?   

- Houve estratégia de algum aluno para conseguir correr e chegar à primeira colocação?   

- Se os alunos que se cansaram, tivessem optado por uma estratégia onde houvesse somente um esforço maior nas últimas voltas dessa corrida, eles se cansariam menos ou até mesmo poderiam vencer a prova?   

Posteriormente o professor conceituará que por volta dos 3 minutos de corrida o atleta entra em um segundo momento da prova onde seu organismo fica em estado estável. Neste momento todas as adaptações bioquímicas e fisiológicas necessárias ao fornecimento de ATP pela contribuição dominante do oxigênio já foram realizadas e, portanto, o sistema aeróbio (Glicólise aeróbia, Ciclo de Krebs e Sistema transportador de elétrons) irá predominar sobre o anaeróbio sendo, portanto, uma prova que exige tanto do sistema anaeróbico quanto do aeróbico.   

Atividade 3:   

O professor perguntará aos alunos se conhecem algum jogo ou brincadeira onde se pode observar o uso dos sistemas aeróbicos e anaeróbicos de fornecimento de energia de forma igual e, em seguida, praticar.   

Sugerimos a prática de “POLÍCIA E LADRÃO” onde os participantes se dividem em dois grupos: uns são polícias e os outros são ladrões. Os primeiros contam até cinqüenta enquanto os outros se escondem. Ao final da contagem, os policias saem atrás dos ladrões na tentativa de encontrá-los e pegá-los. Quando estes são presos (pegos), os grupos se revezam.

Ao final da atividade, o professor perguntará qual é a relação desta atividade com os dois sistemas bioenergéticos apreendidos nesta aula.

Recursos Complementares

Sobre o Atletismo: http://www.cbat.org.br/ (acesso 08/09/10).

Avaliação

Os alunos, divididos em grupos com no máximo 4 integrantes, montarão cartazes onde será apresentada atividades do cotidiano deles onde é utilizado de forma bem próxima os dois sistemas energéticos das provas de corridas médias do Atletismo. Estes cartazes poderão apresentar textos, fotos e desenhos.