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Os v?rios sons da letra ?s? nas palavras

Autor e Co-autor(es)

Mariane Patr?cia Madeira Lopes imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Grifo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Compreender as diferentes manifestações sonoras representadas pelo grafema S.   

§         Trabalhar irregularidades ortográficas como o SC, SS, Ç.  

Duração das atividades

6 aulas de aproximadamente 40 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a conversa explicando às crianças que as letras do nosso alfabeto possuem sons específicos. E que, algumas vezes, uma letra pode  representar mais de um som.   

Escreva algumas palavras no quadro e peça às crianças que façam observações quanto ao som da letra “S”.  

 SALA   SINUCA     CASA   RAPOSA   PASSARINHO    PASSEIO   SHOW   

Se necessário faça algumas perguntas para ajudar na observação:

  • Quais as semelhanças nas palavras em que o “s” possui som de “s”? Observe que o “S” sozinho com som “S”, aparece no início da palavra.
  • Quais as semelhanças nas palavras em que o “s” possui som de “z”? A letra “S” entre vogais tem som de “Z”.      

 Depois de ouvir as crianças sugerimos que o texto abaixo seja copiado pelas crianças no caderno como forma de sistematização.   

Os sons da letra “S”   

Algumas letras  representam mais de um som como é o caso da letra “S”.

 “S” sozinho no início da palavra tem som de “S” mesmo. Exemplo: sapo, sinfonia, surfista.

 “SS” juntos no meio de uma palavra representam também o som de “S”. Exemplo: passeio, assunto.

“S” entre duas vogais tem o som da letra “Z”. Exemplo: asa, raposa. “S” acompanhado da letra “H” tem som da letra “X”. Exemplo: show, Shirlei.     

Utilize com as crianças o jogo de palavras com “S” com som de “S” ou de “Z”: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=547  

 Jogo de palavras com s e SS: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1944    

Atividade 2 –

Atividade de português

1)Recorte de jornais e revistas palavras que são escritas com a letra “S”.

 2) Divida  seu caderno conforme o modelo abaixo e cole as palavras no quadro respectivo. 

Atividade de Avaliação –   

                                                                    ATIVIDADE DE PORTUGUÊS  

1)     ORGANIZE AS PALAVRAS NA TABELA ABAIXO DE ACORDO COM O SOM QUE A LETRA “S” TEM EM CADA PALAVRA.   

CASA                  SAL                           SELO                        RAPOSA                  PRISÃO PESO                  SAUDAÇÃO            SABÃO                     SHOW                       SHIRLEI PESADELO       PASSEIO                  ASA                           MISTÉRIO                ASSUNTO

2)  REESCREVA AS PALAVRAS ABAIXO E FAÇA CORREÇÕES quando NECESSÁRIO. Se necessitar, consulte o dicionário.

Recursos Complementares

Vídeo sobre regras ortográficas – teatro de marionetes: http://www.youtube.com/watch?v=DV17Emnvpbs  

A letra “X” com som de “S” e “Z”. http://www.youtube.com/watch?v=cK2vp7SKeT4&feature=related    

MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autentica, 1999 139 p. : (Linguagem e Educação;4) ISBN 8586583510.

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999 128 p.  

Avaliação

Observe se:

  • Na realização da Atividade 2 a criança localizou as palavras  e colou-as no quadro sem dificuldades.
  •  Na realização da Atividade de Avaliação a criança conseguiu classificar corretamente as palavras.
  • Na segunda parte conseguiu corrigir as palavras.