Luana Tavares, Maria Irinéa de Lucena, Maria Cícera Nascimento Paiva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Conhecer e produzir diferentes formas de linguagem verbal e não-verbal através de obras de Candido Portinari e Cecília Meireles.
Explicar a diferença entre linguagem verbal e linguagem não-verbal, enfocando os exemplos dados no começo da aula. Apresentar outros tipos de linguagem verbal e não-verbal: sinais de trânsito, gestos, expressões faciais, a metáfora das cores, notícias de jornal, livros, placas, avisos etc.
1ª aula (100 minutos)
Questionar os alunos acerca dos conceitos de poema, pintura e história. Em seguida, apresentar uma reprodução do quadro de Candido Portinari “Meninos brincando”. Pedir que os alunos observem-no e descrevam a cena retratada.
Distribuir cópias do poema “O Menino Azul” de Cecília Meireles e fazer uma leitura socializada, pedindo que vários alunos leiam estrofes diferentes. Terminada a leitura, indagar sobre o conteúdo do poema: “O que o menino quer? Por quê?”; “Quais são as coisas que aparecem no poema? Como elas são (por exemplo, como é um jardim)?”.
No caso de a escola contar com computadores ligados à Internet, levar os alunos para o laboratório de informática para que busquem eles próprios as pinturas de Portinari e os poemas de Cecília Meireles. A outra opção é preparar previamente o material necessário e em quantidade suficiente para atender a turma.
No blog Aprender Arte (http://aprenderart.blogspot.com/2009/03/portinari.html) há uma série de postagens dedicadas a Portinari. Um bom site de busca é o Google (www.google.com.br), pois dispõe de uma ferramenta que busca somente imagens e outra livros.
2ª aula (100 minutos)
Providenciar material para pintura (tinta, pincel, cartolina, lápis, borracha etc.).
Orientar os alunos para que se dividam em grupos, uma parte construirá uma pintura a partir do poema de Cecília Meireles e a outra um texto verbal (que pode ser de outro gênero, neste caso, explicar sua estrutura) sobre o quadro de Portinari. Lembrar que cada trabalho deve ser assinado pelos autores para sua identificação posterior.
Ao término dessas atividades, montar uma exposição dos trabalhos para apreciação da comunidade escolar e denominá-la com uma sugestão de aluno.
Observar a interação dos alunos com os colegas de grupo e se os trabalhos correspondem as orientações. Vale ressaltar que se deve valorizar a criatividade, ainda que extrapole os objetivos das atividades.