BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Grifo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
§ Compreender as diferentes manifestações sonoras representadas pelo grafema S.
§ Trabalhar irregularidades ortográficas como o SC, SS, Ç.
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Inicie a conversa explicando às crianças que as letras do nosso alfabeto possuem sons específicos. E que, algumas vezes, uma letra pode representar mais de um som.
Escreva algumas palavras no quadro e peça às crianças que façam observações quanto ao som da letra “S”.
SALA SINUCA CASA RAPOSA PASSARINHO PASSEIO SHOW
Se necessário faça algumas perguntas para ajudar na observação:
Depois de ouvir as crianças sugerimos que o texto abaixo seja copiado pelas crianças no caderno como forma de sistematização.
Utilize com as crianças o jogo de palavras com “S” com som de “S” ou de “Z”: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=547
Jogo de palavras com s e SS: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1944
Atividade 2 –
Atividade de português
1)Recorte de jornais e revistas palavras que são escritas com a letra “S”.
2) Divida seu caderno conforme o modelo abaixo e cole as palavras no quadro respectivo.
Atividade de Avaliação –
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1) ORGANIZE AS PALAVRAS NA TABELA ABAIXO DE ACORDO COM O SOM QUE A LETRA “S” TEM EM CADA PALAVRA.
CASA SAL SELO RAPOSA PRISÃO PESO SAUDAÇÃO SABÃO SHOW SHIRLEI PESADELO PASSEIO ASA MISTÉRIO ASSUNTO
2) REESCREVA AS PALAVRAS ABAIXO E FAÇA CORREÇÕES quando NECESSÁRIO. Se necessitar, consulte o dicionário.
Vídeo sobre regras ortográficas – teatro de marionetes: http://www.youtube.com/watch?v=DV17Emnvpbs
A letra “X” com som de “S” e “Z”. http://www.youtube.com/watch?v=cK2vp7SKeT4&feature=related
MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autentica, 1999 139 p. : (Linguagem e Educação;4) ISBN 8586583510.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999 128 p.
Observe se: